A Audi atualizou o Q7 ao nível da imagem, da tecnologia e do equipamento a bordo, tornando-se assim mais refinado e avançado em todos os níveis. Além disso, novas jantes, cores, aplicações decorativas e bancos com costuras contrastantes conferem ao Q7 um nível de personalização ainda mais elevado. O modelo alemão tem um preço base na Alemanha de 79.300€, mas para Portugal será preciso esperar um pouco mais.

A jornada de sucesso do Audi Q7 começou em 2003 como um protótipo chamado Audi Pikes Peak quattro, revelado no Salão de Detroit. Daí ao Q7, apresentado em 2005, foi um pequeno passo, com o Q7 a aproveitar as primeiras etapas do crescimento da ‘febre’ SUV em todo o mundo. Concebido como um veículo adequado à condução em todas as estradas e a uma utilização moderada fora de estrada, o atual Q7 mantém-se fiel às suas virtudes de design, tecnologia e funcionalidade.

Agora, surge com uma atualização mais profunda nesta geração, adotando linhas ligeiramente mais minimalistas, mas sem perder a pose imponente que o caracteriza desde a primeira geração, com extremidades curtas e distância entre eixos alongada. A grelha Audi Singleframe está mais vertical e tem um design octogonal com novas incrustações verticais em forma de lágrima na linha de base e em forma de ‘L’ nas versões S line, bem como no SQ7 TFSI.

Além disso, há uma nova interação entre os contornos da grelha e os faróis, agora posicionados em posição mais alta para arquitetura frontal completamente nova que enfatiza claramente a aparência poderosa e mais presente do novo Q7. Há também novas entradas de ar com moldura colorida, enquanto os elementos decorativos foram reduzidos para uma postura mais purista, de acordo com a marca dos quatro anéis. Para distinguir à primeira vista a versão base e o pacote exterior da versão S line, partes do para-choques dianteiro, guarnição da porta e difusor no modelo base vêm em cores contrastantes que sublinham o aspeto robusto off-road.

Todos os motores do Audi Q7 apresentam um sistema de escape com tubos de escape funcionais, evitando dessa forma a tendência de elementos meramente decorativos. Alinhado ainda mais de perto com a versão SQ7 TFSI, o pacote exterior S line destaca-se com as suas entradas de ar laterais fortemente acentuadas no para-choques dianteiro, dando ao veículo uma aparência ainda mais desportiva.

Outra novidade é o esquema de cores independente para a grelha Singleframe, com pacotes óticos Black e Black Plus, disponíveis como opção, que acentuam a sua área exterior, bem como os frisos das janelas laterais e os para-choques dianteiro e traseiro. Os faróis de novo design com tecnologia HD Matrix LED com lasers como feixe de luz adicional, bem como as luzes diurnas digitais posicionadas na orla horizontal superior dão ao Q7 uma nova expressão. Atrás, aposta em iluminação digital OLED, disponível pela primeira vez para o Q7.

Faróis personalizáveis

De série, o renovado Q7 conta com faróis LED de alta intensidade, estando a tecnologia Matrix LED disponível como opção, bem como a mais evoluída tecnologia de faróis HD Matrix LED com luz laser. Estes funcionam com 24 LED e um díodo laser de alta potência cada e são imediatamente reconhecíveis através de uma luz ambiente azul incorporada nos faróis que evoca a precisão da tecnologia laser. A luz laser torna-se ativa acima dos 70 km/h e aumenta significativamente o alcance dos máximos.

Uma novidade para os faróis topo de gama são as assinaturas digitais das luzes de circulação diurna, que podem ser personalizadas com uma de quatro assinaturas de luz diferentes através do MMI. No entanto, não só a gama alargada de funções dos faróis é nova, como também o seu design. As luzes traseiras OLED também contam com um extra opcional, com quatro assinaturas de luz digitais e função de ativação para indicação de proximidade.

