A SEAT anunciou que irá lançar um veículo urbano 100% elétrico em 2025, tendo por objetivo situar esse novo modelo na faixa entre os 20 mil e os 25 mil euros. O objetivo é tornar a mobilidade elétrica mais acessível à população, propondo-se assim a alcançar os objetivos do Acordo Verde (Green Deal) para a sustentabilidade. Ainda sem nome e sem mais detalhes (como a possibilidade de ser também vendido com marcas Skoda e Volkswagen), a SEAT irá revelar a unidade de produção onde este veículo será fabricado nos próximos meses.

Na conferência de apresentação de Resultados Anuais de 2021, a empresa espanhola apresentou um ambicioso plano, denominado de ‘Future Fast Forward’, cujo objetivo é liderar a eletrificação da indústria automóvel em Espanha. O principal motor deste plano é a produção de veículos elétricos urbanos em Espanha a partir de 2025.

Wayne Griffiths, Presidente da SEAT, explicou que “queremos fabricar veículos elétricos em Espanha a partir de 2025. A nossa intenção é produzir mais de 500.000 automóveis elétricos urbanos por ano em Martorell também para o Grupo Volkswagen, mas precisamos de um compromisso claro por parte da Comissão Europeia”.

A SEAT ambiciona não só produzir veículos elétricos, mas também liderar o desenvolvimento de todo o projeto do Grupo Volkswagen. “O nosso plano é transformar o nosso Centro Técnico, o único no sul da Europa e um ativo essencial de Desenvolvimento e de Investigação para a região”, acrescentou Griffiths.

“Acreditamos que é parte de nossa responsabilidade eletrificar todo o país. Há 70 anos colocámos este país sobre rodas. O nosso objetivo agora é colocar o país sobre rodas elétricas. Elaborámos o plano, temos os parceiros certos e, de um modo geral, estamos prontos para investir. Este projeto pretende ser o motor da transformação da indústria automóvel espanhola. É necessário o apoio do Governo espanhol e da Comissão Europeia neste plano transversal e nacional, para que o Grupo Volkswagen possa tomar a decisão final sobre a sua execução”, complementou em relação a este projeto o mais alto responsável da marca catalã.

Sendo o segundo maior produtor de automóveis da Europa, Espanha tem uma grande responsabilidade na concretização dos objetivos do ‘Green Deal’ em 2030. Para tal, o projeto inclui a criação de um ecossistema de veículos elétricos, estimulando a procura e desenvolvendo infraestruturas de carregamento público. O próximo passo seria a localização da cadeia de valor do veículo elétrico, começando pelo ecossistema das baterias elétricas.

O Futuro Fast Forward serviria como uma força motriz para a criação de empregos, especialmente para os mais jovens. O projeto inclui a SEAT S.A., bem como governos, centros de tecnologia e grandes, médias e pequenas empresas. 15 entidades participantes, de pelo menos seis setores, apoiam o plano: Aeorum, Antolín, Asti Mobile Robotics, CaixaBank, Delta Vigo, Ficosa, Fisas Navarro, Gestamp, Iberdrola, Lithium Iberia, Mind Caps, Sayer Technologies, SEAT S.A., Sesé e Telefónica.

Objetivo: Voltar à rentabilidade em 2021

Efeito da pandemia de Covid-19, a tendência positiva da SEAT S.A. em termos de resultados financeiros foi interrompida em 2020. A empresa espanhola obteve um resultado operacional negativo de 18 milhões de euros (face aos 352 milhões de 2019), num resultado que acabou por ser esperado na medida em que alguns dos principais mercados da marca, como Espanha, Reino Unido ou Itália, estiveram sujeitos a medidas bastante severas relacionadas com a pandemia de Covid-19.

As vendas da empresa seguiram a tendência do mercado automóvel global, perfazendo um total de 427.000 unidades, menos 25,6% do que no ano anterior (574.100 veículos vendidos em 2019).

O abrandamento das vendas traduziu-se num menor volume de negócios, que abrandou para 8784 milhões de euros, menos 21% comparado com o ano anterior (11.157 milhões de euros em 2019), afetando ainda o resultado operacional as despesas relacionadas com as emissões, que ultrapassaram os 260 milhões de euros.

De acordo com o Vice-Presidente Executivo de Finanças da SEAT S.A., Carsten Isensee, “o grande desafio para 2020 era inicialmente a nova meta de emissões de CO2. O impulso para os veículos eletrificados da SEAT e da CUPRA começou no final do ano. Este ano, com os lançamentos do CUPRA Formentor e-Hybrid e do CUPRA Born, esperamos atingir os objetivos de emissões de CO2 para 2021”.

Por sua vez, o presidente da SEAT S.A., Wayne Griffiths, afirmou que “o nosso objetivo é aumentar as vendas e recuperar os nossos volumes para níveis pré-COVID. Em 2021 devemos voltar ao lucro. Este é o nosso objetivo financeiro. Estamos a trabalhar arduamente para obter números positivos o mais rápido possível. As principais alavancas para alcançar a rentabilidade em 2021 vão ser o aumento do mix de PHEV e o lançamento do modelo 100% elétrico, o CUPRA Born, que nos vai permitir atingir as nossas metas de CO2. Além disso, vamos concentrar-nos na redução de despesas gerais e administração de receitas, com foco nos mercados e canais mais importantes”.

O desempenho da CUPRA foi surpreendente para a companhia, com 27.400 automóveis vendidos em 2020, atingindo um crescimento de 11% em comparação a 2019, tornando-a uma das poucas marcas a crescer na Europa durante a crise pandémica. Desde a criação da marca em 2018 até hoje, a CUPRA já vendeu mais de 70.000 veículos e superou todas as expectativas iniciais.