Cupra Portugal: experiência virtual numa história de sucesso (bem) real

04/03/2024

Cupra City Garage Lisboa celebrou segundo aniversário e sucesso de vendas em Portugal (mais 55% face ao ano anterior). Evento contou com muita animação e com uma pequena viagem virtual ao mundo da marca.

 

“Nunca mais repito isto!”. O desabafo era de Paulo Pires, enquanto subia as escadas do piso inferior da Cupra City Garage Lisboa, onde acabara de ter uma experiência de realidade virtual. Disse-o com um sorriso, como quem sugeria o contrário do que acabara de dizer, ao cruzar-se com os jornalistas (entre os quais o representante do Motor 24), que desciam as mesmas escadas para 10 minutos hiper-realistas com a Cupra VR Experience.

Disponível desde o passado dia 23 de fevereiro a quem visite este espaço, no coração de Lisboa, esta viagem virtual é um projeto de entretenimento baseado na localização que permite aos participantes fazer uma viagem ao universo virtual da marca Cupra e conhecer vários dos seus automóveis mais “empolgantes”. Como? Com recurso a uns óculos de realidade virtual, seguindo a sua localização, em tempo real, os utilizadores deslocam-se intuitivamente e de forma natural através de ambientes virtuais, na companhia de outros. Uma experiência totalmente imersiva e multiutilizador, com várias surpresas pelo meio, como o comprovou o Motor 24; como foram disso exemplos, a iminência de cair de um abismo e a oportunidade de “entrar” a bordo do Cupra Tavascan, o potente SUV Coupé que será lançado, este ano, com duas versões de potência, ambas 100% elétricas e cujo interior é uma autêntica revolução tecnológica e desportiva.

Números reais

Mas nem tudo foi virtual na celebração do 6º aniversário da marca (e do 4º em Portugal), e, já agora, o 2º do Cupra City Garage Lisboa, onde decorreu o evento. Os números são bem reais. E contam uma história ainda curta, mas de grande sucesso. Basta mencionar que a marca registou, em 2023, um aumento de 55% das vendas face a 2022. O ano passado, a marca entregou mais de 2.500 viaturas, o que reflete a “confiança e o reconhecimento” dos consumidores nacionais em relação à Cupra.

Refira-se que ainda durante o ano de 2024, a ofensiva de produto aumentará com novos lançamentos. Além dos modelos já reconhecidos, que agora apresentam novas motorizações e design, a marca introduzirá veículos 100% elétricos, como o (já referido) Tavascan e o Born VZ.

O crescimento da Cupra também se traduz nos 13 pontos de venda – Cupra Garages – de norte a sul do país, três dos quais inauguradas em 2023 e um já no ano corrente. “Cada Cupra Garage tem denominadores comuns como o design inconfundível e o nível de atendimento especializado dos masters, que estão sempre disponíveis para receber futuros e atuais clientes”, explica a marca.

Eventos variados

“Estamos extremamente satisfeitos com o crescimento que a Cupra alcançou em 2023, resultado do compromisso da nossa equipa e da rede de concessionários, bem como da confiança e lealdade dos nossos clientes, que nos impulsionam diariamente. Além disso, comprometemo-nos em garantir a rentabilidade da marca e da sua rede de concessionários, fazendo com que cada passo dado contribua não só para o sucesso presente, mas também para a estabilidade e crescimento futuros. As novidades previstas para este ano são a base para alcançar esse objetivo”, afirma Mónica Camacho, diretora-geral da Cupra. “A celebração do 2º aniversário da Cupra City Garage é mais um marco positivo, que reforça a ligação da marca aos portugueses, através da cultura urbana e da vibração da cidade”, acrescenta a mesma responsável.

O ano de 2023 na Cupra City Garage foi marcado por 30 eventos e experiências que cativaram mais de 3.000 pessoas ao longo do ano. Com uma média de três eventos por mês, o espaço acolheu uma variedade de atividades, desde exposições de artistas nacionais a sets de DJ conhecidos, passando por workshops de gastronomia, vinhos e fotografia, e discussões relevantes nas Talks promovidas. O universo Cupra também é amplamente explorado: os simuladores do jogo Forza Horizon 5 levaram os mais curiosos a conhecer e testar vários modelos da marca. A partir de agora, apresenta uma nova atração: a Cupra VR Experience, experiência a não perder.

“O nosso objetivo, desde o primeiro momento, foi o de colocar a Cupra City Garage Lisboa na agenda dos portugueses, enquanto um espaço a usufruir, na cidade. Os primeiros passos foram dados e, neste 3º ano de atividade, prometemos continuar a oferecer experiências únicas e diferenciadoras que se enquadrem com o posicionamento da marca e que agradem à nossa Tribo”, afirma Cristina Rola, diretora de Marketing da Cupra.