De uma assentada, a Audi renova a sua gama Q7, conferindo-lhe outros atributos em matéria tecnológica, sobretudo com um conceito de digitalização futurista com ligação em rede na área da conectividade e com duas motorizações Diesel com tecnologia mild-hybrid (MHEV), com 231 CV e 286 CV.

Com um novo design e novos motores (incluindo a tecnologia eficiente mild-hybrid), a nova geração do Audi Q7 destaca-se pela oferta de uma ampla gama de sistemas de assistência à condução. Além disso, ganha maior estabilidade e dinamismo com a adição de barras estabilizadoras ativas (opcional), além da suspensão pneumática, da tração permanente quattro e de um sistema de eixo traseiro autodirecional (opcional).

Em termos visuais, o renovado Q7 não se altera fundamentalmente: a grelha singleframe octogonal, com frisos verticais cromados, é o elemento característico na frente, juntando-se aos novos faróis, com um novo contorno e assinatura luminosa que realça a largura do modelo. Na linha traseira, o friso cromado transversal cria a ligação visual entre as luzes traseiras em LED, que envolvem os pilares D. Na zona inferior do para-choques, o Audi Q7 tem duas saídas de escape retangulares.

Os faróis e luzes traseiras, com exceção dos indicadores de direção, são em LED. Por sua vez, na opção faróis Matrix LED, as luzes de médios e máximos (divididas em 24 segmentos) são controladas de forma variável. Outra opção são os faróis HD Matrix LED com laser Audi e iluminação inteligente em curva, em que os feixes de luz são concentrados num ponto laser, produzindo uma intensidade luminosa dez vezes maior. Nesta última opção, com a iluminação inteligente em curva através do sistema MMI Navigation plus (de série), as luzes são ativadas antes da entrada na curva, com base nos dados de navegação.

Graças à construção com materiais ligeiros, o modelo base pesa menos de duas toneladas. Só a carroçaria pesa menos 71 kg que a geração anterior, graças à construção em vários materiais, nomeadamente o alumínio. De série, tem jantes de liga leve de 18 polegadas na versão Base ou de 19 polegadas na versão S line. Em opção, o Q7 pode ter jantes até 22 polegadas e maxilas de travão em vermelho.

O Audi Q7 mede 5063 mm de comprimento (mais 11 mm em relação ào modelo anterior), 1970 mm de largura e 1741 mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2994 mm. Com estes valores, a marca alemã garante que o espaço a bordo está entre os melhores do seu segmento, possibilitando viagens desafogadas para os seus ocupantes. Na configuração de sete lugares, o compartimento de carga tem uma capacidade de 295 litros. Com cinco lugares, oferece uma volumetria de 890 litros (2075 litros com os encostos dos bancos da segunda fila rebatidos). A tampa da bagageira com abertura e fecho elétrico é de série.

No interior, a Audi procurou manter uma sensação de espaço, versatilidade e elegância, com cores e materiais combinados de forma cuidada para reforçar o ambiente distinto. Existem várias opções de inserções interiores, bem como estofos em couro, de série, que podem ser personalizados, opcionalmente, com diferentes tipos de couro. São também propostos, em opção, bancos Comfort com climatização e com função de massagem.

Atributos dinâmicos melhorados

Um dos pontos focados pela Audi nesta reformulação do Q7 foi o dos atributos dinâmicos, com tração integral quattro de série em todas as versões. A direção eletromecânica está presente, havendo ainda uma redução do peso nos eixos dianteiro e traseiro. A suspensão pneumática tem cinco níveis de elevação – automatic (gestão automática), comfort (mais suave), dynamic (mais desportivo e mais baixo), offroad (mais elevado) e lift (elevado ao máximo) – e é capaz de variar a distância ao solo até 90 mm. o amortecimento é regulado para cada eixo de acordo com a carga do veículo, garantindo vantagens dinâmicas de condução.

Outra novidade é a possibilidade de montar em toda a gama (anteriormente só era possível no SQ7) barras estabilizadoras ativas, em que motores elétricos de 48 V modificam a resistência à torção das mesmas. Também opcional é o sistema de direção nas rodas traseiras (além das dianteiras), que giram até cinco graus na direção oposta em baixa velocidade, o que melhora a capacidade de manobrabilidade a baixa velocidade e a estabilidade a elevadas velocidades.

No capítulo dos motores, a escolha é repartida entre dois motores Diesel e um motor a gasolina, havendo a acrescentar um modelo híbrido Plug-in em combinação com um bloco V6 TFSI. O novo motor a gasolina de três litros no Q7 55 TFSI quattro tiptronic (consumo misto entre 9,1 e 8,7 l/100 km e emissões combinadas de CO2 entre 208 e 199 g/km) é o bloco mais potente, com 340 CV e binário máximo de 500 Nm, que permitem uma aceleração dos 0-100 km/h de 5,9 segundos e uma velocidade máxima regulada eletronicamente aos 250 km/h.

No Q7 45 TDI quattro tiptronic (consumo misto entre 7,1 e 6,8 l/100 km e emissões combinadas de CO2 entre 186 e 179 g/km), estão disponíveis 231 CV de potência e um binário máximo de 500 Nm, acelerando de 0-100 km/h em 7,1 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 229 km/h.

