Sendo o sistema ‘keyless’ (acesso e ignição sem chave) cada vez mais comum nos automóveis atuais, surgiu também uma nova tendência de roubos que estão associados à clonagem das frequências das chaves, permitindo dessa forma aceder aos veículos sem que sejam necessárias as chaves reais. Neste sentido, a Kia tornou-se numa das primes a oferecer uma medida adicional para prevenir esse caso. E bastam cerca de 15iras marca euros.

Propondo travar esse tipo de criminalidade, a Kia lançou uma simples bolsa denominada KiaSafe, que tem por base o princípio da ‘gaiola de Faraday’, que protege o elemento eletromagnético no seu interior de quaisquer efeito de campos externos. Ou seja, o que está dentro de uma ‘gaiola de Faraday’ fica imune a estímulos externos.

E é exatamente esse o princípio destas bolsas, que também podem ser utilizadas para chaves de outras marcas, tendo sido desenvolvida para impedir que os assaltantes utilizem ataques de cópia de frequências das chaves para acesso e roubo do veículo.

A marca está ainda a trabalhar em segurança reforçada para este problema, destacando o desenvolvimento de chaves com um botão ‘Sleep’ para tornar o sinal das chaves reais impossíveis de replicar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.