Audi Q3 Sportback: Outra emoção a partir dos 51.600€

31/10/2019

Diversificando a sua presença no mercado dos SUV, a Audi já tem na rampa de lançamento em Portugal o novo Q3 Sportback, modelo que surge com uma missão: “ser o mais emocionante do seu segmento ao combinar as características de um SUV com a emotividade de um coupé”. Os preços arrancam nos 51.600€ para o modelo de acesso, o 35 TDI S tronic de 150 CV.

O primeiro dos lançamentos nacionais da SIVA sob o comando da Porsche Holding Salzburg (PHS) assume um posicionamento bastante emocional, assumindo visual extrovertido para apelar a um público mais jovem, sendo variação do bem-sucedido Q3 com claro foco na desportividade, fruto de um design mais arrojado em que a secção traseira se demarca claramente pelo visual mais arrojado.

Bastante diferenciadora, a secção traseira transmite uma impressão de robustez e de elegância, fruto de pilar C mais suave e de cavas das rodas musculadas (a Audi dá-lhes o nome de ‘quattro’, numa clara alusão ao passado), dando até ilusão de ser mais largo do que o Q3 de base quando, na realidade, é 6 mm mais estreito do que esse, com uma largura de 1840 mm. No comprimento, aumenta em 16 mm (4500 mm), mesmo que esse crescimento seja apenas reflexo dos para-choques, até porque a distância entre eixos é a mesma. Já a altura é bem menor, com 29 mm a menos do que o Q3 de que deriva. As jantes podem ser de 17 a 20 polegadas.

Entre os equipamentos de série, a marca destaca o facto de contar com a instrumentação digital de 10.25 polegadas (podendo receber opcionalmente o Audi virtual cockpit de 12.3 polegadas) em associação a ecrã tátil central de 8.8 polegadas. Neste caso, em opção, a marca disponibiliza sistema MMI Navegação Plus com ecrã de 10.1 polegadas e possibilidade de integração da assistente virtual Alexa. Ao nível do interior, ainda, a Audi procurou não prejudicar a habitabilidade, sobretudo nos bancos traseiros, graças à menor altura e à linha descendente do tejadilho, ainda que no nosso primeiro contacto nos pareça que adultos com mais de 1,85 m tenham algumas dificuldades.

O Q3 Sportback terá 12 opções de pinturas para a carroçaria: pinturas normais (Branco Íbis, Laranja Pulse e Azul Turbo; pinturas metalizadas (Azul Cosmos, Prata Neblina, Branco Glaciar, Cinzento Cronos, Cinzento Nano, Prata Floret, Cinza Daytona, Preto Mythos e Vermelho Tango.

Se o estilo é ‘arma’, também o é a funcionalidade, com o Q3 Sportback a dispor de banco traseiro deslizável longitudinalmente em 13 cm, ao mesmo tempo com uma capacidade de 530 litros de bagageira na sua posição normal (ou seja, podendo ainda aumentar com a movimentação dos bancos e com o rebatimento dos encostos, os quais também dispõem de regulação de inclinação). Face ao Q3 há menos 125 litros de capacidade na mala quando os encostos traseiros são rebatidos – 1400 litros.

Gama começa com Diesel

A gama nacional começa a comercialização com dois motores turbodiesel. Numa primeira fase o Q3 Sportback vai estar disponível com motor 2.0 TDI de 150 CV e 340 Nm de binário com tração dianteira ou sistema quattro e o 2.0 TDI com 190 CV e 400 Nm, sempre combinados com a transmissão S tronic.

A versão 35 TDI de tração dianteira e caixa S tronic de sete velocidades acelera dos zero aos 100 km/h em 9,3 segundos, obtendo uma velocidade máxima de 205 km/h. O consumo combinado é de 5,9-7,1 l/100 km e as emissões de CO2 de 153–180 com a norma WLTP.

O mais potente, por enquanto, será o 40 TDI quattro S tronic de sete velocidades. Acelera dos zero aos 100 km/h em 8,3 segundos até atingir uma velocidade máxima de 217 km/h. O consumo combinado é de 7,0 – 8,5 l/100 km e as emissões de CO2 de 183 – 222 g/km com a norma WLTP.

S Line destaca linhas O pacote S line do Q3 Sportback vem equipado com para-choques com pintura de contraste, jantes de 18 polegadas de cinco raios e soleiras das portas iluminadas com inserções em alumínio na dianteira e logótipo S. Além disso, conta com suspensão desportiva.

Com elementos de série como a direção progressiva e o sistema de modos de condução Dynamic Select (seis modos à escolha entre Auto, Comfort, Dynamic, Off-Road, Efficiency e Individual), o Audi Q3 Sportback recorre a um sistema McPherson na dianteira e a um sistema com quatro braços na traseira. A suspensão pode ser de três tipos: base ligeiramente mais elevada, desportiva (de série na linha S Line) e adaptativa, ajustando o amortecimento consoante o modo escolhido pelo condutor. Também dependendo do tipo de motor, os discos de travões ventilados no eixo dianteiro são de 340 mm e atrás de 310 mm.

Para janeiro de 2020 estão já prometidos os novos 1.5 TFSI MHEV S tronic e o fogoso RS 2.5 TFSI de 400 CV de potência a partir de um motor de cinco cilindros em linha. Já o primeiro será o porta-estandarte da tónica da eletrificação, com um segundo circuito elétrico de 48 V que permite uma função de coasting (roda-livre) alargada – entre os 40 e os 160 km/h – e start-stop aplicável até aos 22 km/h. A Audi aponta uma redução geral nos consumos na ordem dos 0,4 l/100 km.

Preços

35 TDI Base S tronic (2.0 TDI – 150 CV) 51.600€
35 TDI Sline S tronic (2.0 TDI – 150 CV) 54.150€
40 TDI Base S tronic quattro (2.0 TDI – 190 CV) 62.600€
40 TDI S line S tronic quattro (2.0 TDI – 190 CV) 65.250€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.