Pioneira em muitos dos avanços das tecnologias de segurança hoje presentes em automóveis de produção em série – desde logo, pelo cinto de segurança de três pontos -, a Volvo promete elevar a fasquia com o novo EX90, um SUV topo de gama que será revelado a 9 de novembro.
Numa apresentação feita nas suas redes, Jim Rowan, o novo CEO da Volvo Cars, reforçou o compromisso da marca sueca para com a segurança e para com a sua missão de eliminar os acidentes rodoviários com os modelos da Volvo, prosseguindo ao mesmo tempo a missão de impedir fatalidades a bordo dos seus veículos.
O EX90, modelo que estreia uma nova denominação (em linha com a era elétrica) e uma nova plataforma dedicada para os elétricos de nova geração, será também o primeiro a apresentar dispositivos de segurança evoluídos que farão a diferença, a começar pelo sistema LiDAR para monitorização constante da estrada e da área envolvente.
Criando um ‘escudo invisível de segurança’, esta será uma nova era de segurança para a Volvo, assumindo que o EX90 será o seu modelo mais seguro de sempre, dispondo de um total de oito câmaras, 16 sensores ultrassónicos e radar LiDAR de monitorização contínua a 360°, ou seja, controlando toda a envolvência do veículo.
A sua importância reveste-se pelo facto de conseguir detetar obstáculos na estrada a uma grande distância e em quaisquer condições, detetando peões a uma distância de até 250 metros e pneus na estrada (por exemplo, o rebentamento de um pneu de camião, que é o mais frequente) a até 120 metros, mesmo de noite.De acordo com a Volvo, esta combinação de elementos de segurança irá permitir uma redução de acidentes com gravidade em até 20% e prevenção global de acidentes de até 9%. O dispositivo LiDAR será posicionado entre o para-brisas e o tejadilho, com design compacto, mas ainda assim com observação clara ao olhar.
Este radar (de série no EX90) vai ser a base de todos os sistemas de segurança e vai atuar tanto de forma preventiva, como também ativa, chegando a intervir caso detete perigo iminente e o condutor não atue. O conceito de radar LiDAR é também o princípio para a condução autónoma não supervisionada, potencialmente de Nível 5 no futuro.
O trabalho de desenvolvimento deste sistema, bem como o mapeamento de toda a arquitetura tecnológica está a ser efetuado em parceria com a NVIDIA. Os testes de condução autónoma, por seu turno, vão começar em estrada aberta, brevemente, na cidade americana de Las Vegas.
O pormenor da respiração de bebé
Naquilo que a Volvo apelida de ‘Driver Understanding System’ (DUS) está englobada uma série de assistentes avançados que vão da supervisão do estado físico do condutor à monitorização do ambiente interior e dos ocupantes.
Duas câmaras na direção do condutor analisam o seu comportamento, detetando sinais de cansaço ou de sono, cruzando esses dados com algoritmos avançados para uma base de entendimento que permite ao sistema alertar o condutor em caso de cansaço extremo ou caso adormeça, estando o EX90 preparado para, neste caso, se imobilizar em segurança.
Os dados do condutor recolhidos não são partilhados, de acordo com a marca, com as imagens a serem convertidas em dados numéricos para avaliação do estado do condutor, assim evitando questões relativas com a privacidade.
Além dessa tecnologia, a Volvo anuncia ainda a chegada de um radar interior com deteção de sinais de vida para uma vigilância do interior do automóvel minuciosa (inclui bagageira).
Para impedir que algo trágico suceda, o sistema do veículo pode ativar o ar condicionado para climatizar o interior, tendo a ‘autorização’ para funcionar até que a bateria do veículo se esgote, naquele que é um custo manifestamente inferior ao de uma vida. Mas, o nível de precisão e de detalhe deste sistema vai mais além, já que deteta peso nos bancos, mas também no local onde se põem os pés, conseguindo, no limite, detetar a respiração de um bebé em situações em que o mesmo fica no carro enquanto os seus pais estão ausentes.
Antes de tudo isto, porém, quando o veículo é trancado, o sistema emite um aviso ao condutor de que está a deixar vida no carro, pelo que a esse tem de confirmar. Todos estes elementos de segurança são aplicáveis também na bagageira.
O novo EX90 será um SUV de grandes dimensões, com estilo mais evoluído e com diferentes configurações de lugares, de acordo com a Volvo, que aponta para o início da produção em 2023, na Suécia.
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