A Audi conta com um novo modelo elétrico da família e-tron para encomenda em Portugal. O e-tron Sportback é a variante mais desportiva do SUV de grandes dimensões, numa reinterpretação do design coupé associado aos SUV.

Com um comprimento total de 4901 mm, largura de 1935 mm e altura de 1616 mm, o e-tron Sportback combina elementos desportivos, como a grelha singleframe octogonal, os guarda-lamas ou a secção traseira, em que a linha do tejadilho levemente inclinada aponta para uma maior desportividade.

O formato mais aerodinâmico e a linha exterior S line (descrita mais abaixo) em combinação com os espelhos retrovisores virtuais contribuem para um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25, ainda melhor do que o seu modelo irmão e-tron.

Além disso, conta com detalhes exclusivos da gama elétrica, como as barras verticais da grelha em cinzento prata ou a ausência de saídas de escape no difusor traseiro. Na traseira, nota ainda para a faixa luminosa que liga as luzes LED umas às outras e para o spoiler integrado na tampa do porta-bagagens.

O logótipo posicionado junto à tampa do carregador elétrico surge em laranja, podendo a mesma cor ser aplicada nas maxilas dos travões quando solicitado pelo comprador. Os arcos das rodas e as soleiras apresentam acabamento em antracite mate, de série, para sublinhar o aspeto offroad. O mesmo se aplica à proteção inferior da carroçaria, ao difusor e às soleiras das portas, todas pintadas de preto.

Na linha exterior Advanced, os acessórios possuem um acabamento em cinzento contraste ou, como opção, na cor da carroçaria. Neste caso, a proteção inferior da carroçaria e o difusor apresentam uma tonalidade em prata mate. A versão S line coloca particular ênfase no ADN desportivo, surgindo com jantes de 20 polegadas e suspensão pneumática desportiva. Em contraste com o modelo base, os acessórios do pacote exterior S line são pintados na cor da carroçaria, incluindo os acabamentos nos guarda-lamas, soleiras das portas, para-choques e espelhos retrovisores exteriores. A Audi também oferece o Pacote Negro, que acentua a área da grelha singleframe, as janelas laterais e o para-choques. As caixas dos espelhos retrovisores exteriores também estão disponíveis em preto, como opção.

Um total de treze acabamentos de pintura estão disponíveis para este SUV coupé 100% elétrico, incluindo a nova cor metalizada Azul Plasma, exclusiva do Audi e-tron Sportback.

Potência elétrica

Tal como o modelo de que deriva, este SUV desportivo dispõe de tração integral elétrica, com a potência total do sistema a chegar aos 300 kW (408 CV) fruto de dois motores elétricos assíncronos (um por eixo). No modo de condução “D”, a potência total é de 265 kW/360 CV e o binário de 561 Nm (consumo combinado de energia elétrica entre 26,0 e 21,9 kWh/100 km). Nesse modo, necessita de apenas 6,6 segundos para atingir os 100 km/h. No modo “boost”, o sistema atinge os 300 kW/408 CV e binário máximo de 664 Nm durante um período máximo de oito segundos. Neste modo, o e-tron Sportback acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada a 200 km/h. As caixas de engrenagens planetárias de dois estágios e uma relação transferem o binário dos motores elétricos aos eixos respetivos. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 95 kWh (86.5 kWh utilizável), que funciona com uma tensão nominal de 396 volts.

Cockpit

O sistema de tração integral quattro regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do binário entre os dois eixos, em milésimos de segundo. Na maioria dos casos, o e-tron Sportback usa principalmente o seu motor elétrico traseiro, para obter a mais elevada eficiência – o binário é geralmente distribuído com prevalência no eixo traseiro. Se o condutor pretende obter mais potência do que o motor elétrico traseiro pode fornecer, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o binário ao eixo dianteiro, conforme necessário.

Ao nível dinâmico, nota ainda para o centro de gravidade semelhante ao de uma berlina em virtude da colocação em posição baixa dos componentes do sistema motriz e a distribuição da carga entre os eixos de praticamente 50:50.

A suspensão pneumática adaptativa consoante a velocidade é um dos elementos de série no e-tron Sportback, contando com um sistema de vetorização de binário para a melhoria da condução integrado no próprio controlo da suspensão, distribuindo a potência com uma ligeira predileção ao eixo traseiro. Para dinamismo específico, a Audi disponibiliza ainda um controlo eletrónico de estabilidade de quatro fases, com modos “Sport” e “Offroad”. Nos modos de condução do Audi drive select, o condutor pode variar as características do e-tron entre sete perfis ao alcance de um comando – do mais desportivo ao mais eficiente –, dependendo da situação de condução, condições da estrada ou preferências pessoais. No total, o sistema é capaz de variar a altura ao solo até 76 mm. A atuação de elementos como a direção ou a suspensão é alterada pelo modo escolhido.

