Um dos mais famosos aviões da Segunda Guerra Mundial, amplamente usado pela Força Aérea Britânica (RAF), o Spitfire vai festejar o seu 80.º aniversário em 2018. Mas o concessionário da Aston Martin em Cambridge, a Jardine Motors, não quis esperar e encomendou à Q by Aston Martin oito exemplares para uma série muito limitada do V12 Vantage S, prestando homenagem ao Spitfire.
O Spitfire foi desenvolvido e construído pela Supermarine Aviation Works, uma subsidiária da Vickers-Armstrong (empresa cujos negócios foram separados e estão hoje distribuídos entre a Rolls-Royce e Alvis). O avião britânico foi desenhado entre 1931 e 1936, por RJ Mitchell, e o primeiro protótipo foi testado a 5 de março de 1936, com o piloto de testes da RAF a dizer aos engenheiros “não mexam em nada”.
Em 1938, o primeiro modelo de produção saiu da linha de montagem, seguindo a nova linha de design com asas rebaixadas e carroçaria integralmente construída em metal. Com uma envergardura de 11,23 metros e um peso de 2297 kg, era equipado com um motor Rolls-Royce Merlin, que durante os anos subiu dos 1030 aos 2340 cv, o que lhe permitiu atingir recordes de velocidade 606 mph (975 km/h) em voo picado, em 1943, e de altitude de 51.550 pés (15.712 metros) em 1952.
A produção terminou em 1948, com 20.531 exemplares construídos. Foi utilizado pelas forças aéreas de 33 países, incluindo Portugal, e os últimos modelos só foram retirados de serviço em 1961. Atualmente, nada menos que 55 exemplares ainda estão em condições de voar, o mais antigo de 1939.