O novo Ford Explorer 100% elétrico vai ser colocado à prova pela aventureira Lexie Alford, numa viagem em redor do planeta que pretende demonstrar a competência e habilidade dos veículos elétricos, mesmo em ambientes tendencialmente menos favoráveis.

A História tem o hábito de produzir alguns paralelismos interessantes entre factos e ocorrências, com este a ser mais um: entre 1922 e 1927, Aloha Wanderwell tornou-se na primeira mulher a dar a volta ao mundo, numa viagem que a levou a 43 países aos comandos de um Ford Model T, o automóvel que é conhecido por ser um dos mais importantes da indústria automóvel de todos os tempos.

Hoje, atravessando-se outro momento de disrupção, com o surgimento dos elétricos, a Ford voltará a ter destaque noutra aventura global, associando-se à aventureira influencer de viagens Lexie Alford – conhecida por muitos, no mundo online, como “Lexie Limitless” (“Lexie Sem Limites”), para continuar o legado de Wanderwell, numa ‘missão’ com início agendado para o final do presente ano.

“A história de Aloha Wanderwell é particularmente para as viajantes do sexo feminino, embora encorajando, verdadeiramente, toda a gente a definir novos limites e a explorar novos locais”, comentou Lexie Alford. Aos 21 anos, Lexie definiu um novo recorde do mundo, tornando-se na pessoa mais jovem a ter visitado todos os países do mundo, continuando, agora, a explorar o planeta, mostrando as suas maravilhas, encorajando os demais a fazer o mesmo.

“Mal posso esperar por seguir a peugada desta lendária exploradora, demonstrando, ao mesmo tempo, como poderá ser o futuro da exploração em terra em modo elétrico. Iremos deparar-nos com muitos obstáculos e desafios, mas isso faz parte da alegria das viagens, sendo que irei documentar tudo isso online”, acrescentou.

O recém-apresentado Explorer combina a engenharia alemã com o estilo americano, estando repleto de tecnologias inteligentes e de soluções inteligentes para ajudar os condutores e passageiros a manterem-se conectados e confortáveis nas suas próprias aventuras. Entre os seus equipamentos mais chamativos estão o ecrã tátil de 15” móvel que, por sua vez, oculta um compartimento secreto e conectividade de ponta, permitindo ligações sem fios para smartphones.

Tudo isto conjugado com motorizações elétricas que podem ser carregadas dos 10 aos 80 por cento em apenas 25 minutos. Quanto a potências e capacidades das baterias, a marca americana continua a não revelar nada.

Na peugada de Aloha Wanderwell

Aloha Wanderwell foi uma exploradora, cineasta, esposa e mãe. Iniciou a sua jornada em redor do planeta aos 16 anos de idade, tendo visitado lugares que nenhum homem ou mulher ocidental jamais havia visto antes.

A ousada viagem de Wanderwell começou em Nice (França), acabando por regressar a casa a partir do Porto de Kilindini, em Mombaça. Ao longo da sua viagem, teve de se adaptar a circunstâncias desafiantes; o querosene em substituição da gasolina e as bananas trituradas foram usadas como graxa para lubrificar certas peças do veículo.