Elogiado pela sua dinâmica e pelas prestações do bloco V8, várias vezes eleito melhor motor do ano, esta unidade de oito cilindros conta agora com potência acrescida em 50 CV, para os 720 CV, enquanto o binário cresceu 10 Nm para os 770 Nm. Com uma potência específica de 185 CV/litro, este motor apresenta as melhores prestações de sempre para um Ferrari de produção comum – excluindo séries especiais, como as do LaFerrari ou Pista.
Com estes dados, ficam a ganhar as prestações. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 2,9 segundos e atingir os 200 km/h leva apenas 7,8 segundos. A velocidade máxima está cifrada nos 340 km/h. A marca aponta um peso base de apenas 1330 kg em vazio, perdendo 40 kg em comparação com o antecessor 488 GTB.
O estilo é uma ponte para aquilo que a marca explica ser a identidade do futuro, adotando bastantes ensinamentos da competição, sobretudo através do aprimoramento da aerodinâmica, que neste caso melhorou a sua eficácia em 10%. Na frente, por exemplo, um bom exemplo disso é o ‘S-Duct’, ou seja, uma passagem de ar que canaliza o fluxo de vento de forma a aumentar a carga aerodinâmica a velocidades mais altas, que, por si só, aumenta a carga à frente em 15% quando comparado com o 488 GTB.
Este novo ‘Cavallino’ conta ainda com uma nova versão do sistema Ferrari Dynamic Enhancer (FDE+), que pode ser ativado a partir do comando montado no volante (apelidado ‘Manettino’), que visa melhorar as prestações em curva, mas também uma evolução do sistema de controlo de drift Side Slip Angle Control, já na sua versão 6.1. Tudo isto conjugado para uma experiência de condução mais perto dos limites.
Outras especificidades do F8 Tributo são os radiadores dianteiros inclinados, também eles retirados da experiência da pista ou as tomadas de ar para o motor de cada lado do spoiler traseiro, em vez de estar nos flancos traseiros. Atrás, regresso para as duplas óticas circulares, havendo ainda que mencionar a homenagem também ao lendário F40 através das saídas de ar na cobertura do motor, em lexan, que ajuda a reduzir o peso ao mesmo tempo mantendo a refigeração adequada da mecânica bi-turbo.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.