A versão de produção do CUPRA Formentor, primeiro modelo 100% desenvolvido para a marca espanhola desportiva seria a estrela espanhola do Salão de Genebra, hoje anunciado que seria cancelado.

A lista de novidades da CUPRA para o certame de Genebra era grande, uma vez que, além do Formentor de produção em série, seriam ainda apresentados os novos Leon nas suas diversas configurações, incluindo a variante Plug-in de 245 CV de potência, a par das mais potentes.

Porém, seria mesmo o SUV desportivo a arrebatar as atenções do stand da marca espanhola, tratando-se de um crossover coupé com visual muito arrojado que, de acordo com as imagens de antecipação mostradas pela CUPRA, terá muitas semelhanças com o concept apresentado no ano passado.

A sua base será a mesma do CUPRA Leon, devendo dispor de uma motorização Plug-in híbrida com credenciais semelhantes, ou seja, também os 245 CV de potência máxima. Além dessa, espera-se uma variante puramente a combustão, com recurso ao motor 2.0 TSI de quatro cilindros com 300 CV de potência que é utilizado no CUPRA Leon, embora não seja de descartar a utilização da versão de 310 CV que no Leon apenas pode ser escolhida na carrinha e com tração integral 4Motion.

a carregar vídeo

O SUV tem vindo a ser sujeito a ensaios de desenvolvimento, com uma passagem recente pelo circuito catalão de Castellolí a por à prova as suas capacidades às mãos de dois pilotos profissionais, Mattias Ekström e Jordi Gené. A acompanhar bem de perto este teste esteve Marta Almuni, do departamento de desenvolvimento técnico da CUPRA, que se mostrou satisfeita com os dados obtidos a partir da experiência dos pilotos.

“Eles são extremamente exigentes. Além disso, graças à sua experiência, sabem exatamente como distinguir os diferentes aspetos do carro, pelo que são muito específicos nas suas apreciações e isso é uma grande ajuda para nós”, referiu.