Inspirado pelo passado, mas com base no presente. O novo Ferrari SP51 é o mais recente projeto especial da marca italiana, prestando uma homenagem aos descapotáveis do passado. Tal como os demais, este modelo é uma criação exclusiva a pedido de um cliente, cumprindo uma série muito criteriosa de objetivos.

Desenhado uma vez mais pelo centro de estilo liderado por Flavio Manzoni, o SP51 tem por base o 812 GTS com o seu motor V12, partilhando ainda o chassis e a configuração. Porém, ao contrário desse, este modelo especial dispensa o tejadilho fixo, tornando-se assim num roadster desportivo de prestações exclusivas.

A exemplo do que sucede noutros projetos deste género, a Ferrari não se limitou a pequenas alterações, efetuando antes um processo de desenvolvimento meticuloso com muitos estudos aerodinâmicos que envolveram simulações em computador, testes no túnel de vento e em estrada para garantir a funcionalidade, o conforto e o dinamismo esperados para um desportivo.

Um dos elementos distintivos deste SP51 é a apresentação a olho nu de fibra de carbono em diversos pontos da carroçaria e do interior, sendo a do capot particularmente interessante por alojar duas das saídas de ar de forma dinâmica.

A cor escolhida para o SP51 foi especialmente concebida, tratando-se do vermelho ‘Rosso Passionale’ de três camadas, ‘rasgada’ por uma decoração que faz alusão ao histórico 410 S de 1955.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.