A BMW revelou a versão ainda mais desportiva do M5, agraciada com a sigla CS, que aposta num segmento ainda mais exclusivo e desportivo com uma potência total de 635 CV. O novo M5 CS assume-se, aliás, como o BMW M mais potente da história da marca bávara.

Como melhorar o M5? A BMW responde criando uma versão M5 CS, que tira todo o partido da experiência e conhecimentos da BMW M GmbH e que se junta à gama mais exclusiva já composta pelos M3 CS, M4 CS e M2 CS, todos com características mais extremas em termos de argumentos desportivos. No entanto, é a primeira vez que este tratamento é aplicado à berlina premium M5, permitindo uma nova experiência de dinamismo para até quatro ocupantes.

No topo das suas credenciais está o motor M TwinPower Turbo V8 de 4.4 litros com 635 CV de potência e 750 Nm de binário máximo (às 1800 rpm) associado a uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades com tecnologia Drivelogic. Embora disponha de sistema de tração integral M xDrive, o M5 CS dispõe também de um modo que replica o funcionamento de um modelo de tração traseira, ao entregar a potência apenas ao eixo traseiro.

Graças a esses valores de ‘músculo’ e a um trabalho eficaz na redução de peso (perde 70 kg em comparação com o já de si vigoroso M5 Competition), o M5 CS acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,0 segundos, demorando 10,3 segundos a cruzar os 200 km/h. A velocidade máxima é de 305 km/h, estando limitada eletronicamente. Quanto a consumos, este BMW de alma desportiva oferece uma média entre os 10,9 e os 11,3 l/100 km, para emissões de CO2 entre os 248 e os 257 g/km.

Entre as muitas melhorias, a suspensão foi revista, com novas molas nos dois eixos e um sistema de amortecimento ainda mais refinado, com o chassis a ser adaptado para uma altura ao solo ainda mais reduzida e também aos pneus P Zero Corsa fornecidos pela Pirelli com medidas mistas nos dois eixos (275/35 R 20 na frente e 285/35 R 20 atrás).

O capot, splitter dianteiro, capas dos espelhos retrovisores, spoiler traseiro, difusor traseiro e cobertura do motor são feitos em polímero de fibra de carbono reforçado (CFRP), com alguns elementos a exporem a fibra de carbono.

Interior excelso

A experiência de condução e de vivência a bordo é reforçada pela adoção de novos bancos, com os dois da frente a terem a sua composição em fibra de carbono (M Carbon), havendo também dois bancos individuais atrás, muito ao estilo de bacquets. Em ambos os casos, há revestimento em couro, com pespontos contrastantes em vermelho Mugello Red. Os encostos de cabeça integrais nos bancos demarcam-se pelo desenho do circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, no qual o M5 CS também foi desenvolvido.

O volante desportivo M Alcantara conta com um marcador de centro perfurado a encarnado para um toque identificativo mais aproximado ao de um carro de competição, reforçado pelas patilhas atrás do volante em fibra de carbono. Uma cobertura fixa de baixo peso na consola central substitui o habitual encosto de braço com tampa para arrumação, apostando uma vez mais no couro Merino com pespontos duplos em vermelho. A cor é usada, novamente, na designação ‘CS’ presente no painel de instrumentos e entre os dois bancos atrás.

O exterior conta ainda com alguns apontamentos em bronze dourado, como a grelha dianteira, os logótipos ‘M5 CS’ e as ‘guelras’ laterais, a mesma que é aplicada nas jantes M de 20 polegadas com design em ‘Y’. Os faróis têm configuração em ‘L’ para a tecnologia BMW Laser com iluminação amarela em bvez de branco para os mínimos, máximos ou luzes de boas-vindas, evocando a recordação dos carros de competição.

Na especificação de série, o M5 CS conta com sistema de escape desportivo em inox com quatro saídas junto ao difusor traseiro e com o sistema de travagem composto pelos mais potentes discos carbocerâmicos M Carbon com maxilas pintadas em vermelho (opcionalmente, podem ser pintadas em dourado). Além da pintura cinzenta metalizada Brands Hatch estão ainda disponíveis cores matizadas da BMW Individual em cinzento Frozen Brands Hatch e verde metalizado Frozen Deep.

O lançamento no mercado do novo M5 CS terá lugar na primavera de 2021, tendo na Alemanha um preço de 180.400 euros. Tal como nas especificações, também o preço o atira para o território dos superdesportivos de luxo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.