A Ford anunciou que o Bronco, o seu SUV 4×4, será lançado pela primeira vez na Europa, seguindo as pisadas do Mustang que também chegou ao continente nesta derradeira geração. Ainda não é conhecida a gama de motores disponível para o mercado europeu.

Considerado uma ‘lenda americana’, o Bronco promete excelente aptidões fora de estrada, representando a filosofia ‘go anywhere’ da Ford, preparando a sua chegada à Europa na versão de quatro portas em número muito limitado para alguns mercados no final de 2023. De fora dos planos está já o mercado britânico, já que os modelos à venda serão apenas de volante à esquerda.

O design interior e exterior é inspirado em ícones como o Bronco original de 1966, com visual robusto e aptidões todo-o-terreno também retiradas das pick-ups F-Series da Ford disponíveis no mercado americano, procurando oferecer assim um conceito único de aventura.

Nos Estados Unidos da América (EUA), o Bronco recebeu a alcunha de G.O.A.T (Goes Over Any Type of Terrain) graças a um sofisticado sistema de tração às quatro rodas e tecnologias, incluindo Trail Control, e até sete modos de condução. De série, surge com um conjunto de características únicas, tais como painéis amovíveis, pontos de montagem integrados concebidos especificamente para acessórios e materiais fáceis de limpar.

Sob a carroçaria, o Bronco recorre a um chassis em aço de alta resistência com sete membros transversais, proporcionando um núcleo estrutural firme e um elevado curso de suspensão para excelentes aptidões fora de estrada, tirando partido de uma tecnologia de suspensão denominada High-Performance Off-Road Stability Suspension (HOSS), que consiste em triângulos independentes com molas de longo curso no eixo dianteiro, uma solução que reduz até 20% o peso não suspenso (em comparação com arquiteturas de eixo rígido), e que oferece também uma qualidade de condução superior com um contacto consistente das rodas com o piso.

Na traseira, a arquitetura de série é formada por um eixo rígido de cinco braços, com molas de longo curso e taragem variável, combinado com amortecedores heavy-duty em ambos os eixos. As jantes de liga leve de 17 e 18 polegadas, disponíveis em opção, estão equipadas com pneus mistos (alcatrão/terra) que asseguram conforto em estrada e confiança fora de estrada.

“O Bronco é o mais robusto e versátil todo-o-terreno da Ford, e a nova geração conjuga o ADN do modelo original com as mais recentes tecnologias para condução fora de estrada e uma vasta gama de acessórios, criando, assim, um novo ícone do todo-o-terreno”, declarou Matthias Tonn, engenheiro chefe, Importação de Veículos da Ford Europa.

Design robusto, original e personalizável

Partindo de uma folha de papel em branco, a equipa de design do Bronco começou por fazer uma projeção digital em tamanho real do modelo da primeira geração para garantir que as proporções e formas seriam imediatamente reconhecidas como elementos chave do novo conceito. Pequenas saliências, linhas afirmadas e detalhes arrojados e funcionais conferem ao Bronco o aspeto intencional e robusto que o tornam inconfundível, além de contribuírem para as suas excecionais aptidões todo-o-terreno.

A frente do veículo apresenta a tradicional grelha a toda a largura, com faróis redondos e o expressivo logótipo, conferindo um visual verdadeiramente único. Os painéis da carroçaria de linhas quadradas foram concebidos para facilitar a visibilidade exterior das extremidades do SUV e, por conseguinte, facilitar o posicionamento do veículo em situações off-road mais exigentes.

O Bronco também apresenta diversos detalhes simples, mas inteligentes, tais como as abas em plástico aparafusadas aos guarda-lamas e os pontos de mira, ou seja, secções elevadas no topo dos guarda-lamas dianteiros que ajudam o condutor a localizar os cantos do veículo, e que podem também ser utilizados como pontos de fixação de cabos capazes de suportar até 68 kg. Isto facilita o transporte de objetos de maiores dimensões, tais como canoas.

O Bronco dispõe de uma capota rígida amovível completa, com um revestimento interior que oferece uma proteção acústica na utilização em estrada. A capota rígida separa-se em quatro painéis e todas as portas podem ser totalmente removidas, também de forma individual, utilizando uma única ferramenta e em apenas oito minutos.

O Bronco oferece sacos de armazenamento específicos que permitem guardar as portas a bordo, com segurança, prontas para serem reinstaladas em breves minutos. A equipa de design optou também por instalar os espelhos retrovisores à frente do para-brisas, mantendo a visibilidade mesmo com as portas removidas.