Mais equipamento e maior personalização

Com a mais recente atualização do Q7, a Audi voltou a aperfeiçoar a gama de equipamento do modelo. Assim, as costuras no revestimento dos bancos no modelo base são agora de série e numa cor cinzenta contrastante. Existem também nove incrustações decorativas disponíveis para escolha.

Estão disponíveis três novos acabamentos que permitem aos clientes personalizar ainda mais o Q7, com a gama de acabamentos metalizados a incluir agora o ‘Ouro Sakhir’, o ‘Azul Ascari’ e o ‘Vermelho Chili’. Por seu turno, a gama de jantes oferece uma escolha de cinco novos designs, de 20″ a 22″.

Como parte da atualização do modelo, a Audi também está a ampliar a gama de aplicações: pela primeira vez, os passageiros podem utilizar diretamente aplicações populares fornecidas por terceiros (por exemplo, o Spotify ou o Amazon music), estando também previstas atualizações regulares de software e uma gama de aplicações em constante expansão permitem uma individualização ainda maior do sistema de infoentretenimento. Uma loja com um portefólio de aplicações específicas para cada mercado expande o kit de ferramentas de infoentretenimento modular de terceira geração (MIB 3).

A atualização do Q7 também expande o equipamento de série para os motores de combustão V6, que incluem agora jantes de liga leve de 19 polegadas, a câmara de visão traseira com assistência ao estacionamento plus, assistência das luzes de máximos, a interface para smartphone com loja integrada para aplicações e Audi phone box.

Em termos de sistemas de assistência ao condutor há também novidades. O cockpit virtual da Audi apresenta agora um aviso de mudança de faixa, mas também da presença de outros utentes na estrada (camiões, automóveis e motociclos), aviso de distância, assistência em cruzamentos e informações sobre semáforos online com qualidade Full HD. O Q7 pode rebocar até 3.5 toneladas.

Chassis também com novidades

O Audi Q7 continua a ter no seu sistema de suspensão avançado um atributo de peso, surgindo de série com suspensão de molas de aço para uma experiência de condução equilibrada entre conforto e dinamismo. A suspensão pneumática controlada eletronicamente com um sistema de amortecimento continuamente adaptável – suspensão pneumática adaptativa ou suspensão pneumática adaptativa desportiva (equipamento de série no SQ7 TFSI) – está disponível como equipamento opcional.

Dependendo das preferências do condutor e da situação de condução, a suspensão ajusta a altura de condução até 90 milímetros, oferecendo também controlo de nível. Na autoestrada, a suspensão baixa automaticamente até 30 mm, dependendo da velocidade atual, e 15 mm com a suspensão pneumática adaptativa desportiva (uma vez que já é mais baixa de série). Durante a condução fora de estrada, a função “Lift” no Audi drive select pode ser usada para aumentar a distância ao solo até 60 mm a baixas velocidades.

Além disso, a direção integral opcional (equipamento de série no SQ7 TFSI) garante um maior nível de segurança e conforto. A baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta às rodas dianteiras. Isto reduz o raio de viragem em até um metro e aumenta a maneabilidade. O pacote de suspensão avançada, com estabilização eletromecânica ativa do rolamento e direção às quatro rodas, também está disponível como opção.

Para melhorar o comportamento do Q7 em situações quotidianas, como manobras em parques de estacionamento, garagens e na garagem de casa, o sistema de direção foi otimizado para maior facilidade de utilização. Ainda quanto a estacionamentos, o Q7 pode contar com tecnologia ‘remote park assist plus’ com parqueamento remoto, que utiliza a câmara em combinação com o radar e os sensores ultrassónicos para manobrar facilmente o Audi Q7 em lugares de estacionamento apertados. Os clientes podem controlar a manobra de estacionamento utilizando a aplicação myAudi no seu smartphone.

