O Zeekr X é um dos dois modelos com que a marca chinesa ‘ataca’ o mercado europeu, sendo este aquele que mais atenções deverá atrair ao pertencer ao segmento importante dos SUV premium de dimensões médias. A primeira experiência ao volante teve lugar em Estocolmo, na Suécia, onde as impressões gerais foram bastante positivas em ambas as versões à nossa disposição – tração traseira e integral.

Recém-lançada na Europa, a Zeekr pertence ao gigantesco grupo Geely, que detém outras companhias de renome como a Volvo, Lotus ou Polestar, apenas para citar as que mais ‘impressionam’. A ambição da Zeekr é, também, bastante grande, já que pretende situar-se numa faixa premium, apelando a todos os condutores que ainda têm um modelo a combustão de segmentos superiores.

Para conseguir atrair outros clientes, a marca recorre a muitas das ferramentas já oferecidas no grupo Geely, como é o caso da plataforma SEA (Scalable Electric Architecture), a qual permite um ótimo aproveitamento do espaço a bordo graças a uma distribuição melhorada dos componentes elétricos, desde logo pela bateria de iões de lítio situada sob o piso e em posição central entre os dois eixos. Uma solução que já não é nova, mas continua a pagar dividendos na distribuição de peso e na redução do centro de gravidade. Logo, dinâmica melhorada. Mas já lá iremos.

Exteriormente, o novo X aparenta dimensões muito compactas, embora na verdade meça 4432 mm de comprimento, situando-o entre rivais como os smart #1, Volvo EX30, ligeiramente mais compactos, e os Mercedes-Benz EQA, BMW X1 e Audi Q3, ligeiramente maiores. É nestas companhias que o Zeekr X pretende andar…

A impressão é mesmo a de um modelo compacto, com extremidades curtas e distância entre eixos mais ampla, na ordem dos 2750 mm, o que beneficia o espaço a bordo, tanto para os ocupantes dos bancos traseiros, como para as bagagens, disponibilizando 362 litros de capacidade.

A dianteira, com grupos óticos divididos e o capot com nervuras elevadas ao centro, oferece um aspeto diferenciado e musculado, algo que é complementado, quando visto de perfil pelas jantes de 19 (Long Range RWD) as 20 polegadas (Privilege AWD), contribuindo assim para o tal visual musculado, algo a que o pilar C também ajuda, com a linha de< tejadilho descendente e duas cores. A secção traseira, com farolins horizontais e tampa da bagageira ‘vincada’ a meio, oferece um visual mais largo.

Para garantir uma maior eficiência aerodinâmica, o X recorre a alguns ‘truques’, como os puxadores das portas retráteis ou os já referidos espelhos retrovisores sem molduras, para um coeficiente de arrasto de 0.28 Cd, o que tem o condão de incrementar a autonomia.

Interior tecnológico e bem concebido

As unidades fornecidas para este primeiro contacto eram ainda de pré-produção, pelo que alguns detalhes estavam ainda a ser ultimados em matéria de conceção e acabamentos, mas a ideia geral é já bastante boa, nomeadamente, na tónica geral de construção e nos materiais escolhidos. Com efeito, a marca recorre apenas a materiais sustentáveis, recusando o couro tradicional em favor de tecidos produzidos com materiais reciclados, de tato macio e perfurado para conforto adicional (presente nos forros cimeiros do tablier e painéis das portas com o desenho ‘ponteado’ de edifícios de capitais europeias…).

O lado tecnológico é outro dos elementos principais do interior do novo X, recorrendo a dois ecrãs de alta definição, um de 8.8” para o painel de instrumentos e outro, de 14.6”, em posição ‘flutuante’, para o sistema de infoentretenimento e funcionalidades do veículo. O condutor beneficia, ainda, de tecnologia head-up display de 24.3” com realidade aumentada, numa funcionalidade de série que consegue projetar gráficos no próprio para-brisas, seja de instruções de navegação, seja de alertas de segurança.

Concebido sob a premissa de um cockpit digital, o Zeekr X recorre a rede 5G para transmissão de dados e funções de conectividade para uma experiência de utilização avançada. No centro das operações está o chio Qualcomm 8155 de última geração, cujo poder computacional é dos mais elevados da indústria, permitindo funções como a atualização remota sem fios (‘over-the-air’). O assistente de comandos por voz com reconhecimento de voz natural para controlar uma série de funções, como a navegação, climatização ou multimédia. O sistema de áudio premium da Yamaha, com 13 altifalantes, é outra das particularidades do Zeekr X.

Animais ‘à solta’…
Não, não são bem ‘à solta’, mas no caso do Zeekr X há dois atributos curiosos relacionados com animais de estimação que merecem destacar. O primeiro é modo ‘Pet’ que liga a climatização em temperatura agradável para os animais que sejam deixados por algum tempo no interior, tranquilizando os transeuntes de que não foram esquecidos graças a um indicador no inovador ecrã presente no pilar B (que também dá informações do estado de carga) e mensagem também no ecrã central. Evitam-se assim situações de alarme… A outra particularidade é a de poder replicar sons abaixo dos 30 km/h para alertar os peões que podem ser de gatos, cães ou porcos… ou um motor a gasolina.