A autonomia atinge os 446 quilómetros (em ciclo WTLP), superior ao e-tron em cerca de dez quilómetros, o que pode ser atribuído a uma carroçaria aerodinamicamente mais favorável. Os espelhos retrovisores exteriores virtuais opcionais, cujos suportes em forma de asa integram pequenas câmaras, representam mais um fator de eficiência. As imagens são transmitidas em dois monitores OLED de 7.0” no interior, cuja intensidade de brilho se ajusta automaticamente e estando equipados com sensores de proximidade. Se o condutor mover o dedo em direção à superfície, serão ativados símbolos com os quais pode mover a imagem. Uma função de comutação permite ao condutor regular o espelho virtual do lado do passageiro.

Luz digital

Outra novidade neste modelo diz respeito aos faróis digitais Matrix LED que, de acordo com a Audi, estão disponíveis pela primeira vez num veículo de produção em série. Divididos em minúsculos píxeis, o seu feixe de luz pode iluminar a estrada em alta resolução e com grande alcance, iluminando apenas as áreas necessárias. O design baseia-se na tecnologia DMD (digital micromirror device), que é também usada em muitos projetores de vídeo.

O coração do sistema consiste num pequeno e revolucionário chip que contém um milhão de micro espelhos, cada um com um comprimento de apenas alguns centésimos de milímetro. Com a ajuda de campos eletrostáticos, cada micro espelho individual pode ser ajustado até 5000 vezes por segundo. Dependendo da regulação, a luz LED é direcionada através das lentes para a estrada ou é absorvida de modo a dissimular áreas do feixe de luz. No Audi e-tron Sportback a luz digital, que entrará em produção em série este ano, possui múltiplas funções. Pode, por exemplo, produzir animações dinâmicas de “leaving/coming home”, que aparecem projetadas numa parede ou no chão.

Carregamento múltiplo

Ao nível de soluções de carregamento, o e-tron Sportback (de série) admite potências até 11 kW (até oito horas e meia de tempo de carga). Através do sistema de carregamento e-tron Charging, o condutor terá mais de 120.000 postos de carregamento públicos à disposição na Europa, num número que continua a aumentar. Com um único cartão pode aceder a todos os postos de carregamento públicos ligados à MOBI.E, sejam em corrente alterna ou contínua, de 11 kW a 150 kW (devendo o cliente registar-se no portal myAudi e concluir um contrato individual).

No futuro, porém, a simplificação será ainda maior, com a funcionalidade Plug & Charge, que elimina a necessidade de ter um cartão – o próprio automóvel autoriza o carregamento e desbloqueia a estação de carga.

Embora indisponível no lançamento, o sistema opcional de carregamento “connect” duplica a potência de carregamento até 22 kW. Trata-se de carregador (com ligação para ficha trifásica) que permite carregar a 22 kW de potência em AC, através do qual a bateria pode ser totalmente recarregada em cinco horas. Para poder aproveitar este carregador de 22 kW, também é necessário equipar o e-tron com um segundo carregador interno, que seja capaz de aplicar e gerir esta potência.

Durante o carregamento a 11 kW de potência, quando a capacidade da bateria é inferior a 85%, cada hora de carga equivale a acrescentar cerca de 33 quilómetros de autonomia (em estrada e com condições favoráveis). Com essa potência, chega a 85% da bateria em cerca de sete horas. Para casas particulares com uma instalação elétrica monofásica, a Audi oferece dois tipos de carregadores portáteis. Um deles utiliza uma ficha tipo “Schuko” – a denominação técnica das fichas domésticas –, que só pode carregar com uma intensidade de 10 amperes (2.3 kW de potência), sendo necessárias cerca de 40 horas para realizar um carregamento completo. O outro carregador requer a instalação de uma ficha industrial monofásica, que permite carregar até uma potência de 7.2 kW.

Além destes dois tipos de carregamento, o cliente pode adquirir para o seu e-tron um cabo Tipo 2 (Mennekes), para poder utilizar os pontos de carga públicos que possuem este tipo de ligação, e que se encontram na via, em hotéis e estacionamentos de centros comerciais. Este tipo de pontos de carga não está geralmente equipado com cabos, pelo que o proprietário terá de ter o seu próprio.

Para um carregamento rápido, admite corrente contínua (DC) até 150 kW. A tampa da tomada do carregador do e-tron Sportback tem acionamento elétrico.

Este novo Audi e-tron Sportback chega a Portugal durante a primavera, com um preço a partir de 72.618 euros, que inclui contrato de manutenção e extensão de garantia, ambos com uma duração de quatro anos ou 80.000 km.

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