O Leon e o Formentor, com datas de chegada agendadas para julho e setembro, respetivamente, são duas expressões máximas do design da Cupra.

 

“Se vos parecer familiar, falhámos. Se parecer com algo que conheçam, errámos”. As palavras são de Wayne Griffiths, o “rebelde” CEO da Cupra, durante a conferência de imprensa dos novos Leon e Formentor, realizada em Madrid. A marca, que conta apenas seis anos de vida “autónoma” da Seat, leva muito a sério a originalidade dos seus modelos. E o evento na capital espanhola não deixou dúvidas a esse respeito: design foi a palavra mais repetida por todos quantos subiram ao palco. “Estamos sempre a testar os nossos próprios limites. Está no nosso ADN. Não é no ADN dos nossos carros. É no nosso!”, afirmou ainda Wayne Griffiths perante os jornalistas.

 

Primado do design

Deixemo-nos de citações e concentremo-nos nos modelos em si. Tanto o Leon como o Formentor procuram romper com a sua própria essência. Não são gerações novas, mas estamos perante autênticas evoluções que não olham para trás no campo estético. Na secção frontal, um e outro modelo apresentam uma expressão forte (e larga), ostentando ainda umas finas ranhuras de entrada de ar por baixo do nariz de tubarão, um detalhe sofisticado. A grelha está cada vez mais agressiva e marcada pelos faróis dianteiros de LED matrix (opcionais) que incorporam três triângulos iluminados enquadrados num triângulo.

 

Nem tudo é igual, porém. Na traseira do Cupra Leon de cinco portas (5P) e do Sportstourer sobressai o formato em forma de V da porta da bagageira, que se liga ao para-choques e que flui pela lateral do modelo. O para-choques de dois tons confere-lhe um ar elegante e desportivo, procurando, segundo explicação da marca, uma maior “proximidade com o asfalto”. Já as proporções do novo Leon, seja na versão 5P ou Sportstourer, são reforçadas por uma seleção de novos designs de jantes: existe uma gama de nove jantes de liga leve entre 18 e 19 polegadas.

Por sua vez, na traseira do Formentor as luzes percorrem toda largura da carroçaria, integram o logótipo iluminado ao centro. A porta da bagageira em forma de V coloca o foco no emblema, ajudando a distinguir o look do veículo, qualquer que seja o ângulo de onde seja observado.

Espaço tecnológico

Por dentro, os novos Leon e Formentor contam com vários detalhes inovadores. Exemplos? A consola central, os painéis das portas, o painel de instrumentos e os estofos.

O habitáculo recorre a novos materiais, garantindo uma abordagem mais sustentável com os bancos revestidos em microfibra 73% reciclada ou em pele ecológica.

Ambos os modelos contam com um sistema de som com 12 colunas de elevada qualidade, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility. A digitalização está, toda ela, ao alcance do condutor. Existe ainda espaço para um novo e otimizado HMI colocado no cockpit digital, logo atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de generosas 12,9 polegadas com um cursor retro iluminado.

Nem o Diesel falta

São várias as opções em termos de motorizações para animar os novos Leon e Formentor. As mecânicas vão desde soluções a gasolina, mild-hybrid, plug-in hybrid e Diesel – sim, nem um propulsor a gasóleo falta.

O Cupra Leon estará disponível com uma nova geração de motores híbridos plug-in (eHybrid) com 272 cv (200 kW) e 100 km de autonomia 100% elétrica, agora compatível com sistema de carregamento rápido (até 50 kW DC).

Já o novo Formentor contará com uma nova geração híbrida plug-in (eHybrid), capaz de debitar até 272 cv (200 kW), com mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica e igualmente compatível com carregamento rápido (até 50 kW – DC). Mas não só. Quem preferir, poderá sempre optar por um novo motor a gasolina (TSI), de 333 cv (245 kW), tecnologia de repartição de binário e travões Akebono opcionais.

A Cupra ainda não anunciou os preços para o Leon e para o Formentor. O primeiro chegará aos concessionários portugueses em julho e o segundo em setembro de 2024.