Audi tem novas cores mate para os modelos TT e Q3

19/01/2022

Além do Amarelo Python para o TT RS e o exclusivo Prata Tau para o RS Q3, o Cinzento Daytona e o Prata Floret complementam a nova paleta de cores com acabamento mate, que a Audi oferece agora.

Quer para outros modelos como para os seus veículos desportivos topo de gama. As versões base das gamas TT e Q3 estão agora também disponíveis nas novas cores mate.

A procura por acabamentos emotivos na pintura de um carro está a aumentar: individualidade, desportivismo e idoneidade estão a ser cada vez mais cobiçados. Um acabamento mate destaca a silhueta de um veículo, eleva um um novo patamar o seu design e elegância desportiva e confere ao veículo uma nota extra específica.

Criar propostas de cores para um novo modelo é o trabalho realizado em estreita colaboração entre a equipa Color & Trim da Audi Design e a equipa de Marketing de Produto. O primeiro passo começa com o trabalho da equipa de design na criação de novas cores com base nas tendências que são pesquisadas pelos estúdios de design em Ingolstadt, Pequim e Malibu. Por sua vez, o Marketing de Produto garante que os clientes da Audi possam escolher entre uma ampla variedade de cores. Finalmente, os nomes mais apropriados são selecionados para a oferta disponível.

O que comunicam os nomes das cores?

Outro aspeto fundamental na aceitação das cores oferecidas pela Audi é o que os nomes
comunicam. “O que é particularmente importante neste aspeto é que os nomes dados às cores descrevam cada uma delas com a maior precisão possível. A segunda parte do nome é o elemento criativo, mas também precisa evocar uma conexão com a cor”, explica Nolte. A Audi usa habitualmente termos inspirados no mundo da geografia e na flora e fauna. Os nomes das pistas de competição também são, por vezes, escolhidos para as cores de modelos desportivos. Algumas cores são usadas em todos os modelos, enquanto outras são empregues em modelos específicos.

A Audi oferece até uma dúzia de opções de cores diferentes para qualquer modelo. E também há cores especiais para os modelos RS. Tons suaves dominam o jogo de cores.

Três em cada quatro clientes que compram atualmente veículos novos na Alemanha preferem as cores branco, preto ou cinza/prata. Mesmo na Audi, essas são as cores mais populares, seguidas pelo azul, a cor cromática de escolha com uma quota de cerca de dez por cento.

Há uma crescente procura por acabamentos mate. “Mate é um acabamento de pintura que é particularmente popular entre os modelos desportivos; os modelos RS, por exemplo, são habitualmente encomendados em cores chamativas ou numa combinação de tonalidades mais suaves do que brilhantes, com a natureza a fornecer os contrastes mais interessantes”, diz Nolte. Há também cores com efeitos pérola, como o Preto Sebring. Neste caso, flocos de vidro combinados com efeitos metalizados criam pontos de brilho adicionais na pintura. As tintas modernas brilham de forma diferente, dependendo da luz do sol e mudam a tonalidade obedecendo, entre outros aspetos, da perspetiva e da cor da luz do sol.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.