Ferrari 488 Pista: E o circuito aqui tão perto…

10/03/2018

Um dos modelos mais observados do Salão de Genebra é o Ferrari 488 Pista, o mais recente membro de uma linhagem de modelos desportivos especiais da marca italiana que sucede ao 458 Speciale.

Na verdade, este é o V8 mais potente de sempre alguma vez instalado num Ferrari de produção em série, com um total de 720 CV de potência às 8000 rpm e 770 Nm de binário máximo.

Em termos de prestações, cumpre os zero aos 100 km/h em 2,85 segundos e atinge os 340 km/h de velocidade de ponta. Outro ponto importante no desenvolvimento deste Ferrari foi o do peso, com os engenheiros da marca a retirarem 90 kg ao já de si eficiente 488 GTB.

Graças a isso e a novos sistemas eletrónicos que auxiliam na dinâmica da condução, o 488 Pista cumpre uma volta ao circuito privado da Ferrari, em Fiorano, em 1.21,50s, ficando a menos de dois segundos do exótico LaFerrari (1.19,70s) e ‘empatado’ com o novo 812 Superfast.

Talhado pela aerodinâmica

O novo 488 Pista teve como ponto de partida para o seu desenvolvimento todo o historial de competição no passado recente no campeonato monomarca 488 Challenge e no campeonato de resistência (WEC), o 488 GTE. Fruto desse trabalho de ‘maturação’ no desenho, o 488 Pista exibe diversos elementos esculpidos pelo vento, como é o caso da secção dianteira com um esquema ‘S-Duct’, solução inspirada no universo da Fórmula 1 e que redesenhou, por completo, o para-choques dianteiro e o para-choques dianteiro.
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Aplicada pela primeira vez a um carro de estrada da Ferrari, esta conduta permite que o ar atravesse o para-choques e suba por uma abertura no capot, gerando dessa forma mais 18% de carga aerodinâmica no eixo dianteiro (para um aumento de apenas 2% de arrasto).

Mais 23% de aumento da carga aerodinâmica deriva do redesenho do para-choques dianteiro, derivado do 488 Challenge. Atrás, predominância para o spoiler superior e para os canais de saída de ar situados atrás das rodas posteriores.

O spoiler superior representa um aumento da carga aerodinâmica na ordem dos 25% face ao 488 GTB de base, ao passo que o difusor traseiro – bastante trabalhado e também inspirado na competição – permite um aumento de 12% na carga aerodinâmica, tornando o carro mais estável e ‘agarrado’ ao asfalto a velocidades mais altas. As aletas do difusor traseiro têm acionamento automático, rodando em até 14 graus na configuração de menos resistência ao ar para assim melhorar a eficácia do fluxo de ar.

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