Ford Fiesta Van: O comercial estiloso está de volta

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

O Ford Fiesta ganhou uma versão comercial, muito apropriadamente designada Fiesta Van, a qual foi revelada no Salão de Veículos Comerciais de Birmingham (Reino Unido) e que se junta à gama de modelos comerciais Transit Custom, Transit Connect e Transit Courier como um utilitário de três portas mais funcional.

Além disso, também no certame, foi revelada uma nova gama de tecnologias de conectividade, denominada FordPass Connect, que visa melhorar os níveis de produtividade e de conveniência das empresas graças a nova tecnologia de modem integrado para os Fiesta Van e Transit Connect.

Sobre o Fiesta Van, o seu lançamento no mercado nacional está previsto para a primeira metade de 2019, tendo por base a mais recente geração do Fiesta de passageiros, dispondo de uma gama de propulsores eficientes, com dois motores a gasolina, de 1.1 litros de três cilindros com 85 CV e 1.0 EcoBoost com 125 CV, e um bloco Diesel 1.5 TDCi, com dois níveis de potência: 85 CV e 120 CV.

O interior da carroçaria de três portas apresenta um compartimento de carga mais prático e versátil que pode transportar aproximadamente um metro cúbico de objectos, quase 1,3 metros de comprimento e cerca de 500 kg de carga bruta. A superfície de carga possui um separador integral em material compósito e malha, revestimento durável nas paredes laterais e um robusto revestimento em borracha no piso, dotado de quatro ganchos de fixação. De igual forma, o habitáculo do novo Fiesta Van oferece um ambiente de trabalho dedicado com materiais resistentes ao desgaste e tecnologias de bordo, incluindo o sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 (opcional), compatível com Apple CarPlay e Android Auto e com base num ecrã tátil flutuante, tipo tablet de 8 polegadas.

Recorrendo à funcionalidade Ford SYNC AppLink, os condutores podem aceder a um vasto conjunto das principais apps a partir dos seus smartphones, usando o generoso ecrã do veículo, que agora inclui duas conhecidas e apreciadas aplicações: a app de trânsito Waze e a app de reuniões e conferências Cisco WebEx.

À semelhança da versão de passageiros, o Fiesta Van oferece diversas tecnologias de assistência à condução, como o sistema de Travagem de Emergência com Assistência de Pré-Colisão com Deteção de Peões, cruise control adaptativo e Sistema de Informação de Ângulo Morto. Também pode contar com sistemas de auxílio como o Assistente de Estacionamento Ativo com Estacionamento Perpendicular e Alerta de Trânsito Cruzado atrás, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e do Limitador de Velocidade Ajustável, que ajuda a evitar multas por excesso de velocidade.

Para os clientes que desejam um visual mais desportivo seu dia-a-dia profissional, o novo Fiesta Van está disponível numa versão Sport, com um tratamento estético exclusivo na frente e traseira, embaladeiras em cor contrastante e jantes de liga leve até 18 polegadas. A temática desportiva continua no interior, com bancos e revestimentos melhorados, mais o volante, pedais e comando da caixa de velocidades de desenho exclusivo. Nesta versão, o equipamento de série inclui Limitador de Velocidade Ajustável e Sistema de Manutenção na Faixa.

Veículos Comerciais Conectados com FordPass Connect

No seguimento da sua estratégia de expansão da conectividade com base em sistemas de comunicação celular, a Ford anuncia agora a introdução na Europa dos seus primeiros veículos comerciais equipados com a tecnologia de modem integrado FordPass Connect.

Lançado na nova Transit Connect e no novo Fiesta Van, o FordPass Connect permite aos utilizadores profissionais interagir com os seus veículos de uma forma nunca antes possível. O sistema transforma os veículos em hotspots Wi-Fi móveis, permitindo a conectividade de até 10 dispositivos com ligação Wi-Fi, ajudando os condutores a planear as suas deslocações com maior facilidade e mais tempo, graças às actualizações de trânsito em tempo real do sistema de navegação SYNC 3.

Além disso, através da aplicação móvel FordPass, o FordPass Connect dá acesso a um conjunto de características especiais que tornam a experiência de propriedade mais fácil e produtiva. Entre outras funcionalidades, incluem-se: Alertas do Manutenção do Veículo, aconselhando acerca da necessidade de efectuar serviços de manutenção, limite da longevidade do óleo a atingir, lâmpadas fundidas, entre outros; Estado do Veículo, para verificação dos níveis de combustível, estado do alarme, pressões dos pneus e outros; ou, o Localizador do Veículo, para ajudar os condutores a encontrar o seu veículo nos parques de estacionamento ou locais de trabalho mais movimentados.

A app FordPass é flexível, permitindo às empresas com mais de um veículo interagir convenientemente com os seus veículos conectados através de uma única conta FordPass ou através de várias contas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.