A Volkswagen consegue dar-se ao luxo de contar na sua gama de modelos com uma série de nomes marcantes para a indústria automóvel, como o Carocha, o Golf ou a Kombi (Type 2), que ficou conhecida em Portugal pelo nome de ‘Pão de forma’. A ideia de um renascimento ficou sublinhada pela passagem à eletrificação na forma do ID Buzz Cargo, mas poderia a ideia caber noutras marcas do Grupo Volkswagen?

Na verdade, se a carrinha da Volkswagen ganhou grande notoriedade, outra marca do grupo conta com uma carrinha de linhas e filosofia semelhante no seu historial. Outrora, a Skoda produziu uma carrinha denominada 1203, que teve relativo sucesso na República Checa há algumas décadas. No presente, a marca imaginou como seria uma versão contemporânea, desafiando um dos seus designers a fazê-lo com as ferramentas modernas de desenho.

Nascida em plena era da ‘cortina de ferro’ a Oriente, a Skoda 1203 foi apresentada a 14 de setembro de 1968, numa feira de engenharia mecânica em Brno. O seu papel na sociedade checa rapidamente se tornou determinante: de ambulâncias a carrinhas funerárias, passando ainda por mini-autocarros e variantes de estilo caravana. Alimentado por um motor de quatro cilindros, debitava 52 CV de potência, terminando a sua produção em massa no ano de 1997. Com uma ‘vida’ de cerca de três décadas, a 1203 também desempenhou um papel importante no desenvolvimento dos pequenos negócios assim que o Muro de Berlim foi derrubado, em 1989.

Face à sua importância, a Skoda desafiou o designer Daniel Hájek a imaginar a versão moderna da 1203, não se coibindo de recorrer, também, ao seu manancial de recordações de infância, uma vez que também a sua família teve uma antiga Skoda 1203. “Temos uma versão de caixa aberta no jardim da casa dos meus avós, mas já não pode andar na estrada”, começa por dizer, acrescentando que “foi uma espécie de primeiro carro para mim, costumávamos usá-lo na nossa quinta e quanto fiz os 15 anos deixaram-me conduzi-lo de vez em quando à volta do campo”.

Imaginá-lo num novo milénio, longe do formato retangular que o anterior modelo tinha, não foi difícil para Hájek, ‘pintando-o’ com a identidade moderna da Skoda e com as características tradicionais de versatilidade e espaços de arrumação ao abrigo da noção ‘Simply Clever’. Na sua visão, este novo 1203 é uma carrinha moderna com um tejadilho expansível, embora a sua primeira ideia fosse a de conceber um modelo para acompanhar o pelotão da Volta à França, numa alusão à aliança da marca checa com a mais importante das clássicas do ciclismo.

Mas, nesta interpretação de Hájek, o designer não quis uma faceta exageradamente ‘retro’, mas sim uma visão do Século XXI. “Quis que ficasse claro com este estudo que é o mesmo veículo, mas não quis que fosse demasiadamente ‘retro’. Desenhei um veículo moderno que presta homenagem à lenda. Queria que fosse intemporal”, admitiu.

 

 

 

Assim, o 1203 desenhado por Daniel Hájek conta com um ‘duplo bico’ na dianteira para o tejadilho e grelha do radiador, enquanto os faróis circulares são readaptados para este novo modelo. Na traseira, a assinatura luminosa horizontal permite um alargamento virtual. A sua produção poderia assentar na mesma plataforma que a Volkswagen Transporter, mas a possibilidade de surgir em modo 100% elétrico seria mais vantajosa.

“Um carro elétrico permite uma utilização ainda melhor do espaço”. A esse respeito, o interior opta por uma tónica minimalista e linhas horizontais para oferecer uma sensação de maior largura a bordo.

Quanto a sistemas de infoentretenimento, tão em voga na atualidade, o renovado 1203 não teria um. Em seu lugar, o condutor/utilizador utilizaria o seu smartphone ou tablet para aceder às suas informações.

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