Outra das suas particularidades é a possibilidade de oferecer outros elementos removíveis que permitem tanto a personalização como um melhor desempenho fora de estrada. A grelha dianteira e os para-choques podem ser removidos e trocados por versões alternativas. As abas plásticas dos guarda-lamas foram concebidas para se separarem sem danos, em caso de um impacto em utilização off-road, podendo ser fácil e rapidamente substituídas.

Paralelamente, num ‘piscar de olho’ aos mais puristas, o Bronco possui vários detalhes dissimulados (Easter eggs), que evocam a tradição do Bronco e que foram concebidos para serem descobertos pelos proprietários à medida que utilizam o seu veículo. Alguns exemplos: logótipos Bronco escondidos ou um gráfico com a gama de versões originais de 1966, entre outros.

A bordo, o design do painel de instrumentos inspira-se no da primeira geração Bronco e a palete de cores provém de tons naturais. O equipamento para utilização no exterior e os materiais foram concebidos com padrões de durabilidade. As superfícies do painel de instrumentos e tablier são laváveis e os interruptores físicos no habitáculo estão selados com silicone, com pontos de contacto em borracha que os estão protegem dos elementos, sendo também fáceis de limpar.

Ainda assim, o Bronco não faz concessões em termos de soluções de conforto ou conveniência, disponibilizando ecrã de 8.0 polegadas para o painel de instrumentos, parcialmente em TFT, a que se junta ainda o ecrã tátil de 12 polegadas para o sistema de infoentretenimento SYNC 4 de última geração, que beneficia das atualizações de software sem fios Ford Power-Up. Os sistemas Apple CarPlay e Android Auto são de série, juntamente com um equipamento áudio B&O Premium Sound System com dez altifalantes e subwoofer. Conta ainda com câmaras a 360 graus com visão off-road, montado de série, o qual permite ver as rodas (o que é impossível de fazer no lugar do condutor) e incrementar a visibilidade durante as fases de condução técnica mais exigentes, tais como trilhos pedregosos.

Tecnologia para ir a todo o lado

No centro das suas aptidões para chegar a todo o lado, o Bronco conta com o sistema Terrain Management System, o qual facilita aos condutores a seleção do modo que necessitam para se adaptarem às condições. Juntamente com os modos de estrada, tais como ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Sport’ e ‘Slippery’, os modos dedicados off-road ‘G.O.A.T’. incluem os modos ‘Mud/Ruts’, ‘Sand’ e um modo ‘Baja’, opcional e inspirado na competição, sendo que cada modo otimiza o acelerador, os pontos de passagem da caixa de velocidades e a resposta da direção, tudo em função do ambiente de utilização.

O Bronco pode ser equipado como uma caixa de transferência eletrónica de duas velocidades, que permite a engrenagem em movimento, ou uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com um modo automático, o qual permite ao sistema alternar facilmente entre tração às duas rodas e tração integral em função das condições de utilização. O bloqueio do diferencial traseiro é de série, estando disponíveis, em opção, o bloqueio do diferencial dianteiro e um sistema de desativação da barra estabilizadora dianteira, soluções que proporcionam a máxima articulação em condições exigentes.

O Bronco oferece também a Trail Toolbox, um conjunto de tecnologias off-road de apoio os condutores, e que lhes permite explorar as capacidades do veículo com maior confiança. O Trail Control funciona de forma semelhante ao controlo de velocidade de cruzeiro (cruise control); o condutor pode selecionar uma velocidade até 31 km/h e o veículo gere automaticamente a aceleração e travagem para manter a velocidade selecionada enquanto o condutor se concentra na direção ao percorrer terrenos difíceis.

Já o Trail Turn Assist utiliza a vetorização de binário, com base nos travões, para reduzir o raio de viragem em até 40% em situações off-road com espaços confinados. Por sua vez, o Trail One-Pedal Drive permite ao condutor acelerar e travar utilizando apenas o pedal do acelerador, facilitando um controlo mais preciso da velocidade em situações de condução mais difíceis. As tecnologias de assistência ao condutor incluem ainda AdvanceTrac com Roll Stability Control e Trailer Sway Control, oferecendo ao condutor mais confiança e segurança na condução com reboque.

Para garantir uma segurança irrepreensível, a barra de segurança interior ao longo do tejadilho, construída em aço boro de alta resistência, está equipada com airbags laterais de cortina integrados, a que se juntam os airbags laterais nos bancos e os airbags frontais.

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