A gama Panamera da Porsche passa a contar com duas novas variantes desportivas de sigla GTS, em ambos os casos com recurso a motor V8 biturbo de 460 CV e afinação específica do chassis para maior agilidade: eis os novos Panamera e Panamera Sport Turismo.

Pensados para oferecer uma maior capacidade dinâmica, estes Panamera têm no motor V8 de quatro litros com 460 CV o seu principal ‘cartão de visita’, oferecendo ainda 620 Nm de binário máximo (dispondo ainda de filtro de partículas). Acompanhando as prestações bastante ‘vivas’, o motor desenvolve sonoridade mais emocional quando combinado com o sistema de escape desportivo, de série.

No que diz respeito às prestações, os Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,1 segundos quando a funcionar em conjunto com o pacote Sport Chrono, proposto de série. Com tração integral Porsche Traction Management (PTM), os dois modelos alcançam uma velocidade máxima de 292 e 289 km/h, respetivamente. A gestão da potência fica a cargo da caixa de dupla embraiagem PDK de oito velocidades.

O consumo apontado pela marca é moderado, com um registo de 10,3 l/100 km para a berlina e de 10,6 l/100 km para a versão Sport Turismo. Já as emissões de CO2 são de 235 g/km (Sport Turismo: 242 g/km).

A nível técnico, os Panamera GTS dispõem de chassis desportivo com suspensão pneumática de três câmaras, oferecida de série. O chassis desportivo nos dois modelos GTS foi rebaixado em 10 milímetros, enquanto a função Porsche Active Suspension Management (PASM) foi definida para uma calibração ainda mais desportiva. O sistema de travagem foi reforçado com a inclusão de discos de 390 milímetros de diâmetro à frente e de 365 milímetros atrás.

Pacote Sport Design: ‘roupa’ preta nunca compromete

O pacote de equipamento de série é significativamente mais vasto, destacando-se a nova dianteira em preto, o friso em preto na zona inferior traseira, e uma variedade de elementos destacados em preto para uma imagem mais atlética, bem como jantes Panamera Design de 20”. O interior apresenta apontamentos em Alcantara em preto e alumínio anodizado. O pacote de série inclui também o volante desportivo multifunções com aquecimento, patilhas para a caixa PDK, revestimento em Alcantara e módulo Connect Plus para uma alargada gama de serviços digitais.

O condutor pode ainda personalizar diversos elementos de design interior com o opcional Pacote Interior GTS, como o conta-rotações, os pespontos e os logótipos GTS em Vermelho Carmim ou Crayon.

Um dos pontos igualmente destacados pela companhia germânica é o surgimento do head-up display com várias opções de configuração (Porsche Advanced Cockpit), personalizável pelo condutor. Para maior segurança, são propostos diversos sistemas de assistência como o Porsche InnoDrive incluindo cruise control adaptativo, e o opcional eixo traseiro direcional.

Os novos modelos GTS já estão disponíveis para encomenda. O Panamera GTS está disponível a partir de 179.497€ e o Panamera GTS Sport Turismo está disponível a partir de 184.050€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.