Imagem retocada, novos detalhes estéticos e uma completa entrada no mundo da eletrificação são os principais pontos do renovado BMW Série 5, que foi apresentado esta manhã, com a marca alemã a pretender que o seu modelo executivo seja uma conjugação de dinamismo, eficiência e progressividade.

Pouco tempo depois da atualização do rival Classe E da Mercedes-Benz (curiosamente, também no mesmo dia em que a marca de Estugarda revela os seus renovados Cabrio e Coupé daquela gama), a BMW contra-ataca com uma renovação para o Série 5 que é mais profunda do que as mudanças de imagem deixam antever.

Na atualização deste modelos, a BMW procurou retocar as linhas exteriores, ficando agora com uma presença mais desportiva, destacando-se uma nova grelha de ‘duplo rim’ na dianteira (longe, porém, das dimensões de outros modelos da marca) mais larga e mais alta, novos faróis LED com contornos mais finos (há tecnologia de iluminação adaptativa LED Matrix na lista de opcionais ainda a nova tecnologia de faróis laser disponível como opcional para toda a gama) e novos farolins traseiros ‘esculpidos’ a três dimensões. Agora, todas as versões contam com saídas de escape trapezoidais.

Exteriormente, há ainda novas cores para a carroçaria e outras pinturas adicionais de acordo com o programa de personalização BMW Individual, além de pacote M Sport com características mais desportivas, a que se juntam elementos específicos para a versão topo de gama M550i xDrive berlina com motor V8 de 530 CV de potência. O sistema de travagem M Sport pode ser equipado como opcional, agora com pinças de travão pintadas em azul ou vermelho.

As opções de jantes são também novas, variando das 18 às 20 polegadas, destacando-se as novas jantes BMW Individual Air Performance de 20 polegadas com um desenho que reduz o arrasto aerodinâmico.

Refinamento interior

A BMW procurou também dotar o interior de maior sensação de qualidade, com maior atenção aos detalhes. Em destaque está o ecrã tátil central de 12.3 polegadas que serve de centro de comando do veículo, embora de série surja com um ecrã de 10.25 polegadas. A climatização automática passa a dispor de funções alargadas, havendo ainda um novo volante desportivo com botões reposicionados.

Os comandos na consola central passam a estar com acabamento em preto brilhante. Há ainda novos bancos ‘comfort’ e multifunções M com conforto otimizado mas foco no suporte em condução desportiva.

De série, o Sistema Operativo BMW 7.0 integra novas aplicações e opções de conectividade, bem como outras possibilidades de personalização, a que se junta ainda o assistente pessoal inteligente BMW com funções ampliadas, conexão com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, ligação Wi-Fi e sistema head-up display. O novo Série 5 integra ainda atualizações remotas à distância, com possibilidade de atualizar conteúdos e sistemas de condução frequentemente.

Eletrificação em força

Todos os modelos contam agora com alguma forma de eletrificação – com sistema ‘mild hybrid’ de 48 volts nos motores de quatro e seis cilindros em linha, que permite assim uma maior eficiência e ligeiro incremento das prestações. Com um motor de arranque-gerador de 48V, podem ser fornecidos picos de potência de 8 kW/11 CV tanto para aligeirar a carga do motor de combustão, como para melhorar as suas performances puras.

Além disso, a marca bávara trabalhou no desenvolvimento da tecnologia BMW TwinPower Turbo dos seus motores de combustão interna. Neste caso, os motores de gasolina de quatro ou seis cilindros contam com injeção de combustível otimizada, enquanto os motores Diesel dispõem de compressão em duas etapas. Todas as versões cumprem a norma de emissões Euro 6d.

Porém, a grande novidade está no reforço de versões híbridas Plug-in, que passam a estar agora disponíveis em cinco formatos. A tecnologia eDrive passa a ser oferecida também na carrinha Série 5 Touring.

a carregar vídeo

Neste caso, destaque para a 530e Touring, que apresenta um consumo médio combinado de apenas 1,9-2,1 l/100 km, consumo energético de 14.9-15.9 kWh/100 km e emissões de CO2 de 43-47 g/km. Há ainda versão com tração integral 530e xDrive Touring, com um consumo médio combinado de 2,1-2,3 l/100 km, consumo energético de 15.9-16.9 kWh/100 km e emissões de CO2 de 49-52 g/km.