Gama de motores

A gama do Q7 renovado tem como modelo de base o 45 TDI quattro com motor 3.0 Diesel de 231 CV e 500 Nm de binário entre as 1500 e as 3000 rpm, que cumpre a aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,1 segundos e com uma velocidade máxima de 226 km/h. A este motor segue-se o 50 TDI quattro, com 286 CV de potência e 600 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,1 segundos (velocidade máxima de 241 km/h). Por seu turno, o Q7 55 TFSI possui um motor a gasolina de seis cilindros com três litros de cilindrada e injeção direta, debitando 340 CV de potência e 500 Nm de binário entre as 1370 e as 4500 rpm. Acelera de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge a sua velocidade máxima (limitada) de 250 km/h.

Todos os motores estão associados à caixa tiptronic de oito velocidades, tração integral permanente quattro e beneficiam de sistema de eletrificação ligeira ‘mild hybrid’, que pode melhorar o consumo de combustível até 0,5 litros por cada 100 quilómetros. Os seus componentes principais são uma bateria de iões de lítio e um motor de arranque por correia que fornece energia ao sistema elétrico principal de 48 V. Entre os seus principais benefícios está a possibilidade de circular ‘à vela’, com o motor desligado, entre os 55 e os 160 km/h, quando a carga no acelerador é nula. Após a travagem, o motor de arranque reinicia o motor de seis cilindros de forma rápida e sem esforço.

Todos os motores V6 do Audi Q7 possuem uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas.

Variante SQ7 ainda mais desportiva

Para quem procura maior foco dinâmico, a Audi propõe a versão SQ7 TFSI, com algumas mudanças estéticas, como a grelha dianteira já indicada, mas também com um novo spoiler na dianteira e um difusor mais expressivo atrás. As entradas de ar maiores apresentam grelhas em forma de favo de mel em toda a sua superfície. As caixas dos espelhos retrovisores dispõem de acabamento desportivo em alumínio, o mesmo se verificando na grelha Singleframe e para o rebordo das entradas de ar laterais.

O SQ7 TFSI está agora equipado com o motor 4.0 TFSI com 507 CV de potência e 770 Nm de binário, com caixa de velocidades tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro. Com este motor, o SQ7 TFSI acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima regulada eletronicamente de 250 km/h.

Esta versão dispõe de tecnologia de desativação de cilindros (‘Cylinder on Demand’) a cargas baixas a médias – de 160 a 250 Nm – e a velocidades do motor entre 950 e 2500 rpm com uma exigência de binário máximo de 145 Nm. Nestes cenários, o ‘CoD’ desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nas mudanças superiores, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e de escape.

No modo de quatro cilindros, os pontos de funcionamento dos cilindros ativos passam para uma carga mais elevada, o que aumenta a eficiência térmica, enquanto os cilindros desativados funcionam, essencialmente sem perdas. Quando o condutor carrega no pedal do acelerador, os cilindros desativados são imediatamente reativados. Para obter o som desportivo, existe uma válvula de escape nos dois tubos de escape exteriores que modula o som em função da carga e da velocidade do motor.

Ao nível do chassis, o SQ7 pode dispor de pacote de suspensão avançada opcional com diferencial desportivo. Nas curvas a alta velocidade, utiliza duas embraiagens multidisco para transferir o binário entre as rodas traseiras, dando à roda do lado de fora da curva, que tem melhor aderência, a maior quota-parte. Efetivamente, é um sistema de vetorização do binário para tornar este SUV mais ágil. O segundo componente do pacote é a estabilização eletromecânica ativa do rolamento (eAWS) que permite variar entre um comportamento mais confortável ou mais orientado para a condução desportiva e focada na precisão com rolamento mais contido da carroçaria.

O eAWS é alimentado por um sistema elétrico de 48 Volts, o qual alimenta os dois motores elétricos com uma potência máxima de 1.5 kW cada.

O Audi SQ7 TFSI sai da linha de montagem com jantes de 20 polegadas e pneus 285/45 de série. Em alternativa, estão disponíveis outras jantes de 21 e 22 polegadas. Os discos de travão no eixo dianteiro têm um diâmetro de 400 mm e de 350 mm no eixo traseiro. As pinças de travão pretas, opcionalmente em vermelho, e, no eixo dianteiro, ostentam o logótipo S que define o visual da Audi.

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