A Lamborghini revelou uma edição especial do Huracán para demonstrar o potencial da personalização dos seus automóveis, mas também para celebrar o legado desportivo da marca italiana. O Huracán STO SC 10° Anniversario foi revelado nas Finais Mundiais de 2023, tratando-se de um exemplar ‘Ad Personam Opera Unica’ que celebra uma década da Squadra Corse e a ligação entre os modelos de estrada e o mundo da competição, integrando um kit performance e uma pintura exclusiva.

Dando já indicações da decoração a utilizar no SC63, o Hypercar/GTP que a Lamborghini irá utilizar na temporada de 2024 nalgumas das principais competições de resistência mundiais, como as 24 Horas de Le Mans ou as 12 Horas de Sebring, o Huracán STO SC 10º Anniversario recorre a esquema de pintura dominado pelo verde (‘Verde Mantis’) e preto (‘Nero Noctis’), em combinação com uma faixa tricolor que atravessa inteiramente o ‘cofango’ (capot) e o tejadilho.

Ambas as portas ostentam o logótipo “Squadra Corse 10° Anniversario” em alusão à divisão de competição da Lamborghini, que conta com três vitórias consecutivas na classe GTD nas 24 Horas de Daytona e mais de 50 títulos globais na categoria GT3.

O logótipo da Squadra Corse é apresentado na barbatana traseira do Huracán STO, que se estende desde a entrada de ar superior até à extremidade oposta do capot traseiro. O veículo também conta com um pack completo de fibra de carbono que inclui uma faixa vermelha ‘Rosso Mars’ que percorre toda a carroçaria.

Os acabamentos interiores foram pensados a rigor para uma utilização em pista. Os bancos desportivos são revestidos a preto (‘Alcantara Nero’) com costuras a verde (‘Verde Fauns’) e equipados com cintos de segurança de quatro pontos. Uma barra em alumínio colocada na zona posterior do habitáculo protege os ocupantes. A configuração interior completa-se com o revestimento do piso em fibra de carbono e com uma placa exclusiva, também em fibra de carbono, colocada na zona traseira e que certifica a singularidade do automóvel.

“O Huracán STO SC 10° Anniversario não é apenas um tributo à nossa divisão de competição Squadra Corse”, comentou Rouven Mohr, Diretor Técnico da Automobili Lamborghini, “mas uma demonstração concreta de como a experiência adquirida no desporto automóvel pode ser efetivamente transferida para um produto de estrada, melhorando o desempenho e o prazer de condução. Acreditamos firmemente que o desporto automóvel é o banco de ensaios mais sofisticado e desafiante do ponto de vista técnico, e o ‘know-how’ da Squadra Corse é um ativo valioso que merece ser destacado em modelos únicos e séries limitadas de estrada com vocação de competição”.

Fazendo jus a essa parceria de longa data, o Huracán STO SC 10° Anniversario é o primeiro veículo de estrada para o qual os engenheiros da Squadra Corse da Lamborghini depositaram grandes esforços no desenvolvimento, criando um kit performance com o objetivo de melhorar as qualidades dinâmicas e o desempenho em pista.

A aerodinâmica foi otimizada com a adoção de duas novas entradas de ar em fibra de carbono aplicadas no capot, que trabalham em conjunto com uma asa traseira montada com um ângulo de inclinação três graus acima do modelo de produção, para aumentar a carga aerodinâmica. As ligações ao solo foram também melhoradas com a inclusão de um conjunto de quatro amortecedores derivados diretamente da competição e que substituem os componentes ativos presentes no modelo de série. Os amortecedores contam com quatro níveis de ajuste para uma adaptação ideal às baixas e altas frequências do piso.

Adicionalmente, conta com novos pneus desenvolvidos especificamente e em colaboração direta com a Bridgestone, ao passo que o sistema de escape em titânio foi desenvolvido pela Akrapovic, acentuando o som carismático do V10 de Sant’Agata Bolognese.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.