Dando continuidade à sua estratégia de diversificação de modelos de estilo SUV, a Audi lançou o novo Q5 Sportback, que combina duas filosofias distintas para oferecer um automóvel simultaneamente versátil e apelativo esteticamente.

O SUV de segmento médio ganha uma variante mais dinâmica na forma do Q5 Sportback, com a marca dos quatro anéis a prometer um automóvel que combina estilo e substância em doses iguais.

Esteticamente, esta variante do Q5 demarca-se pela dianteira de aparência mais larga, reflexo de uma grelha ‘Singleframe’ octagonal específica, ladeada pelos faróis com tecnologia LED e possibilidade de receber sistema mais avançado Matrix LED nas versões de equipamento superiores. No entanto, é mesmo de perfil e de traseira que o novo Q5 Sportback se destaca, com uma linha de tejadilho descendente mais suave, juntando-se a óculo traseiro mais inclinado e a para-choques com posicionamento mais alto.

Os farolins traseiros podem receber tecnologia inovadora OLED, com cada unidade a incorporar três díodos emissores de luz orgânicos, cada um um dividido em seis segmentos que podem ser controlados individualmente e configurados de forma diferente. Assim, os condutores podem escolher entre três assinaturas luminosas traseiras, incluindo um indicador de mudança de direção dinâmico. Além disso, numa funcionalidade de segurança rara, caso um outro veículo se aproxime a menos de dois metros quando o Q5 Sportback está estacionado, este emite uma série de avisos de proximidade.

Com 4,69 metros de comprimento, este Audi é sete milímetros mais comprido do que o Q5, embora a altura e a largura seja idênticos. Mas, efeito do seu perfil mais esguio, o coeficiente de arrasto é 0.30, ou seja, menos do que a do Q5. A distância entre eixos é de 2,82 metros, permitindo habitabilidade para cinco passageiros.

O painel de instrumentos é de configuração digital (Audi Virtual Cockpit de 12.3”), destacando-se ao mesmo tempo o ecrã multimédia tátil de 10.1” para o sistema MMI, que vai já na sua terceira geração e que permite agora controlo por voz – basta ativar a funcionalidade através do comando ‘Hey Audi’. O Audi Q5 Sportback tem ainda ligação à Internet e ampla conectividade, como por exemplo, recurso aos mapas do Google com indicações de trânsito e guia de condução com indicação de faixa a seguir.

Entre os diversos opcionais pensados para elevar a fasquia do requinte deste Audi estão o sistema de áudio Premium da Bang & Olufsen com 19 altifalantes, um head-up display, carregamento wireless Audi Phone Box e diversos sistemas de segurança e de assistência à condução. O cruise control adaptativo permite agora controlo autónomo do acelerador, travagem e direção em autoestrada com assistente preditivo de eficiência para melhorar a eficiência do modelo consoante a topografia e a velocidade legal.

A bagageira permite uma capacidade de 510 litros, que pode ser aumentada até aos 1480 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Nas versões de topo em termos de equipamento, o banco traseiro poderá ser deslizável – na sua posição mais avançada, a capacidade da bagageira aumenta em 60 litros para 570 litros.

Gama de motores

No lançamento, a marca propõe opões mais dinâmicas, com um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina (40 TFSI) e outro de igual cilindrada a gasóleo (40 TDI), em ambos os casos com 204 CV. Estes terão caixa automática S tronic de sete velocidades.

A juntar a esses haverá ainda uma unidade SQ5 Sportback com um motor V6 TDI de 347 CV, associado a uma caixa automática tiptronic de oito velocidades. Seguir-se-ão vertentes híbridas plug-in TFSIe em dois níveis de potência.

Todas as versões estão associadas a sistema de tração integral quattro, com tecnologia que permite desativar o eixo traseiro para a condução do dia-a-dia para maior eficiência, reativando-se caso as condições de condução e de motricidade assim o exijam. Para ainda maior eficiência, há um sistema de eletrificação simples ‘mild hybrid’ com um alternador/motor de arranque por correia que armazena a energia decorrente da desaceleração e travagem numa pequena bateria de iões de lítio. Graças a isso, os Audi conseguem rolar com o motor desligado ou ao ralenti durante mais tempo.

No caso do 2.0 TDI, a Audi destaca que o modelo já respeita as novas normas de emissões poluentes impostas pela União Europeia, mercê de tecnologia de tratamento duplo dos gases de escape (recorrendo à solução aquosa AdBlue).

Ainda no capítulo técnico, os Audi Q5 Sportback beneficiam de suspensão multibraços nos dois eixos, com acerto mais firme nos níveis de equipamento S line, podendo ainda contar com amortecimento seletivo que faz variar a altura ao solo em cinco patamares num espectro de 60 mm. O Audi drive select com diversos modos de condução permitem variar diversos parâmetros do veículo, como a direção, a resposta do acelerador ou a suspensão, havendo sete perfis distintos.

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