A versão Diesel mais potente, Q7 50 TDI quattro tiptronic (consumo misto entre 6,9 e 6,6 l/100 km e emissões combinadas de CO2 entre 181 e 174 g/km) possui uma potência de 286 CV e um binário máximo de 600 Nm; acelera de 0-100 km/h em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 241 km/h.

Todos os motores do Audi Q7 são acoplados a uma transmissão tiptronic de oito velocidades e à tração integral permanente quattro.

A tecnologia MHEV (mild-hybrid) está presente para tornar o seu desempenho mais eficiente, com um circuito elétrico de 48 V que recupera energia durante a travagem, armazenando-a na bateria de iões de lítio. Isto pode reduzir o consumo de combustível até 0,7 l/100 km. Também funciona com um alternador de arranque com correia (BAS), que permite o arranque mais suave do motor. De referir ainda que este sistema permite circular em “roda livre”, com o motor desligado, durante um máximo de 40 segundos quando o condutor alivia o pé no pedal do acelerador (funciona entre 55 e 160 km/h), enquanto o sistema Start&Stop funciona entre 7 e 22 km/h.

Conectividade Premium

A bordo, o conceito operacional do Q7 conta com o MMI de navegação plus, que é um sistema de entretenimento tecnologicamente mais avançado, localizado na consola central e que permite ao condutor e passageiro escrever, fazer zoom ou scroll no ecrã digital que, opcionalmente, poderá ter feedback háptico e acústico ao toque dos dedos.

O equipamento de série do Audi Q7 inclui o Audi virtual cockpit (com ecrã de grande resolução de 12.3 polegadas) e o MMI navigation plus. O opcional Head-up display projeta diretamente no para-brisas as mais importantes informações dos sistemas de assistência e navegação dentro do campo de visão do condutor, ao passo que a câmara do assistente de visão noturna (night vision) aumenta a segurança durante a condução à noite, detetando precocemente a presença de pessoas ou animais de maior porte no Audi virtual cockpit e no Head-up display.

A marca aponta ainda o interface do smartphone Audi como destaque: integra smartphones com a tecnologia iOS e Android num ambiente personalizado no ecrã do MMI, havendo ainda funções do sistema de controlo do veículo Audi connect controláveis remotamente: com a app MMI connect, por exemplo, pode visualizar informações sobre o veículo, ativar e desativar aquecimento (opcional).

Q7 TFSIe quattro: Eficiente em movimento

Em destaque na gama Q7 estará ainda a variante Plug-in híbrida TFSIe, que combina um motor elétrico com um motor a combustão V6 de 3.0 litros, para 381 CV de potência combinada no Q7 55 TFSIe quattro e de 456 CV no Q7 60 TFSIe quattro. Em modo 100% elétrico, a autonomia é de 40 km, no ciclo WLTP, com zero emissões poluentes. Graças ao módulo elétrico, a marca aponta para um consumo combinado de combustível entre os 1,9 e os 2,1 l/100 km, consumo combinado de energia entre os 21,9 e os 22,9 kWh/100; km e emissões combinadas de CO2 entre os 64 e os 69 g/km.

O condutor pode escolher entre os três modos de condução disponibilizados: EV, Battery Hold e Hybrid, cada um com propósitos específicos. Ao mesmo tempo, o sistema do veículo usa a estratégia operacional preditiva para registar dados de rota, a fim de levá-lo ao seu caminho da maneira mais eficiente e confortável possível. A bomba de calor do ar condicionado utiliza o calor residual do trem de rodagem de energia elétrica: por um lado, aquece o interior e, por outro, aumenta a eficiência energética do veículo, mesmo com as mais baixas temperaturas exteriores.

Prioridade também para as capacidades do veículo na condução fora-de-estrada: suspensão pneumática, direção hidráulica eletromecânica, modo offroad no Audi drive select e sistema de tração quattro permanente.

O sistema de infoentretenimento de topo MMI navigation plus com MMI touch response, de série, permite uma operação intuitiva através de dois displays táteis ou comandos de voz, ao passo que os serviços do Audi connect oferecem acesso ao mundo digital. Com a app myAudi, podem usar-se os serviços do portefólio Audi connect num smartphone: pode ser usada para verificar o estado de carga da bateria e a sua autonomia, iniciar o carregamento, programar o temporizador de carregamento e visualizar as estatísticas de carga e consumo. Além disso, pode ver-se a planificação de rotas, com exibição das estações de carregamento, tanto na app como no MMI. Também de série é o Audi virtual cockpit de alta resolução.

PREÇOS
Motores Gasolina
55 TFSI quattro tiptronic (340 CV) 93.500 euros
55 TFSI quattro tiptronic S line (340 CV) 97.354 euros

Motores Diesel
45 TDI quattro tiptronic (231 CV) 89.500 euros
45 TDI quattro tiptronic S line (231 CV) 94.028 euros
50 TDI quattro tiptronic (286 CV) 101.000 euros
50 TDI quattro tiptronic S line (286 CV) 105.170 euros

Motores Gasolina / Híbridos
55 TFSIe quattro tiptronic (381 CV) 79.600 euros
55 TFSIe quattro tiptronic S line (381 CV) 83.590 euros

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