O Audi A3 conheceu finalmente a sua nova geração, 24 anos depois de ter sido lançado o modelo original. Entrando na sua quarta geração, o A3 Sportback (nome completo…) entra também na era da digitalização e da eficiência, com interior mais moderno, estilo refinado Premium, vertente conectada de última geração e uma gama de motores de elevada eficiência que não dispensa a eletrificação.

Habituada a não surpreender pelo desenho, a nova geração do A3 cria uma interpretação totalmente nova do estilo do compacto da marca alemã, destacando-se pela grande grelha dianteira de formato hexagonal, ladeada por entradas de ar verticais e de grandes dimensões, a que se juntam ainda os faróis recortados com tecnologia LED. De perfil, uma linha de cintura vincada traça uma presença musculada desde os faróis até aos farolins traseiros, complementando a sua pose atlética as cavas das rodas mais salientes.

A tecnologia Matrix LED surge de série na edição especial Edition 1, com luzes diurnas de circulação digitais, com 15 díodos de LED a mostrarem uma assinatura luminosa específica consoante a versão de equipamento. Se nos modelos de base, as linhas horizontais são características, nos S line essas linhas são verticais. As luzes Matrix LED permitem também novas funcionalidades na iluminação, com controlo automático de máximos, indicadores de mudança de direção dinâmicos, usados também na sinalização do trancamento ou destrancamento do fecho central.

A bordo, a experiência é mais moderna, com um foco muito grande na digitalização. O painel de instrumentos digital de série com 10.25 polegadas e o ecrã central transportam o A3 para o século XXI em termos de conectividade. Orientados para o condutor, os comandos centrais foram pensados para oferecer facilidade de interação durante a condução, com um ecrã tátil no meio da consola central de 10.1 polegadas oferecido de série. A partir desse ecrã é possível controlar o sistema de infoentretenimento, como a navegação ou os serviços conectados em rede. Porém, os comandos da climatização mantêm-se independentes na consola central. A marca apresenta o sistema MIB 3, sendo a terceira geração do plataforma modular de infoentretenimento, a qual tem um poder de computação dez vezes mais potentes do que o MIB 2.

Uma das suas particularidades é a comunicação Car-to-X, que liga o A3 Sportback aos veículos envolventes e ao ambiente em redor, podendo ajudar a encontrar lugares de estacionamento ou obtendo informação da sinalização semafórica caso essa seja providenciada. Isso ajuda os condutores a obterem sempre o sinal ‘verde’ na sua viagem, oferecendo conselhos da velocidade adequada para que tal aconteça. A câmara integrada e o sistema de sensores do A3 Sportback também ajudam a detetar áreas perigosas e limites de velocidades, comunicando-os a outros veículos.

Interior orientado para o condutor

O habitáculo está repleto de linhas horizontais para simular maior largura, como a configuração das saídas de ar da climatização ao lado do painel de instrumentos para um visual mais dinâmico. Além disso, está ainda enriquecido com diversos materiais de maior qualidade e, nalguns pontos, com pespontos contrastantes. Há ainda uma versão mais evoluída do virtual cockpit para a instrumentação, com 12.3”, que é oferecida também na versão Edition 1 de lançamento, esta com três configurações de visualização distintas. Um head-up display também pode ser equipado.

Novidade tecnológica é também o controlo de volume a partir de gestos, com o sistema a reagir ao movimento circular do dedo.

Com 4,34 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e 1,43 metros de altura, para uma distância entre eixos de 2,64 metros (inalterada face ao anterior), o novo A3 Sportback é apresentado como um modelo de credenciais reforçados em matéria de espaço interior, sobretudo nos lugares traseiros. A capacidade da bagageira varia entre os 380 litros e os 1200 litros, com piso de altura variável. A abertura elétrica da bagageira (com acionamento pelo pé) pode ser pedida a título opcional.

Gama de motores alargada

O lançamento do novo familiar compacto da marca na Europa é feito com uma escolha de dois motores: um 1.5 TFSI de 150 CV (consumo combinado de 4,8-5,1 l/100 km e emissões combinadas de 111-116 g/km de CO2) e um 2.0 TDI com dois níveis de potência, sendo o de base com 116 CV (consumo combinado de 3,5-3,6 l/100 km e emissões combinadas de 92-96 g/km de CO2) e o de topo com 150 CV (consumo combinado de 3,7-3,9 l/100 km e emissões combinadas de 98-103 g/km de CO2).

No início da produção, os modelos estarão disponíveis com tração dianteira e caixa manual de seis velocidades ou automática S tronic de sete velocidades. Neste último caso, destaque para um novo seletor ‘shift-by-wire’ bastante compacto.

A marca alemã garante que depois do lançamento irão ser lançadas novas variantes de motores, incluindo eletrificadas e sistema de tração integral quattro.

Uma dessas versões eletrificadas terá por base o motor 1.5 TFSI, beneficiando de sistema ‘mild hybrid’ de 48 V com alternador/gerador por correia e uma bateria de iões de lítio que armazena energia recuperada da travagem ou desaceleração. Esse sistema consegue recuperar até 12 kW na desaceleração e, se necessário, assistir o motor TFSI com até 9 kW e 50 Nm adicionais de binário para ajudar na aceleração. Com o sistema MHEV, o A3 Sportback pode rodar com o motor desligado até 40 segundos, proporcionando uma redução nos consumos de até 0,4 l/100 km. Seguir-se-ão versões Plug-in com dois níveis de potência.

No capítulo do chassis, o modelo de Ingolstadt dispõe de suspensão traseira multibraços a partir dos 150 CV (abaixo disso terá barra de torsão), podendo receber, em opção, um sistema de controlo adaptativo do amortecimento que rebaixa a carroçaria em 10 mm. Cada amortecedor consegue, nesse caso, adaptar-se às condições do piso, à situação de condução e às afinações dos modos de condução Audi drive select. Com a suspensão desportiva – de base no equipamento S line exterior, em opção no resto – o foco está na desportividade, dispondo de rebaixamento na ordem dos 15 mm.

O novo A3 Sportback chegará ao mercado nacional em maio.

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