Buracos na estrada ou trânsito? A Jaguar Land Rover quer pagar para saber deles

30/04/2019

A Jaguar Land Rover está disposta a pagar aos condutores para que os seus veículos possam ‘comunicar’ as condições da estrada com recurso a tecnologia avançada de conectividade.

Recorrendo à tecnologia ‘Smart Wallet’ de criptomoeda, os proprietários ganham créditos ao permitirem que os seus carros reportem automaticamente aos serviços de navegação ou às autoridades competentes condições da estrada como engarrafamentos ou informações de buracos na via.

Os condutores poderão, depois, utilizar esses créditos virtuais para pagamento de elementos quotidianos como cafés, portagens ou parques de estacionamento. No limite, poderiam até servir para pagamento de carregamento de veículos elétricos.

A ‘Smart Wallet’ utiliza a mais recente tecnologia de criptomoeda, tendo a JLR efetuado uma parceria com a Fundação IOTA para alavancar estas trocas monetárias. Uma das vantagens, assume a marca, é que não exige uma taxa para cada transação, além de proporcionar uma maior rapidez nas operações, sobretudo com o aumento previsível de dispositivos conectados – as expectativas é de que existam cerca de 75 mil milhões de dispositivos conectados em 2025. Os condutores também poderão ‘preencher’ a sua carteira virtual com métodos de pagamento convencionais.

Esta tecnologia inovadora está já a ser testada pela equipa de engenharia de software da Jaguar Land Rover em Shannon, na Irlanda, onde os engenheiros já equiparam diversos modelos com a funcionalidade de ‘Smart Wallet’.

a carregar vídeo

A marca quer estabelecer uma economia partilhada na qual o veículo joga um papel importante e integrado como gerador de dados para as cidades inteligentes do futuro. Por exemplo, a JLR aponta que os serviços ‘Smart Wallet’ conectados vão promover uma redução nos engarrafamentos com a partilha de atualizações em tempo real do estado do trânsito, sugerindo rotas alternativas ou ajudando a diminuir as emissões poluentes devido ao tempo parado nas filas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.