De uma assentada, o Grupo Stellantis apresentou a nova geração de veículos comerciais ao abrigo da divisão Pro One para o setor profissional. Num contexto em que a eletrificação se torna dominante, há novidades neste capítulo, bem como no da conectividade, cada vez mais relevante para controlo de custos e de funções. O lema ‘Seis marcas, Uma força’ está interiorizado nos segmentos de comerciais compactos, médios e grandes para as marcas Peugeot, Citroën, Opel/Vauxhall, Fiat e Ram.

Sem concessões em termos práticos, cada um dos novos modelos revelados esta semana pela Stellantis assenta em três conceitos essenciais, desde ao robustecimento dos sistemas de assistência ao condutor, tecnologia elétrica de segunda geração e à interface melhorada HMI entre o utilizador e o veículo.

Os novos modelos são espelhados entre as marcas, com a Citroën a ter novos Berlingo, Jumpy e Jumper, a Fiat a contar com os novos Doblò, Scudo e Ducato, a Opel/Vauxhall os novos Combo, Vivaro e Movano e a Peugeot com os novos Partner, Expert e Boxer, sendo que todos eles contarão com versões de zero emissões – até mesmo a hidrogénio, nalguns casos. A estes haverá ainda que adicionar a nova Ram ProMaster EV para o final de 2023 no mercado americano.

Como grandes trunfos, os veículos compactos beneficiam de HMI completamente renovada, com novo cockpit, novo infoentretenimento e novos sistemas ADAS de série, para maior segurança, maior produtividade e condução com stress reduzido. Todos os veículos estão equipados com 18 tecnologias de segurança, entre assistentes e elementos técnicos, como as luzes LED que surgem de série. As versões elétricas de segunda geração foram totalmente desenhados e produzidos pela Stellantis, incluindo sistema de travagem regenerativo e e-PTO de 400 V para alimentação de dispositivos de forma independente.

A fórmula é aplicada nos Citroën Berlingo, Fiat Doblò, Opel/Vauxhall Combo e Peugeot Partner, sendo que todos são baseados na mesma plataforma multienergia (já usada nos atuais modelos, mas com evoluções). Naturalmente, cada modelo conta com identidade adaptada a cada marca, com os valores distintivos inerentes. Por exemplo, a Opel e Vauxhall mais focadas na tecnologia, como os faróis LED Matrix de série, a Peugeot distingue-se pelo estilo e aura Allure, com sistema i-Cockpit no interior, a Fiat pela sua facilidade de utilização, com sistema Magic Cargo de soluções inovadoras e o Citroën diferencia-se pelos itens de conforto por que a marca francesa é bem conhecida (como os bancos).

Na interface HMI, há novidades importantes, como o Smartphone Station, com aplicação integrada que permite interação simplificada, sendo uma forma económica e simples de melhorar a experiência do condutor. As versões mais evoluídas dispõem de ecrãs de 10″, com navegação integrada e atualizações Over-the-air, além do sistema de visão Dynamic Surround para controlo das áreas circundantes.

Com motorização elétrica capaz de até 330 quilómetros de autonomia, vale a pena destacar o novo sistema de bomba de calor para reduzir o desperdício energético na climatização. No total, esta gama terá quatro carroçarias, dois comprimentos, carga útil até uma tonelada e comprimento de carga até 3,44 metros. A oferta também compreende motores de combustão, afirmando ter preços acessíveis s todos os clientes.

Dimensão média

Totalmente renovadas, os Citroën jumpy, Fiat Scudo, Peugeot Expert e Opel/Vauxhall Vivaro têm estética baseada na identidade da suas marcas, beneficiando também de uma atualização importante da tecnologia embarcada, com novos painéis de instrumentos, mais funcionalidades de arrumação, lista de 18 tecnologias de segurança como o Dynamic Surround para o estacionamento e conectividade melhorada, entre outros.

Neste segmento, a Stellantis irá propor duas versões de emissões zero, uma elétrica a bateria com duas opções de bateria – 50 ou 75 kWh – que permitem, na melhor das hipóteses, uma autonomia até 350 quilómetros. A outra variante de zero emissões dar-se-á com a tecnologia a hidrogénio, que será lançada em meados de 2024, com autonomia até 400 quilómetros e reabastecimento rápido em torno de cinco minutos.

Estes furgões de dimensão média estarão distribuídos por seis carroçarias, dois comprimentos, carga útil até 1.4 toneladas e capacidade até 6,6 metros cúbicos.

Grandes volumes

No segmento dos grandes furgões, uma bateria de 110 kWh oferece até 420 quilómetros de autonomia elétrica (mais 140 quilómetros do que atualmente), podendo ainda contar com carregamento rápido a 150 kW para que o estado de carga passe dos zero aos 80% em menos de uma hora.

Os motores de combustão interna também foram renovados, com potência até 180 CV e 450 Nm de binário, sendo de última geração com correspondente redução no consumo e nas emissões poluentes (menos 9%).

Entre estes modelos integram-se os Citroën Jumper, Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Opel/Vauxhall Movano, os quais dispõem de novidades na interface HMI para melhorar o conforto e a funcionalidade, com um painel de instrumentos configurável, banco de trabalho na frente e novos sistemas de assistência ao condutor para assim melhorar a sua utilização em ambiente urbano. Terão forma em sete carroçarias, quatro comprimentos e três alturas, com até duas toneladas de capacidade de carga e até 17 metros cúbicos de volume admitido.

Ao nível da tecnologia e de segurança, a condução semiautónoma de nível 2 está assegurada, com tecnologias como o cruise control com função de paragem e arranque, por exemplo.

Estes modelos irão chegar ao mercado ao longo dos primeiros meses de 2024, com exceção de tecnologias específicas, como a de hidrogénio, sendo mais uma demonstração de que o grupo Stellantis está a acelerar o seu esforço de investimento no segmento dos veículos comerciais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.