A Aston Martin revelou o seu novo DB12, modelo que apelida de ‘Super Tourer’, como um passo em frente nos desportivos de classe superior. Como aspeto relevante, este modelo de linhagem ‘DB’ perde o motor V12, mas aposta agora num bloco V8 biturbo de 680 CV de potência e 800 Nm de binário máximo para prestações emocionantes.

A marca britânica aponta que o novo DB12 combina uma “experiência de condução cintilante com um refinamento excecional, tecnologia de topo e luxo impressionante”, com uma afinação de chassis pensada para oferecer um dinamismo também de excelência para corresponder aos desejos dos condutores mais ambiciosos no aspeto da condução.

Criado sob o pretexto de uma abordagem holística, a Aston Martin explica que todos os aspetos no desenvolvimento do novo DB12 tiveram como objetivo oferecer uma experiência emocionante e que intensifique a emoção a bordo, desde logo com o aumento da rigidez estrutural, abordagem mais completa no chassis (a suspensão é nova com amortecimento adaptativo), com motor V8 de alta potência e até pneus desenvolvidos em parceria com a Michelin, os Pilot Sport 5 S. Adicionalmente, elementos como a direção assistida eletrónica ou o diferencial eletrónico traseiro acentuam o comportamento e a agilidade dinâmica.

No mesmo sentido, nota para os avanços no controlo de estabilidade, que utiliza seis eixos de medida da inércia para prever a aderência em cada momento, com o condutor a ter à sua escolha cinco modos pré-definidos em relação à atuação daquele sistema que gere a aderência e a tração. De acordo com a marca, nunca um Aston Martin dedicou tanta atenção a estabelecer novos padrões dinâmicos.

O inovador controlo de estabilidade desenvolvido pela marca conta com quatro modos pré-definidos (‘Wet’, ‘On’, Track’ e ‘Off’), com o recurso a vários sensores para determinar o nível previsto de aderência. A utilização de um algoritmo de ponta consegue assim ajudar o dinamismo do DB12 e ajudar o condutor durante a condução. A marca indica ainda que este sistema preditivo é a base também dos sistemas de controlo de chassis como o ABS, Controlo de Tração e de dinâmica lateral. Há ainda cinco modos de condução pré-definidos, os quais atuam em diversos níveis do chassis – ‘GT’, ‘Sport’, ‘Sport+’, ‘Wet’ e ‘Individual’.

O motor V8 de 4.0 litros debita 680 CV de potência às 6000 rpm e 800 Nm de binário entre as 2750 e as 6000 rpm, um aumento de 34% em comparação com o anterior DB11. Em virtude desse aumento, o DB12 acelera agora dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos, com uma velocidade de ponta de 325 km/h.

No design, o DB12 apresenta uma evolução do desenho musculado típico da marca, aumentando a largura de vias em 6 mm na frente e em 22 mm atrás para uma pose mais agressiva e, simultaneamente, melhor compromisso dinâmico. O interior também completamente redesenhado, com linhas horizontais muito definidas para uma maior sensação de espaço e diversos detalhes de refinamento e luxo.

A escolha dos materiais foi melhorada, bem como a aposta tecnológica, graças a um sistema de infoentretenimento de nova geração e ao novo parceiro para o áudio, a Bowers & Wilkins.

A marca destaca mesmo a evolução na tecnologia aplicada ao infoentretenimento, nomeadamente com o desenvolvimento interno do novo sistema presente no ecrã de 10.25” ao centro, que é compatível com as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay sem fios em ambos os casos, bem como navegação mais rápida e conectada para melhor resposta no funcionamento. As tecnologias podem também ser atualizadas remotamente ‘over-the-air’.

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