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Os automóveis mais relevantes de 2019

Volkswagen ID.3 O fabricante alemão tem o ambicioso de democratizar o automóvel elétrico e o ID.3 é o automóvel que a VW quer posicionar como… o elétrico do povo. Preços abaixo da barreira psicológica dos 30 mil euros e gama diversificada, entre os trunfos de modelo que chega a meio do próximo ano.
Volkswagen Golf A oitava geração do popular compacto da VW foi alvo de evolução, em vez de revolução. Mantendo todos os argumentos do modelo que sai de cena, modernizou-se e está pronto para lutar por lugar no topo das tabelas de vendas na Europa.
Toyota Supra O regresso de um mito foi um dos momentos altos de 2019. Com motor de 340 cv, o dois lugares japonês foi concebido em parceria com os alemães da BMW, mas preparado pelos engenheiros da GR, o braço desportivo do fabricante japonês.
Toyota Corolla Em 2019, regresso de nome com peso incontornável ao portefólio de modelos da Toyota. O Corolla, para o lugar do Auris, apenas com motorizações híbridas, mas com três variantes: sedan, Touring Sports e Trek.
Tesla Cybertruck Mesmo a encerrar o ano, a Tesla surpreendeu tudo e todos com a apresentação da sua pick-up de linhas espaciais. A par da imagem completamente “fora da caixa”, a marca de Elon Musk promete credenciais dinâmicas e prestações referenciais.
Skoda Octavia Praticamente irreconhecível, o novo Octavia cresceu em todas as direções e também na volumetria da mala. Com motores a gasolina, Diesel e híbridos, o modelo checo promete ter uma palavra a dizer num segmento que nunca foi fácil.
Seat Mii electric A versão de zero emissões do pequeno citadino espanhol tem motor de 84 cv alimentada por uma bateria de lítio com 32,3 kWh de capacidade, para uma autonomia que ronda os 250 quilómetros.
Renault Clio Cada nova edição do automóvel que é crónico best-seller nacional é sempre esperado com enorme expetativa. Nesta geração a aposta é clara na personalização e na digitalização do seu interior. Gama de motorizações irá incorporar versões eletrificadas.
Porsche Taycan Um marco na história do fabricante de superdesportivos, o Taycan é o primeiro automóvel 100% elétrico da Porsche. Está disponível em quatro versões de potência: Turbo (630 CV), Turbo S (761 CV) 4S Performance (530 CV) e Performance Plus (571 CV). Esta última, a mais excitante com autonomia para mais de 400 quilómetros.
Peugeot 208 Talvez o utilitário do momento, pela imagem muitíssimo inspirada, mas também pelo “pulo” tecnológico que representa, estreando o painel de instrumentos digital 3D e dispondo de versão 100% elétrica.
Nissan Juke A segunda geração deste pequeno SUV manteve o design de forte personalidade como um dos principais trunfos de vendas. As mexidas nas proporções exteriores permitiram cotas habitáveis mais avantajadas.
Mercedes EQC A marca da estrela escolheu o formato da moda para assumir a estreia da sua estratégia de eletrificação. O SUV de 408 CV dispõe de uma bateria com 80 kWh de capacidade, para uma autonomia de 416 quilómetros.
McLaren Elva O descapotável de estrada mais radical na história da McLaren, é também o mais leve já produzido. Com motor de 815 CV, o superdesportivo faz 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. É um dos carros do ano, com produção limitada a 399 unidades.
Mazda MX-30 Mais uma estreia no segmento dos 100% elétricos. O SUV coupé, com original sistema de portas semelhante ao do RX-8, também chama a atenção pela opção de bateria com 35,5 kWh, para autonomia “curta”, a rondar os 200 quilómetros.
Lotus Evija O mais potente na história da Lotus é este elétrico com cerca de 2000 cv. Cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e tem produção limitada a apenas 130 unidades, por preço que ronda os dois milhões de euros.
Land Rover Defender O clássico do todo-o-terreno reinventou-se mantendo intacto o estatuto de referência entre os “puro e duros”, embora a marca britânica tenha assumido o “aburguesamento” da fórmula.
Ford Mustang Mach-E A marca da oval azul arriscou aplicar no seu primeiro SUV elétrico um nome quase sagrado. Mustang é nome de ‘muscle car’ icónico, que os fãs não queriam ver em automóvel com o insuflado formato da moda.
Chevrolet Corvette C8 A nova geração deste desportivo icónico rompeu com a tradição ao adotar configuração de motor central.
Bugatti Chiron Super Sport 300+ Entre os automóveis mais relevantes de 2019 não poderia faltar o hipercarro que quase alcança 500 km/h de velocidade de ponta. Trata-se de série especial, com produção limitada a apenas 30 unidades, por preço a rondar os 3,5 milhões de euros.

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Com 2020 quase à porta, olhamos pelo retrovisor para os automóveis mais relevantes do ano que se despede.

A indústria automóvel vive um momento de mudança de paradigma, com a confirmação da aposta nos motores elétricos como alternativa mais imediata aos combustíveis fósseis. E 2019 foi um ano especialmente animado para a generalidade dos fabricantes mundiais, com grande azáfama de estreias, relançamentos e sem esquecer alguns regressos de grandes clássicos reinventados.

Percorra a galeria e perceba se concorda com a nossa lista com os lançamentos mais relevantes do ano.