A Stellantis anunciou a criação de uma nova entidade para apoiar e facilitar o processo de transição energética para a mobilidade elétrica, a Free2Move eSolutions, que nasce de uma parceria entre a Stellantis e a Engie EPS. Esta entidade terá a seu cargo o lançamento de soluções elétricas concebidas à medida dos clientes privados ou empresariais.

A Free2Move eSolutions irá propor desde infraestruturas de carregamento (instalação, manutenção e exploração), a assinaturas para carregamentos em postos públicos e domésticos, com subscrições por mensalidade, a gestão do ciclo de vida das baterias e serviços energéticos avançados, como soluções de integração do tipo Vehicle-to-Grid (V2G), e soluções de gestão energética com vista à redução do custo total de propriedade dos veículos.

De acordo com o comunicado da empresa, a ‘joint-venture’ entre a Stellantis e a Engie EPS irá facilitar o acesso à mobilidade elétrica e complementar o atual portefólio da marca Free2Move com um novo conjunto de produtos e serviços integralmente dedicados à mobilidade elétrica.

Parte integrante do Grupo Stellantis, a Free2Move é uma empresa de tecnologia de mobilidade, criada em 2016, que tem como objetivo simplificar e garantir a mobilidade de clientes privados e empresariais através de soluções adaptadas a todas as necessidades, desde uma hora a um dia, um mês, ou por períodos mais prolongados, através de uma única plataforma. Fornece, ainda, soluções que apoiam a transição energética e a gestão de frotas dos clientes profissionais.

Foi ainda anunciada a composição do Conselho de Administração da Free2Move eSolutions, do qual farão parte seis membros. Roberto Di Stefano, em representação da Stellantis, assumirá o cargo de CEO e Carlalberto Guglielminotti, proveniente da Engie EPS, e nomeado “Young Global Leader 2020” pelo Fórum Económico Mundial, será o Presidente do Conselho de Administração.

Os restantes membros do Conselho de Administração serão Brigitte Courtehoux (CEO da marca Free2Move e membro do Comité Executivo da Stellantis) e Davide Mele (Vice-Diretor Geral de Operações para a Europa Alargada) da Stellantis, cabendo a Luigi Michi (anteriormente Responsável de Estratégia e Operação de Sistemas na Terna e Vice-Presidente Executivo na Enel) e a Giovanni Ravina (Diretor Geral de Inovação) a representação da Engie EPS.

Tendo sido obtidas todas as autorizações das autoridades de concorrência, a conclusão do processo de ‘joint-venture’ deverá ocorrer no segundo trimestre de 2021.