Criado inicialmente com o intuito de ingressar na categoria Hypercar de Le Mans, o Aston Martin Valkyrie viu o seu propósito alterar-se posteriormente, surgindo primeiro em versão de estrada e agora em versão exclusiva para a pista, o Valkyrie AMR Pro, que é apresentado pela marca de Gaydon como o hipedesportivo sem limites para obter o máximo de performance.

A Aston Martin teve como ponto de partida um automóvel concebido para vencer as 24 Horas de Le Mans, mas depois levou a sua pesquisa mais além, explorando performance sem limites regulamentares para competição ou para uso público.

Em 2019, a Aston Martin aliou-se ao reputado engenheiro Adrian Newey, que tem múltiplos títulos na Fórmula 1 como currículo, e à Red Bull Advanced Technologies (RBAT), bem como à Multimatic, para desenvolver o Valkyrie para competir na categoria Hypercar de Le Mans, com a primeira proposta a resultar no concept visto no Salão de Genebra de 2018. A evolução desse conceito, livre de espartilhos de regulamentos, permitiu à Aston Martin apresentar agora um hiperdesportivo que, se não vai participar na corrida de resistência, excede as capacidades dos modelos desenvolvidos para a prova de resistência gaulesa.

Dando continuidade à parceria com a RBAT, o Valkyrie AMR Pro tem como base o modelo de estrada, mas com uma versão específica do modelo de estrada, com distância entre eixos 380 mm maior e maior largura de vias – 96 mm no eixo dianteiro e 115 mm no eixo traseiro. Além disso, evolui também o conceito aerodinâmico, que acrescenta mais 266 mm de comprimento total, a par de um fundo extremamente elaborado para a passagem do fluxo de ar sobre a carroçaria – a marca aponta que o AMR Pro poderá atingir mais de 3G de aceleração lateral.

O motor é o mesmo V12 Cosworth, mas revisto, com 6.5 litros de capacidade, devendo atingir uma potência superior aos 1000 CV para um regime máximo de rotações de 11.000 rpm. A redução no peso com a supressão dos elementos relativos ao módulo híbrido, bem como o recurso a materiais como a fibra de carbono para a carroçaria e suspensão, permitem a este modelo atingir performances semelhantes às de um Fórmula 1.

Ainda não são conhecidos todos os detalhes técnicos e de performances, mas a Aston Martin aponta para uma volta ao circuito das 24 Horas de Le Mans em 3 minutos e 20 segundos, que lhe permitiria, sem grandes dificuldades, bater-se na modalidade entre os carros de topo.

Para complementar a experiência exclusiva de pista deste Valkyrie AMR Pro, os clientes irão receber uma experiência à medida nalguns dos circuitos mais conhecidos do mundo. Por agora, todo o trabalho de desenvolvimento virtual com poderosas ferramentas de simulação está completo, esperando-se agora o início dos testes reais de pista, com o envolvimento dos dois pilotos da equipa na Fórmula 1, Lance Stroll e Sebastian Vettel.

A produção está limitada a 40 unidades, mais dois protótipos, com o início das entregas previsto para o último trimestre de 2021.

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