A versão 530 xDrive na configuração berlina recorre a motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros em linha associado a um motor elétrico síncrono, caixa automática Steptronic de oito velocidades e tecnologia xDrive de tração integral. O motor térmico oferece 184 CV de potência e 300 Nm de binário, enquanto o motor elétrico oferece 80 kW/109 CV e binário de 265 Nm, sendo que a potência combinada é de 292 CV e o binário combinado é de 420 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,9 segundos, com uma velocidade máxima de 235 km/h (140 km/h em modo elétrico). A autonomia elétrica varia entre os 62 e os 67 quilómetros na versão de tração traseira e entre os 56 e os 58 quilómetros na versão xDrive.
a carregar vídeo

A carrinha com a mesma configuração plug-in demora um pouco mais a acelerar dos zero aos 100 km/h (6,1 segundos), enquanto a velocidade máxima é de 220 km/h (140 km/h em modo elétrico). Já a autonomia elétrica varia entre os 58 e os 62 quilómetros com tração traseira e entre os 53 e os 56 quilómetros com tração integral.

No final do ano, o BMW 545e xDrive berlina irá chegar com um motor a gasolina de seis cilindros em linha associado a um motor elétrico síncrono, caixa automática Steptronic de oito velocidades e tecnologia xDrive. O motor de combustão tem 3.0 litros e uma potência de 286 CV, com o motor elétrico a fornecer 80 kW (109 CV) para uma potência combinada de 394 CV e binário conjunto de 600 Nm. Com estes valores, consegue oferecer mais dinamismo, acelerando dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos e com uma velocidade máxima de 250 km/h (140 km/h em modo elétrico). A autonomia elétrica varia entre os 54 e os 57 quilómetros. O consumo de combustível combinado é de 2,1-2,4 l/100 km, para um consumo de energia elétrica combinado de 15.3-16,3 kWh/100 km e emissões de CO2 combinadas de 49-54 g/km.

Nestas, a versão de entrada a gasolina faz-se com a 520i Berlina e Touring com motor de quatro cilindros em linha de 184 CV e 290 Nm, auxiliado por um sistema elétrico de 48V (mild-hybrid) e com uma caixa automática Steptronic de oito velocidades. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 7,9 segundos (8,3 segundos na Touring) e a velocidade máxima é de 235 km/h (225 km/h), enquanto o consumo médio é de 5,3-5,5 l/100 km (5,5-5,7 l/100 km) e as emissões de 120-125 g/km de CO2 (126-131 g/km).

Nos Diesel, a oferta inicia-se com os 520d berlina e Touring, com motor turbodiesel de quatro cilindros em linha e sistema Mild-Hybrid, caixa Steptronic de oito velocidades, com uma potência máxima de 190 CV e binário máximo de 400 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h é de 7,2 segundos (7,6 segundos na carrinha), com uma velocidade máxima de 235 km/h (222 km/h na carrinha). O consumo médio é de 4,1-4,3 l/100 km (4,3-4,5) para emissões de 108-112 g/km (113-119 g/km). Os 520d Berlina e Touring também estão disponíveis com versão xDrive, que pressupõe um ligeiro incremento nos consumos e nas emissões.

Chassis avançado

O modelo bávaro também beneficia de novidades no acerto do chassis, nomeadamente com a chegada de direção ativa integral opcional, que oferece maior assistência em manobras de baixa velocidade, estando agora também disponível nos modelos híbridos plug-in. Em termos de sistemas de assistência à condução, o renovado Série 5 amplia as suas funções, sobretudo no rumo à condução autónoma: o alerta de saída de faixa – parte do pacote Driving Assistant opcional – inclui função de retorno à faixa com intervenção no volante.

a carregar vídeo

Ainda no capítulo tecnológico, conta com assistente de estacionamento (Parking Assistant) de série com função adicional do assistente de manobras em marcha atrás, uma nova câmara de gravação que regista até 40 segundos de vídeo de pontos em redor do veículo e chave digital (Digital Key) que pode tornar o smartphone numa chave, possível de partilhar com cinco outras pessoas para que possam aceder e conduzir.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.