Será já no próximo dia 20 de janeiro que a Mercedes-EQ, submarca dedicada aos modelos eletrificados, irá dar a conhecer o novo EQA, que é o primeiro dos compactos 100% elétricos para uma nova era de mobilidade da marca germânica.

Partilhando conceitos aproximados aos do GLA, sobretudo na forma e imagem, o novo EQA recorre a uma motorização 100% elétrica, pensada para grande eficiência. O modelo de lançamento, o EQA 250, terá uma potência de 140 kW (190 CV), mas seguir-se-ão outras variantes de potência com até mais de 200 kW, (272 CV) bem como uma variante de tração integral.

A marca indica que o EQA será de “fácil utilização no dia-a-dia” graças a elementos como o sistema de navegação de série com tecnologia ‘Electric Intelligence’, que calcula o percurso mais rápido até ao destino. Com base em contínuas simulações de distância, são consideradas as paragens necessárias para carregamento, bem como vários outros fatores como a topografia e a meteorologia.

Não se esperam revoluções estéticas, mas um alinhamento de imagem com aquilo que já se viu no GLA de nova geração, mas com diferenças óbvias, sobretudo ao nível dos elementos de refrigeração, como a grelha dianteira, de muito menor relevância face a um carro com motor de combustão interna.