A casa de design Bertone revelou o seu novo projeto para um hiperdesportivo com 1100 CV de potência, o GB110, cujo motor de combustão pode ser abastecido com combustíveis sintéticos provenientes de desperdício e de lixo.

Homenagem aos desportivos do passado, o GB110 celebra o 110º aniversário desta companhia de design italiana que teve uma ligação profundíssima a diversas marcas automóveis, como a Alfa Romeo, Lamborghini, Fiat ou Ferrari, entre outras, antes de ser obrigada a declarar falência em 2014, passando os seus direitos por diversas entidades até ‘caírem’ nas mãos dos irmãos Mauro e Jean-Franck Ricci, em 2020.

Apaixonados por automóveis, os novos proprietários da marca Bertone decidiram dar nova vida à companhia, com o GB110 a ser um hiperdesportivo de edição limitada (apenas 33 unidades) com um motor de combustão de 1100 CV de potência e 1100 Nm de binário, desconhecendo-se, no entanto, mais detalhes sobre esse mesmo bloco.

Os Ricci procuraram, acima de tudo, homenagear os próprios desportivos criados pela companhia nas décadas de 1960 e 1970, valendo a pena recordar que modelos como o Lancia Stratos ou o Lamborghini Miura saíram dos estúdios da Bertone, em Itália.

De acordo com o diretor de projeto, Giovanni Sapio, o GB110 “tem essência italiana, tanto por fora como por dentro. Tem classe e estilo italiano e foi construído para excitar o seu proprietário e acender a paixão dos aficionados por carros desportivos. Mas, ao mesmo tempo, é construído para uso diário”. Acrescenta ainda que este novo desportivo apresenta “músculos proeminentes distribuídos de forma elegante e de forma refinada. Há um poder imenso debaixo do capot, sem dúvida, mas está envolto em luxo e beleza. Queremos criar uma obra de arte automóvel que o condutor possa levar consigo”.

Entre os aspetos visuais mais marcantes está a secção dianteira com três patamares para redirecionar o fluxo de ar de forma eficiente em torno da carroçaria, havendo ainda gigantescas tomadas de ar logo após o habitáculo. As cavas das rodas musculadas escondem jantes de grandes dimensões, com unidades de 21 polegadas à frente (pneus 255/30 21) e de 22 polegadas atrás (pneus 335/25 22). As portas abrem em tesoura, permitindo acesso mais fácil ao habitáculo.

Bastante relevante é também a aposta em combustíveis mais sustentáveis. Assim, o GB110 é, assumidamente, o primeiro hiperdesportivo que será fornecido com combustível produzido a partir de detritos de plástico. A Bertone está a encetar uma parceria com a Select Fuel que desenvolveu uma tecnologia patenteada que permite converter policarbonatos em combustível sustentável.

O motor está ainda associado a uma caixa automática de sete velocidades e terá tração integral. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 2,78s, ao passo que o exercício dos zero aos 300 km/h cumpre-se em apenas 14 segundos. Mas a velocidade máxima declarada está bem acima disso, com a Bertone a apontar para mais de 380 km/h.

“O GB110 é um carro imensamente poderoso. Aquilo que estamos a procurar é uma aceleração forte e baixo peso para um máximo de prazer”, refere Jean-Franck Ricci, CEO da Bertone. “Mas, ao mesmo tempo, foi desenhado para utilização diária e com a ergonomia e conforto em mente. Estamos a construir este carro para os clientes que apreciam a história e legado da Bertone. E para os conhecedores que amam desportivos com performance excecional”, acrescenta.

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