A Audi revelou as primeiras imagens do novo Q6 e-tron, embora de forma peculiar, destacando o trabalho de criação de camuflagem a que cada veículo se sujeita para a fase de desenvolvimento e testes de estrada. O Q6 e-tron será o primeiro elétrico a ser produzido em Ingolstadt, na Alemanha.

As imagens do novo modelo já com um aspeto próximo ao do lançamento (descontando a decoração) apontam para um design dinâmico, com grupos óticos esguios, tanto na dianteira como na traseira, destacando-se nesta secção os ombros mais largos, que são uma reminiscência do quattro original. O modelo desportivo da Audi continua a servir de inspiração, mesmo numa era em que os motores de combustão começam a ser ‘miragens’.

Isto porque o novo Q6 e-tron será baseado na nova plataforma Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto entre a Audi e a Porsche que permite performances mais desportivas e arquitetura elétrica de 800 V, logo carregamentos mais rápidos.

Decoração para esconder

Desde a apresentação do e-tron em 2018, a marca dos quatro anéis tem vindo a dotar protótipos e modelos únicos com decorações personalizadas, o chamado “livery design“, tendo já apresentado mais de 20 veículos com este exterior especial, todos desenhados por Marco dos Santos, filho de mãe alemã e pai brasileiro, que é responsável pela área de ‘Design Branding’ da companhia germânica.

“A linguagem de design da Audi está a dar o próximo passo com o Q6 e-tron e quisemos tornar isso claro na decoração do protótipo”, diz Marco dos Santos. “A arquitetura e o carácter de um veículo são sempre únicos, assim como o design individual de cada elemento decorativo. Começamos sempre por decidir quais os aspetos do veículo que queremos realçar e enfatizar”, observa.

Segundo este responsável, a decoração traduz os elementos técnicos do veículo numa linguagem visual memorável e com a particularidade de ser um estilo de entendimento global: “certas coisas são vistas de forma diferente em diferentes países, mas no final, o design funciona em todo o lado, ou em lado nenhum”, afirma.

“Tornar a tecnologia visível” é o nome deste princípio de design central da marca dos quatro anéis, que destaca alguns elementos próprios do modelo, como é o caso da área em branco no painel inferior junto às embaladeiras, lembrando a localização das baterias e colocando esse elemento como aspeto de design. As jantes dinâmicas de cinco braços e a grelha Singleframe também são completamente brancos. As inserções em vermelho néon, designadas por “e-tron Powerstripes”, realçam a zona superior das embaladeiras.

Processo meticuloso

Após estudos de design e conceção dos autocolantes, o automóvel é completamente coberto de autocolantes, um processo que demora vários dias devido ao elevado nível de meticulosidade e precisão necessários. “Este é o momento da verdade”, explica, porque “as linhas que antes pareciam retas já não parecem retas na carroçaria devido aos seus muitos cantos e arestas.” Durante esta fase do trabalho, “muita coisa é deitada fora, repensada e redesenhada”.

Marco dos Santos, responsável pelo ‘branding design’ da Audi.

No final, quando o design da decoração estiver perfeitamente adaptado às várias geometrias do automóvel, Marco dos Santos terá criado um fato personalizado para o modelo. “Só existe uma vez em todo o mundo, apenas para este modelo específico”, admite.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.