A linha de modelos elétricos ID da Volkswagen vai crescer rapidamente com a chegada de mais um automóvel, o ID.5, que deverá ser lançado no final deste ano. Seguindo-se aos já anunciados ID.3, ID4 e ID.4 GTX, este modelo adotará um formato de berlina ‘cruzado’ com o de um coupé.

As primeiras informações são escassas, mas o anúncio e as imagens oficiais do ID.5 (ainda camuflado) surgiram no evento de apresentação oficial do ID.4 GTX, que é o primeiro modelo desportivo elétrico de nova faceta. Tal como o ID.4, também o ID.5 terá uma versão desportiva GTX.

Este modelo e a derivação de versões GTX inserem-se na estratégia de crescimento rápido da gama ID para atingir a meta corporativa de fazer da Volkswagen uma marca totalmente neutra em 2050. Tal insere-se na estratégia ‘Accelerate’, que tem por objetivo tornar a companhia germânica na marca mais desejada para a mobilidade elétrica.

Note-se que as metas de vendas de elétricos têm sido revistas. A Volkswagen aponta agora para um volume de até 70% de vendas de elétricos na Europa até 2030.