A DS Automobiles trouxe até Portugal o E-Tense Performance, concept funcional que incorpora muitas das tecnologias desenvolvidas através da sua participação na Fórmula E e que, ao mesmo tempo, dá indicadores para a estratégia futura de eletrificação.

O protótipo DS E-Tense Performance é uma espécie de automóvel de desenvolvimento continuado de soluções definidas pela marca na Fórmula E, onde participa sob a denominação DS Penske (depois de alguns anos em parceria bem-sucedida enquanto DS Techeetah), procurando demonstrar a sua viabilidade para aplicação nos automóveis de produção em série.

Com efeito, desde que entrou na modalidade, a DS Automobiles tem visto muita da tecnologia migrar da competição para a estrada, com três princípios fundamentais: acelerar a investigação e o desenvolvimento técnico, aumentar a notoriedade da marca e fomentar a eletrificação dos carros de estrada.

Note-se, a este respeito, que a DS Automobiles foi uma das primeiras marcas automóveis a empenhar-se na Fórmula E, há dez temporadas, estabelecendo também um compromisso para com a transição energética da sua gama. Já com uma gama eletrificada desde 2022 (híbrido plug-in ou elétrico), será a partir deste ano que cada novo automóvel da marca será 100% elétrico, assumindo-se então, de ‘corpo e alma’ como uma marca totalmente elétrica.

Com mais de 250 mil unidades vendidas na Europa até à data, a DS afirma que o conceito de eletrificação esteve na génese do seu lançamento, justificando desta maneira uma ideia que vai ser acelerada – a de introdução de novos modelos. Um dos destaques da DS Automobiles é o DS7 (ex-Crossback), que tem vindo a ser um dos modelos SUV premium mais procurados entre os híbridos plug-in (dispõe de versões de 225 CV, 300 CV e de 360 CV). Também o DS3 tem vindo a ser um modelo bem-sucedido, com 42% das vendas a fazerem-se com a versão elétrica (E-Tense).

Em Portugal, está no top oito das marcas premium, com 2% de quota de mercado dos premium, valendo a pena frisar que do total de vendas da DS Automobiles 68% foram de automóveis eletrificados.

O outro pilar por que a DS quer ser reconhecida é pela arte francesa de viajar, com luxo nos acabamentos e conforto também talhado pela experiência do cliente, com materiais de muita qualidade e muita atenção aos detalhes, como o ponto pérola entre outros fatores de exclusividade, como são os bancos com padrão em bracelete. Do ponto de vista da tecnologia, a marca procura oferecer mais tecnologia aos clientes logo de série, como o sistema DS Iris, a suspensão DS Active Scan, o sistema de som Focal Electra e a tecnologia DS Night Vision.

Da pista para as estradas

Para demonstrar que a transferência de tecnologia para a pista é uma realidade relevante para a DS, a marca francesa da Stellantis criou o E-Tense Performance, que tem uma componente de desenvolvimento para a evolução técnica. Os responsáveis da marca explicam que a ideia por detrás deste concept foi a de criar um “laboratório de experimentação” a nível de design e tecnológico.

Para salientar essa mesma lógica de pertença a uma ideia de evolução técnica, este protótipo conta com diversos elementos partilhados com o monolugar de Fórmula E, como é o caso do volante (do monolugar de geração anterior), os bancos tipo bacquet, os motores elétricos e sistema de tração integral, o inversor, o software de cálculo, os amortecedores, as reduções de caixa e e a travagem mecânica e regenerativa.

O design foi também bastante elaborado com preocupações de eficiência. Linhas muito esguias e baixas envolvem um formato volumoso reforçado pelas jantes de 20 polegadas com inserções de efeitos aerodinâmico. Na dianteira, há uma nova imagem dianteira com um logótipo de efeito tridimensional, assinatura luminosa com 800 LED e câmaras no lugar dos faróis para recolha de dados relativos à condução. A marca utiliza esses mesmos dados para melhoria do veículo e do seu comportamento.

A pintura que a marca denomina de ‘besouro’ caracteriza-se pelas diferentes tonalidades consoante o ângulo de observação, combinando-se com o preto brilhante usado também na carroçaria. Atrás, os farolins exibem aparência idêntica à dos automóveis de estrada da marca, destacando-se ainda o imponente difusor traseiro para segurar o veículo ao solo. O conforto também é uma preocupação, mesmo neste concept, com diversos revestimentos mais cuidados, como o couro Negro Basalte, ou o sistema de áudio da Focal desenvolvido exclusivamente para este modelo. A digitalização fica a cargo de painel de instrumentos digital de 12 polegadas, associado a ecrã central de 10 polegadas, no qual podem ser vistas imagens captadas pela câmara traseira, por exemplo.

Tecnologia de ponta

A monocoque em fibra de carbono surge acompanhada de muita tecnologia de ponta retirada ou diretamente inspirada no monolugar de Fórmula E. O grupo propulsor é composto por duas máquinas elétricas (melhoradas face às utilizadas na competição) com uma potência combinada de 600 kW (815 CV) e um binário de 8000 Nm transmitido às quatro rodas. O motor dianteiro tem uma potência de 250 kW, enquanto o traseiro debita 350 kW.

Por seu turno, a bateria de 25 kWh e 900 V foi desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e tem revestimento em carbono e alumínio para manter o peso sob controlo. Para o arrefecimento, a marca recorre a sistema de imersão de células, enquanto o sistema de travagem regenerativo é outra das heranças da Fórmula E: para aproveitar ao máximo as fases de travagem, até 600 kW de energia pode ser recuperada, com o E-Tense Performance a ter apenas discos e pastilhas de travão como salvaguarda. Toda a travagem é feita pela regeneração, dispondo de patamares distintos. Para o carregamento, dispõe de um carregador de alta capacidade que permite até 350 kW, o que lhe permite recarregar totalmente a bateria em cinco minutos.

A ideia da marca é vir a aplicar estas baterias em breve nos seus modelos de estrada, mas também vários conceitos de produção, para baixar o peso e os consumos – neste protótipo, a DS Automobiles almeja um consumo energético abaixo dos 10 kWh/100 km. O peso do modelo é de 1200 kg.

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