Rally elétrico criado pela Opel voa para a 4ª temporada

29/04/2024

A ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” é a primeira e única taça monomarca do mundo elétrica de ralis, avançando agora para a sua quarta temporada.

 

Opel Corsa Rally Electric – Características Técnicas
Motor elétrico: Síncrono (standard)
Potência: 100 kW/136 cv
Torque: 260 Nm
Bateria: iões de lítio, com 50 kWh
Travões: Pinças de 4 pistões com discos de travão dianteiros ventilados de 332×28 mm, discos de travão traseiros de 264×12 mm, circuito de travagem/pressão hidráulica ajustável na traseira, controlo de travagem adaptado com recuperador, travão de mão fly-off hidráulico
Jantes: BRAID, 7 x 17 polegadas; ET20
Chassis: Carroçaria de baixo peso, gaiola de segurança soldada, proteção inferior para o motor, transmissão e bateria de alta tensão sistema, com sistema de extinção de incêndios acionado eletricamente, bateria seca (de série no compartimento do motor)
Transmissão: Tração dianteira com diferencial de deslizamento limitado
Suspensão: Amortecedores Bilstein rally; chassis McPherson com suportes uniball à frente
Direção: Direção assistida elétrica
Elementos elétricos a bordo: Hardware e software adaptados à arquitetura elétrica da série
Programa eletrónico de estabilidade (ESP), controlo de tração (TC) e sistema de travagem antibloqueio (ABS) desativados
Dimensões: 4.060 mm de comprimento; 1.765 mm de largura; 1.435 mm de altura; e 2.538 mm de distância entre eixos
Peso: cerca de 1.480 kg.

Estão inscritos 15 Corsa Rally Electric de 100 kW (136 cv) para a jornada de abertura de 2024, a realizar nos dias 3 e 4 de maio no ADAC Actronics Rally Sulingen (Baixa Saxónia, Alemanha).

Em confronto estarão atletas oriundos de oito países diferentes, compondo um total de dez novas equipas – incluindo quatro 100% femininas e várias equipas mistas – trazendo uma lufada de ar fresco a esta eletrizante competição.

A competição é mais do que uma prova desportiva elétrica. A Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), por exemplo, volta a inscrever dois Corsa Rally Electric no âmbito do seu programa de desenvolvimento académico de jovens pilotos. As viaturas serão conduzidas por Emma Chalvin / Emy Ailloud-Perraud e Alizée Pottier / Joanna Verdier.

Fazendo também parte de uma ação de promoção para jovens talentos, a Real Associação de Desportos Automobilísticos da Bélgica (RACB), em colaboração com a Opel Bélgica, entregou uma viatura à dupla Lyssia Baudet / Pauline Denis.

A Real Associação Holandesa de Desporto Automóvel (KNAF) está a utilizar a Taça como plataforma de lançamento de uma seleção abrangente de jovens talentos, na qual serão utilizados três juniores ao longo da época. Fabian Kamermans, de 19 anos, estará ao volante já em Sulingen.

“O desenvolvimento positivo da ADAC Opel Electric Rally Cup continua no quarto ano. O número de participantes é tão atrativo como o calendário de eventos”, afirmou Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. “A sensibilização internacional para com o nosso projeto está a aumentar constantemente. O interesse de toda a Europa mostra que estamos no caminho certo com este nosso inovador conceito. As oportunidades únicas de progressão de carreira dadas aos nossos participantes também contribuem para este facto. Com Calle Carlberg e Timo Schulz, Campeões da Copa de 2023 e 2022, irão iniciar esta época no altamente competitivo Campeonato da Europa de Ralis – Junior. Com a ADAC Opel Electric Rally Cup, a forte parceria entre a Opel e ADAC oferece aos jovens talentos dos ralis uma plataforma única, e o plantel deste ano prova que isso também é percebido pelos protagonistas.”