Tardou mas chegou. O Kia e-Niro está a postos para se estrear nas estradas nacionais, embora ainda em números limitados. O modelo elétrico da marca sul-coreana terá um preço base de 49.500€, mas o desconto de campanha para particulares baixa o seu custo para 45.500€, que acaba por ser o seu preço de lançamento. No entanto, o seu foco será o setor empresarial, para o qual o preço é de 35.800€ mais IVA.

A Kia está empenhada em aproveitar o crescimento no segmento dos elétricos para continuar a sua senda de ganhos europeus, continente onde cresce há 11 anos consecutivos. Em 2019, as vendas da Kia chegaram às 503 mil unidades, duplicando em volume desde 2010 (quando se venderam 258 mil unidades). Desse volume, um total de 13,2% corresponde a modelos eletrificados, entre 100% elétricos e híbridos. Para 2020, ano em que o mercado europeu enfrenta metas anti-emissões muito apertadas, o objetivo é chegar aos 510 mil exemplares matriculados, dos quais 30% eletrificados.

Para João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, “os 30% de vendas de eletrificados são necessários para fazer o equilíbrio com as vendas dos modelos com motor de combustão por causa da meta de emissões europeias. O mais fácil é hibridizar a indústria neste momento”.

Passa por aqui a estratégia da Kia: para ganhar maior presença no mercado, espera que se mantenham as vendas dos ‘convencionais’ deixando aos eletrificados – com destaque para o e-Niro e e-Soul – a tarefa de fazer crescer as vendas no geral.

Para Portugal, esperam vender 6000 unidades no total em 2020, com 29% do seu total entregue aos eletrificados, com destaque para os mild-hybrid, que serão 10,4% desses 29% e para os Plug-in, que serão de 8,3%. Já os elétricos terão apenas 3,3%.

E-Niro como essencial

No cômputo da estratégia da Kia, caberá ao e-Niro a grande parte da missão de crescimento, tratando-se de modelo concebido e pensado apenas como eletrificado, sem versões de motor puramente térmico, embora conte com versões híbrida (HEV) e Plug-in (PHEV). Mas em 2020 será a vez do e-Niro, que só agora chega a Portugal porque a prioridade no lançamento (2018) foi dada a outros mercados onde o peso dos elétricos é mais significativo, por exemplo no norte da Europa.

Surgindo no formato da moda (SUV/CUV), e com motorização elétrica, este modelo pretende capitalizar com duas das tendências crescentes do mercado. Surgirá apenas com uma versão, com bateria de 64 kWh e motor de 204 CV de potência e 400 Nm de binário. Graças à sua bateria e à elevada eficiência energética, terá 455 quilómetros de autonomia WLTP e possibilidade de carga rápida em 42 minutos a 100 kW. Para aproveitar o potencial dos carregamentos domésticos com wallboxes, poderá carregar também a 11 kW na versão 2020. Numa mais modesta wallbox de 7.2 kW carrega em 5h50. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 7,8 segundos.

A bateria conta com um sistema de arrefecimento a água para melhor controlar a temperatura e os carregamentos rápidos. Na utilização quotidiana, o condutor pode utilizar diferentes modos de regeneração, num total de quatro níveis – do zero ao três.

Face ao Niro Hybrid cresce 20 mm em comprimento e 25 mm em altura, para uma distância entre eixos de 2700 mm, com a marca a garantir que este modelo oferece boa habitabilidade e bagageira com capacidade de 451 litros.

O design diferencia-se pela grelha fechada e porta de carregamento na dianteira, a que se juntam para-choques diferenciados, jantes de 17 exclusivas e elementos a azul na carroçaria. No interior, o ecrã de navegação é de 10.25 polegadas enquanto o painel de instrumentos é de 7 polegadas.

O modelo elétrico chegará ao mercado nacional no final do primeiro trimestre.


E-Soul também na linha da frente

Além do e-Niro, a Kia terá ainda um outro elétrico no primeiro trimestre, embora com apenas 20 unidades disponíveis neste momento, o e-Soul, um peculiar crossover que apresenta uma autonomia de 452 quilómetros. Este modelo tem um preço base de 48.000€, mas com os 5000€ de campanha da Kia, é apresentado como um preço para particulares de 43.000€. No caso das empresas, o modelo é proposto a 33.950€.

A ideia da marca é vender as unidades do e-Soul no primeiro trimestre, cerca de 50 unidades (as que dispõe no momento e as que ainda chegarão entretanto) e, depois, os e-Niro a partir do segundo trimestre, entre 200 e 300 unidades.

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