Começando pelo Duster, a terceira geração do SUV compacto vai ser mostrada no certame suíço, procurando dar continuidade ao sucesso das duas versões anteriores, a primeira das quais lançada em 2010.
Com mais de 2.2 milhões de unidades produzidas até à data, o Duster renova-se por completo, tendo por base a plataforma CMF-B, sendo mais robusta e assertiva no seu design, enquanto o interior também se tornou mais avançado, com diversos sistemas de conectividade e de assistência introduzidos no novo modelo.
A gama de motores foi desenvolvida para ir ao encontro das necessidades de todos, incluindo uma versão Eco-G 100 GPL, o Hybrid 140 e o mild-hybrid 48 V com motor TCe 130 disponível com transmissões 4×2 e 4×4. A marca romena propõe o novo Duster com preços inferiores a 20.000€, pelo que a marca romena promete que o novo Duster continuará a ser o melhor SUV familiar do segmento na relação preço/desempenho.
Spring é outra novidade para as estradas
Também o Spring será apresentado publicamente pela primeira vez, depois de ter sido revelado recentemente. O novo modelo elétrico apresenta um design exterior e interior totalmente novo, sendo o único automóvel totalmente elétrico da Europa a pesar menos de uma tonelada (apenas aumentou 6 kg face à versão anterior, lançada em 2021).No interior, destaque para o novo painel de instrumentos digital personalizável de 7.0 polegadas e um ecrã multimédia central de 10 polegadas para as versões mais equipadas. As motorizações não mudaram, mantendo as versões de 45 CV nas versões Essential e Expression e de 65 CV nas versões Expression e Extreme.
A marca promete que o novo Dacia Spring será “mais acessível do que nunca” para aquilo que apelida de “automóvel elétrico com a melhor relação preço/desempenho da Europa”.
Dakar à vista e Loeb de visita
Em Genebra, a Dacia vai apresentar, igualmente, o Sandrider que vai participar, pela primeira vez, no Rali Dakar em 2025, antes de se lançarem no Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC). A Dacia encara esta participação como uma forma de dar continuidade à ideia de laboratório tecnológico à escala real empenhado na mobilidade com baixas emissões de carbono, beneficiando, para o efeito, de combustível sintético fabricado pela Aramco.
Um dos pilotos da equipa, Sébastien Loeb, vai visitar o stand da Dacia, ao lado do protótipo Sandrider, na manhã do dia 26 de fevereiro de 2024, dia de imprensa do certame suíço, que este ano volta a realizar-se depois de vários anos de ausência devido à pandemia de Covid-19.
A Dacia vai apresentar, igualmente, a sua restante gama, que incorpora a mais recente regulamentação GSR II.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.