Ao lançar em Portugal os novos e-208 e e-308, a Peugeot procura manter a toada de expansão da sua gama, aliando um novo motor elétrico de 156 CV à vertente tecnológica melhorada. No caso do modelo familiar de segmento C, a variante carrinha alarga a funcionalidade sem emissões para a família. Três novidades de uma só vez na marca do ‘leão’.

Apesar do crescimento das vendas dos automóveis de estilo SUV, ainda há espaço para formatos mais convencionais, sobretudo, atendendo aos gostos dos clientes europeus. Neste sentido, a chegada da versão elétrica vem conferir ainda maiores argumentos à gama 308, que beneficia agora de uma oferta completa de soluções a combustão, plug-in híbrida e 100% elétrica, destacando-se por ter variante carrinha (SW) igualmente sem emissões.

Note-se que este reforço vem solidificar a presença do 308, cuja gama é a mais vendida do país, com especial incidência para a variante SW, já que é a carrinha mais vendida no total do mercado e de todos os segmentos!

Sem diferenças estéticas face aos seus congéneres já lançados, os 308 elétricos apresentam visual agressivo e aerodinâmico para melhorar a sua eficiência, destacando-se pormenores como a grelha dianteira aliada aos faróis que, por sua vez, revelam ainda uma assinatura luminosa vertical junto às extremidades do para-choques, o que não revoluciona, mas confere a tal agressividade que se espera dos modelos da marca francesa.

Pelo facto de as carrinhas 100% elétricas serem ainda relativamente raras no mercado nacional, merece mais atenção a versão e-308 SW, cujo perfil alongado contribui para uma maior eficiência aerodinâmica, sem perder qualquer atributo na funcionalidade em termos de espaço ou arrumação. Com 4636 mm de comprimento, revela-se mais espaçosa do que a versão compacta de cinco portas, graças a uma distância entre eixos maior em 55 mm, o que se reflete nos lugares traseiros mais amplos e na bagageira, cuja capacidade é de 608 litros (permite ainda o rebatimento dos bancos traseiros). O portão da bagageira elétrico alarga o leque de funcionalidades permitidas para este modelo.

A bordo, a tecnologia merece também elogios, com a evolução do i-Cockpit, integrando um volante compacto e um painel de instrumentos digital de 10”, totalmente personalizável e com a possibilidade ser tridimensional na versão de equipamento de topo, a GT.

O ecrã central tátil mede também 10”, incorporando o novo sistema de infoentretenimento da marca, com navegação e acesso online, entre outras funções de conectividade, como a replicação do smartphone, Android Auto, Apple CarPlay e informações do sistema elétrico em tempo real. O sistema admite agora o emparelhamento Bluetooth com dois telefones em simultâneo.

Abaixo do ecrã encontram-se ainda os ‘i-toggles’, teclas táteis para acesso mais rápido a algumas opções, sendo que uma delas pode ser configurada a gosto do condutor.

Ao nível da motorização, o e-308 (em ambas as versões) dispõe de novo motor elétrico com 156 CV (115 kW) de potência e 260 Nm de binário, o que lhe permite já oferecer prestações bastante interessantes para automóveis de cariz familiar, tanto em acelerações, como nas recuperações. A bateria de 54 kWh é igualmente nova e conta com uma autonomia WLTP (mista) de até 413 quilómetros, graças à maior densidade energética, podendo carregar a 11 kW (em CA) ou a 100 kW (em CC).

A marca defende que esta é uma solução pensada para satisfazer a larga maioria dos utilizadores de veículos elétricos, tornando a utilização dos mesmos mais agradável e fácil de viver. Sem ser surpreendente na intensidade da aceleração, o e-308 (tanto na versão compacta, como na carrinha) destacam-se mais pela suavidade com que ganham ritmo, ainda que no modo de condução ‘Sport’ se torne mais impetuoso a colocar a potência no asfalto (tração sempre às rodas dianteiras).

Há ainda modos de condução ‘Normal’ e ‘Eco’, sendo este último mais contemporizador das respostas, limitando também as funcionalidades do conforto térmico para privilegiar a autonomia, que ronda sem grandes surpresas os 400 quilómetros reais.

A condução sobressai por um excelente equilíbrio entre conforto e agilidade, oferecendo mesmo uma rapidez de movimentos bastante salutar em trajetos mais sinuosos, tornando-se dessa forma num familiar muito competente e capaz de agradar também aos condutores que esperam algo mais dinâmico (dispõe ainda de modos de condução diferentes, como o ‘Eco’ e ‘Sport’). O pedal do travão exibe um tato muito convincente e a direção é rápida a responder.

O e-308 compacto já está disponível no mercado nacional, com preços a partir dos 42.200€, enquanto o e-308 SW chegará aos concessionários em dezembro, com preços desde 43.100€.

Evolução com o e-208

Também o mais pequeno e-208 conhece uma evolução estética e técnica, a exemplo do que sucedeu com a restante gama de motores, que chegará ao mercado nacional em dezembro (com exceção do modelo elétrico de 136 CV, que apenas chegará no primeiro trimestre de 2024). Herdeiro de nove gerações de citadinos da marca, o 208 foi lançado no final de 2019 e tem ajudado ao posicionamento da Peugeot no mercado dos elétricos, a exemplo do que sucede com o e-2008, pelo que este é o momento da renovação também para o mais pequeno dos atuais modelos da Peugeot.

Todos os novos 208 contam com uma frente totalmente renovada, ostentando uma grelha mais dinâmica integrada com os faróis e o novo logótipo da marca no seu centro, a que se juntam as assinaturas luminosas reestilizadas à frente e atrás, sempre inspiradas no ‘mundo’ felino.

O habitáculo segue as mesmas premissas dos e-308 atrás descritos com o i-Cockpit de volante reduzido e painel de instrumentos digital com ecrã de 10” (apenas a versão de equipamento base Active mantém mostradores analógicos) que pode ser personalizado e oferecer vista tridimensional na versão de equipamento mais apetrechada.

Ao centro encontra-se o ecrã para o sistema multimédia, também de 10”, com tecnologia HD para os Allure e GT, beneficiando ainda da mais recente geração e conexão aos smartphones por via de Apple CarPlay e Android Auto.

Os bancos podem ter novos revestimentos, como a Alcantara preta para um sentido mais desportivo, ao passo que o carregamento por indução do smartphone foi melhorado para 15 W (face aos 5 W anteriores).

A nível técnico, a maior novidade é a adoção de motor elétrico de 115 KW/156 CV, combinada com uma bateria de 51 kWh, para uma autonomia até 425 quilómetros (ciclo misto WLTP), conferindo-lhe prestações próximas às de um pequeno desportivo, atendendo ao peso moderado. De série, tem carregador de bordo monofásico de 7.4 kW, podendo receber, em opção, um carregador trifásico de 11 kW. Já a carga rápida faz-se a 100 kW (CC), repondo de 20 a 80% em menos de 25 minutos.

De notar que esta nova versão elétrica não substitui a anterior de 100 kW/136 CV, que chegará também renovado no primeiro trimestre de 2024.

A renovada gama do 208 chega em dezembro, incluindo as versões com motor de combustão (1.2 PureTech de 75 CV e de 100 CV), com preços a partir dos 19.200€, enquanto a nova motorização elétrica de 156 CV terá um preço em redor dos 33.000€ com oferta de wallbox e quatro anos de garantia. Os componentes do sistema elétrico têm, como já é habitual, oito anos de garantia.

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