A Hyundai apresentou a nova geração do Kauai para o mercado nacional, modelo que cresce em todos os sentidos e ganha maturidade no mercado dos SUV compactos, chegando em versões de combustão, híbrida e elétrica, esta última apenas no último trimestre. Em destaque está também a versão de equipamento N Line, cuja aparência mais desportiva promete igualmente cativar.

Inserido no segmento dos SUV compactos, o Kauai continua a ser um dos modelos de maior relevo para a companhia sul-coreana, sobretudo na Europa, onde cerca de 35% das vendas pertencem a modelos de segmento SUV-B. Em Portugal, a gama de SUV representa já mais de 65% das vendas totais da marca, com o Kauai a representar também 35% das vendas totais. Percebe-se assim que há uma grande responsabilidade sobre os ‘ombros’ largos do modelo de segunda geração.

Efetivamente, quando foi lançado no seu primeiro formato, o Kauai surpreendeu pelo desenho arrojado (além de uma denominação ‘proibida’ para Portugal…) e por um posicionamento que, na sua época era ainda pouco procurado pelos construtores. Essa capacidade fez com que a Hyundai conquistasse um espaço muito importante, mesmo tendo a marca diversificado o seu portefólio com a chegada do Bayon, posicionado imediatamente abaixo do Kauai. É também essa amplitude de gama que deu ao novo Kauai a possibilidade de elevar um pouco mais o seu estatuto.

Um dos seus principais aspetos de destaque é de um desenvolvimento já ao sabor das novas tendências, com a eletrificação a dominar o caminho. Ou seja, o novo modelo foi desenvolvido a partir da versão elétrica (atendendo ao desejo da marca de lançar 11 novos modelos 100% elétricos até 2030) e a partir daí surgiram as versões a gasolina e híbrida. Esse aspeto foi também determinante para oferecer um interior desafogado, graças também aos ganhos nas dimensões gerais permitidos pelo recurso à plataforma K3.

Com efeito, o novo Kauai mede mais 145 mm do que o modelo anterior, passando a medir agora 4350 mm de comprimento, enquanto a distância entre eixos cresceu 60 mm, para 2660 mm. De igual forma, o design reflete, também, uma grande preocupação com a aerodinâmica, justificando-se assim o coeficiente de arrasto de 0.27.

Em termos de desenho, o novo Kauai revela uma aparência mais evoluída e tecnológica, sobretudo por aplicação de faixas luminosas horizontais tanto na dianteira, como na traseira. À frente, destaque ainda para o formato mais arredondado, com faróis a disporem de tecnologia de iluminação Full LED e grelha com cortinas ativas que abrem ou fecham consoante as necessidades de refrigeração do motor. Quando em auto-estrada e estando fechadas, por exemplo, permitem melhorar o fluxo de ar. Atrás, realce ainda para o spoiler superior ligado à linha de cintura.

A versão N Line apresenta detalhes mais desportivos, como a grelha mais agressiva, cavas das rodas na cor da carroçaria, para-choques em forma de asa, espelhos retrovisores laterais em preto brilhante, saia lateral prateada, tejadilho em dois tons de preto, dupla saída de escape e, a bordo, alavanca de velocidades com o logo ‘N’, pedais metálicos N Line e jantes de liga leve de 18” exclusivas opcionais.

Entrando, precisamente, no habitáculo, o conceito geral revela uma abordagem mais orientada para o condutor, com o tablier dominado pelos dois ecrãs de 12.3″, para a instrumentação e para o sistema de infoentretenimento, sendo que um dos elementos em destaque é o de estarem previstas diversas atualizações ‘over-the-air’ para esse e outros sistemas tecnológicos. A conectividade melhorada permite transferir dados em tempo real de navegação online, previsões meteorológicas ou informações de preços de combustível/carregamento e de estacionamento no destino. Os serviços de tecnologia Hyundai BlueLink também permitem maior interação com o veículo, nomeadamente ao dar a conhecer localização ou estado de carga da bateria/depósito de combustível. O novo Hyundai Kauai está também equipado com as funções Apple CarPlay e Android Auto para espelhamento dos smartphones.

Há também ganhos em termos de arrumação com a adoção de seletor da caixa por ‘shift-by-wire’, ou seja, por método eletrónico e não por método mecânico, montado na coluna de direção, libertando dessa forma espaço de arrumação na consola central.

Os bancos rebatíveis em proporção 40/20/40 da segunda fila permitem oferecer até 723 litros de capacidade da bagageira.

Gasolina e híbrido para já

No lançamento, o Kauai de nova geração terá apenas à disposição a versão 1.0 T-GDi de 120 CV a gasolina e a versão híbrida (HEV) com motor 1.6 GDi especialmente calibrado para este fim, com uma potência combinada de 141 CV e binário máximo de 265 Nm. O modelo a gasolina (120 CV e 200 Nm) pode ser associado a caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT), que é a única escolha possível no caso motor híbrido.

Quanto a prestações, quando equipado com caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT), o Kauai 1.0 T-GDi pode acelerar dos zero aos 100 km/h em 11,7 segundos, sendo o Kauai HEV ligeiramente mais veloz, com um tempo de 10,9 segundos no mesmo exercício de aceleração. A motorização híbrida é aquela que apregoa a melhor eficiência com consumo médio de 4,8l/100 km e emissões em ciclo combinado WLTP de 104 g/km de CO2.

Como já foi referido, o novo Kauai terá uma versão elétrica, cujo lançamento será um pouco mais tarde, no decurso do terceiro trimestre.

Recheado de segurança

O recurso a uma nova plataforma dá azo, igualmente, a uma melhoria significativa nas tecnologias e assistentes de segurança, com a marca a reforçar as funções de segurança Hyundai Smart Sense, destacando-se a inclusão de uma câmara do habitáculo para detetar distrações por parte do condutor, assistência à Travagem Autónoma de Emergência, Cruise Control Inteligente, assistência à condução em autoestrada, alerta de ângulo morto e prevenção de colisão (incluindo assistente de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda, ou o assistente de manutenção na faixa de rodagem, a que se juntam ainda os sete airbags para complementar o pacote de elementos de segurança.

A versão a gasolina 1.0 T-GDi estará disponível nos níveis de equipamento Premium e N Line, com preços a partir dos 29.000€ no caso do Premium e dos 31.500€ no N Line, sendo que a caixa automática representa um custo adicional de 2000€. Já o híbrido estará disponível nos níveis Vanguard e N Line, com preços a partir dos 36.500€ e 39.500€, respetivamente.

A marca prevê ainda uma campanha de lançamento para o novo Kauai, associada a financiamento feito pela marca.

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