A McLaren revelou o novo GTS, modelo desportivo para substituir o GT, mantendo-se fiel à solução exclusiva de motor de combustão: conta com motor V8 biturbo de 635 CV e dinâmica melhorada em todos os aspetos.

Criado como um superdesportivo focado no baixo peso, o GTS foi desenvolvido com a preocupação de oferecer uma agilidade dinâmica de ponta, em linha com a filosofia de condução da McLaren, mas ao mesmo tempo melhorar a experiência de conforto e refinamento a bordo.

As linhas exteriores mais ‘limpas’ e elegantes revelam preocupação com os valores aerodinâmicos, destacando-se o conceito ‘hammerhead’ (cabeça de martelo) na dianteira, com tomadas de ar mais amplas para canalizar mais ar para o sistema de radiador do veículo. As tomadas de ar dianteiras podem ter acabamento em fibra de carbono brilhante. Na traseira, há também tomadas de ar mais altas, igualmente disponíveis em carbono brilhante, com mudanças funcionais na zona do para-choques para um melhor fluxo de ar. Neste capítulo, realce para o grande difusor traseiro e duplas saídas de escape, estas também parte de um pacote que melhora a sonoridade do GTS.

A marca explica que muitos dos elementos exteriores contam com embelezamento em pintura negra de alto brilho, como é o caso das carcaças dos retrovisores, mas também existem outras opções em fibra de carbono para tornar o modelo realmente mais especial e ligeiro.

O chassis MonoCell II-T em fibra de carbono volta a ser elemento-chave neste novo modelo britânico, tratando-se de uma estrutura robusta e ultraligeira, ao passo que o tejadilho é feito em materiais compósitos de série, incluindo também fibra de carbono reciclada, a qual resulta de um processo laborioso de conceção. Ao mesmo tempo, cumpre também um papel de redução de peso e de resistência estrutural.

“O novo McLaren GTS oferece uma combinação inigualável de dinâmica de condução e prestação McLaren, com refinamento e funcionalidade”, refere Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive, acrescentando que o novo GTS consegue oferecer tanto uma experiência de condução superdesportiva, como a tranquilidade necessária para uma viagem de fim de semana.

Confiando no motor V8 biturbo de 4.0 litros de 635 CV às 7500 rpm, o GTS pesa apenas 1520 kg (em vazio), o que lhe permite oferecer uma relação peso/potência de 418 CV por tonelada. O motor debita agora mais 15 CV do que no anterior GT, graças a alterações na cambota para uma fase de combustão mais agressiva. Adicionalmente, também a ignição foi melhorada. Com função ‘launch control’ de série, o GTS acelera dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos, cruzando os 200 km/H em 8,9 segundos. A velocidade máxima do GTS é de 326 km/h.

O motor está associado a uma caixa automática SSG de sete velocidades, alterando o seu funcionamento de acordo com os modos de condução, entre o ‘Confort’ (por defeito), ‘Sport’ e ‘Track’, os quais alteram também a relação de direção, o acionamento do motor e a resposta da suspensão. No modo mais extremo de todos, o ‘Track’, as prestações são maximizadas com perda mínima de potência entre cada passagem de caixa. O controlo manual da caixa pode ser feito por intermédio de patilhas atrás do volante.

A suspensão possui configuração adaptativa com controlo proativo de amortecimento (amortecedores hidráulicos de válvula dinâmica e variação contínua da Monroe), ao passo que a travagem fica a cargo de grandes discos de tração em carbocerâmica, exclusivos do GTS – 390 mm à frente e 380 mm atrás. De acordo com a McLaren, este sistema de travagem pode imobilizar o GTS desde os 100 km/h em apenas 32 metros.

A altura livre ao solo de 110 mm pode aumentar até 130 mm através da função de elevação do veículo para aceder a garagens, por exemplo, executando essa função em apenas quatro segundos. Essa é apenas uma das questões relacionadas com a funcionalidade de utilização do GTS, dispondo também de bagageira com 420 litros, que é um valor pouco comum em modelos desportivos deste tipo, além de ter ainda sistema de acionamento elétrico e função de fecho suave. Mas, há ainda mais 150 litros na dianteira, pelo que o total disponível para bagagens ascende aos 570 litros.

O próprio habitáculo também foi desenhado para uma maior funcionalidade, com materiais de elevado requinte. Os interruptores e comandos em alumínio polido conjugam-se com as superfícies pintadas em negro brilhante, sendo que o pacote opcional de fibra de carbono pode acrescentar um toque suplementar de desportividade. De série, os bancos Comfort do GTS estão revestidos a couro Nappa, mas pode contar igualmente com acabamentos Performance e TechLux para um desenho renovado.

O ecrã do painel de instrumentos tem 10.25” podendo alterar a visualização e as informações que apresenta ao condutor, ao passo que ao centro está um ecrã de 7.0” de orientação vertical para a navegação (com mapas da HERE), informação de trânsito em tempo real, conectividade aos smartphones e rádio digital. Para sublinhar a sua vertente tecnológica, pode dispor ainda de um sistema de áudio da Bowers & Wilkins composto por 12 altifalantes juntamente com woofers de graves em fibra de carbono.

As primeiras entregas do novo GTS estão reservadas para o ano de 2024.

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