A Audi elevou a fasquia no que toca a carrinhas desportivas com a nova RS 6 Avant GT a alcançar o estatuto de pináculo da gama com uma motorização V8 de 630 CV. Limitada a apenas 660 unidades, esta versão RS 6 Avant GT apresenta ainda uma decoração inspirada no Audi 90 quattro IMSA GTO de 1989 e princípios de construção diretamente retirados da competição automóvel.

Com início das entregas previstas para o segundo trimestre de 2024, o Audi RS 6 Avant GT é uma edição especial repleta de pormenores exclusivos, tanto no exterior como no interior, valendo-se de uma série de elementos que fazem dele único, além do motor V8 de elevado desempenho.

No exterior, o novo Audi RS 6 Avant GT destaca-se dos outros modelos da sua gama pela inspiração no concept RS 6 GTO apresentado em 2020 e que deixava ver uma imagem bastante agressiva. Na dianteira, a grelha Singleframe e as entradas de ar têm acabamento em preto brilhante, ao passo que lâminas verticais na zona inferior do para-choques dianteiro, entradas de ar com um novo formato e um proeminente splitter dianteiro integrado no para-choques apuram o visual.

Pela primeira vez, a Audi Sport GmbH não só está a utilizar um capot totalmente redesenhado, como também o está a fabricar em fibra de carbono. As cavas das rodas albergam grandes jantes de 22 polegadas com saídas de ar integradas logo na área posterior, contribuindo para reduzir o efeito de turbulência na passagem do ar pelas cavas das rodas, ao mesmo tempo que melhora a refrigeração dos travões. Tal como o capot, também os guarda-lamas são feitos totalmente em fibra de carbono pela primeira vez.

A vista de perfil é definida pelas inserções nas saias laterais, pelas capas dos espelhos retrovisores exteriores em carbono brilhante e pelas já referidas jantes de 22 polegadas com o design de seis raios fabricadas exclusivamente para este modelo.

Atrás, o RS 6 Avant GT ostenta designação ‘RS 6 GT’ em preto, enquanto o portão traseiro foi especialmente adaptado, com uma moldura visualmente rebaixada, um difusor no para-choques e uma asa dupla distinta inspirada nos desportos motorizados. Esta última foi retirada quase 1:1 do concept car do RS 6 GTO concebido por aprendizes da Audi. Barra de tejadilho? Para esta carrinha não são necessárias, sendo suprimidas pela Audi em prol de uma silhueta mais fluída e desportiva.

A ideia do Audi RS 6 Avant GT remonta ao projeto RS 6 GTO de 2020. Doze estagiários das áreas da carroçaria e construção de veículos, mecânica, pintura de automóveis e da secção de ferramentas trabalharam no projeto durante seis meses com o apoio da Audi Design.

Os clientes têm a opção de escolher decalques exclusivos em duas cores. A primeira, em conjunto com um acabamento Arkona White, combina as cores tradicionais da Audi Sport, caso de preto, cinzento e vermelho. Os emblemas do modelo, na frente e na traseira, também são apresentados nestas cores. Se esta combinação de cores for escolhida, as jantes são sempre em branco brilhante. Em alternativa, os decalques em tons de preto e cinzento são fornecidos com a cor exterior cinzento Nardo ou preto Mythos. Para combinar, a Audi Sport GmbH oferece as jantes de alto brilho em preto ou preto mate. Para o exterior, estão disponíveis os seguintes acabamentos: Branco Arkona, Cinzento Nardo, Cinzento Chronos Metalizado, Castanho Madeira Metalizado e Preto Mythos Metalizado.

Mas não é tudo: o RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus, o qua inclui interior preto realçado por numerosos detalhes na combinação de cores vermelho e cobre, caso das costuras no volante, das zonas laterais da consola central, do apoio de braços central e apoios de braço das portas e os tapetes com a inscrição ‘RS 6 GT’.

Os novos bancos integrais RS numa combinação de pele e Dinamica e a inscrição ‘RS 6 GT’ logo abaixo dos apoios de cabeça também apresentam igual esquema de cores. A costura em favo de mel no centro do banco brilha em Vermelho Expresso, enquanto a costura exterior do banco tem um acabamento em cobre. Os cintos de segurança chamam a atenção com a sua cor vermelho-carmesim. Como destaque especial, a consola central apresenta o número de série do automóvel desta edição limitada a 660 unidades.

Alto desempenho

Para acompanhar o visual de excelência, a Audi dotou esta versão de motor V8 biturbo de 630 CV de potência e 850 Nm de binário máximo, o que representa um aumento de 30 CV e 50 Nm em comparação com o modelo base RS 6 Avant. Graças a isso, o RS 6 Avant GT acelera dos zero aos 100 km/h em 3,3 segundos, ou seja, 0,3 segundos mais rápido que a RS 6 Avant ‘comum’. A fasquia dos 200 km/h é quebrada em apenas 11,5 segundos, seguindo depois até aos 305 km/h de velocidade máxima de série.

A potência do motor 4.0 TFSI é aplicada à tração integral permanente quattro através da caixa automática Tiptronic de oito velocidades, com tempos otimizados entre as trocas de relação. A carrinha RS 6 Avant GT utiliza a versão mais recente do diferencial central, que se destaca por ser mais leve e compacto, distribuindo a potência do motor pelos eixos dianteiro e traseiro numa relação 40:60. Se ocorrer uma perda de motricidade, é automaticamente aplicado mais binário ao eixo com melhor tração – até 70% pode chegar ao eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O diferencial central reformulado melhora a dinâmica, assegurando trajetórias mais precisas em curva e minimizando a subviragem em situações limite.

Para distinguir ainda mais a edição especial dos outros modelos RS, o diferencial desportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente afinado para o RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros centram-se numa maior agilidade e no ângulo da traseira no modo de condução “dynamic”.

Pela primeira vez, e apenas para o RS 6 Avant GT, a suspensão conta com coilover ajustável de série, o que permite rebaixar a altura ao solo em 10 mm em comparação com o RS 6 Avant, beneficiando ainda de molas mais firmes, amortecedores triplamente ajustáveis e barras estabilizadoras mais rígidas (30% à frente e 80% atrás) para uma menor inclinação lateral da carroçaria. As ferramentas e as instruções necessárias para efetuar os ajustes também estão a bordo.

Em alternativa, os clientes podem encomendar a suspensão RS sport plus com Dynamic Ride Control (DRC) ou ainda a suspensão pneumática adaptativa RS.

Os novos pneus Continental Sport Contact 7 em medida 285/30 R22 de alta performance garantem a motricidade necessária para incutir dinamismo à condução. A travagem é gerida pelo sistema em cerâmica RS, de série.

Ao contrário do normal RS 6 Avant, esta versão não é totalmente produzida na linha de Neckarsulm. Depois dos trabalhos de montagem da carroçaria e pintura, as 660 unidades vão até Böllinger Höfe, onde o Audi R8, Audi e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenas séries. Localizada perto do local de produção da Audi em Neckarsulm, esta instalação altamente flexível é única dentro do Grupo Volkswagen.

A montagem final é efetuada por sete funcionários experientes em três estações de trabalho criadas especificamente para esta edição especial e exclusiva, demorando a operação um dia inteiro para cada unidade (todas as características específicas do GT são montadas à mão em cada um dos 660 RS 6 Avant GT).

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