Os bancos, confortáveis e com bom apoio do corpo (ajuste elétrico), são importantes, sobretudo na tarefa da condução, dando uma boa visibilidade geral. Outra funcionalidade, usualmente aplicada nos modelos de segmento premium, é a de bancos com massagem, oferecidos no Zeekr X Privilege, a versão mais equipada e mais potente. O espaço atrás, como já foi indicado, é bastante interessante para um modelo de apenas 4,3 metros de comprimento, com piso plano para ajudar na habitabilidade. O interior revela-se, ainda, luminoso graças ao enorme tejadilho panorâmico com proteção contra os raios UV.

Bem confuso é o funcionamento do comando dos vidros elétricos… Embora seja algo estranho, a Zeekr decidiu que o toque para a frente no comando do vidro elétrico faz baixar o vidro e a pressão para trás, faz levantar o vidro. Ou seja, o oposto do que dita a lógica. Um pormenor que, admita-se, pode criar hábito com a utilização corriqueira, mas que a nós nunca nos convenceu. Acertámos sempre no oposto do que verdadeiramente queríamos. Também na ergonomia, preferíamos um pouco mais de simplicidade no acesso ao menu da climatização, incluído no sistema de infoentretenimento.

Boas surpresas

O Zeekr X contará com duas versões, uma de tração traseira (Long Range RWD) e outra de tração integral (Privilege AWD), sendo que ambas contarão com uma bateria de iões de lítio de 69 kWh com autonomia até 445 quilómetros em ciclo combinado WLTP no caso da versão de motor singular de longo alcance. A versão de dois motores e tração integral regista autonomia declarada WLTP de até 425 quilómetros.

O Long Range RWD debita 200 kW/272 CV de potência e 343 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,6 segundos, ao passo que o Privilege AWD se posiciona no topo, com 315 kW/428 CV de potência e 543 Nm de binário máximo, valendo-lhe aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima em ambos os modelos está limitada aos 180 km/h.

O primeiro modelo ensaiado foi o de tração integral, que se demarca pela elevadíssima capacidade de resposta, graças aos seus 428 CV, dando-lhe prestações de desportivo, tanto em aceleração, como em recuperações. O condutor pode ajustar os modos de condução, entre o mais eficiente e o mais dinâmico, bem como a regeneração e a assistência da direção a partir do ecrã tátil, sendo que neste caso há uma diferença sensível entre os modos mais ecológico e desportivo.

A versão de menor potência é, ligeiramente, menos contundente nas acelerações, embora honra lhe seja feita que é difícil ficar dececionado pela capacidade de aceleração.

Dinamicamente, o Zeekr X surpreende bastante, na medida em que oferece uma postura muito estável e cumpridora, com excelente manobrabilidade nas mudanças repentinas de direção. O nível de tração e de motricidade que ambos os modelos demonstram é bastante elevado, nomeadamente, no caso do SUV de tração integral, compreensível graças à sua escolha técnica. Mesmo com alguns excessos em curva, denota uma trajetória sempre muito correta e sem obrigar a correções de direção, o que é uma clara mais-valia.

Sem qualquer espécie de amortecimento adaptativo (poderia beneficiar de tal), o bom compromisso registado entre conforto e agilidade dá-lhe pontos bastante positivos, pelo que o Zeekr X assume-se como uma proposta muito em linha com os gostos dos clientes europeus no que à condução diz respeito. A regeneração pode ser ajustada em dois níveis, sendo que no nível mais forte, quase que permite uma condução com um único pedal, ou seja, o do acelerador.

O condutor é ainda ‘apoiado’ por diversos assistentes de segurança, não faltando os cada vez mais usuais indicadores de excesso de velocidade (aqui com indicação completa de qual a velocidade permitida no local e que estamos acima dela…) ou assistente de veículos no ângulo morto.

A bateria (com células fornecidas pela CATL) pode ser recarregada a 150 kW em postos de carga rápida (CC), repondo de zero a 80% da bateria em menos de 30 minutos. O carregador de bordo AC de 22 kW permite recarregar a totalidade da bateria (desde zero) em quatro horas.

O novo Zeekr X chegará primeiro aos mercados da Suécia e Paíxes Baixos, seguindo-se brevemente a Alemanha, com preços a partir dos 44.990€, naquele que é um valor adequado para um modelo elétrico direcionado para o segmento premium. Quanto à chegada a Portugal, será preciso esperar um pouco mais, talvez para o final de 2024, mas muito mais provável no início de 2025.

Em suma…

Bem concebido, bem-nascido e com uma postura de condução muito competente que agradará a uma faixa de condutores muito ampla, o Zeekr X é mais um bom exemplo daquilo que as novas marcas podem oferecer em termos de eletrificação, com um SUV muito ágil, bastante rápido e eficiente que promete dar muito trabalho às marcas premium já estabelecidas, a começar, desde logo, por aquelas com que partilha muitos componentes, como é o caso dos Volvo ou dos smart, cujo posicionamento é também cimeiro.

Tecnologicamente, dá também um passo em frente, mostrando estar na vanguarda da indústria, pelo que o X afirma-se como um SUV urbano que não se intimida por tiradas mais longas e que tem potencial para ser, de imediato, muito bem-sucedido a exemplo do que tem sucedido no mercado chinês.

“Em Estocolmo, Suécia.

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