Com o propósito de acelerar a adoção da mobilidade elétrica, o grupo Stellantis (por meio da sua empresa FCA Italy S.p.A.) e a Engie EPS apresentaram novas soluções destinadas a clientes particulares e empresariais com foco no carregamento e integração de propostas de sustentabilidade. A Free2Move eSolutions irá proporcionar um vasto leque de soluções de carregamento para os incentivar à mobilidade elétrica, desde wallboxes a aplicações com vista à simplificação completa da e-mobilidade.

O arranque das operações desta nova empresa, criada oficialmente a 3 de maio, ficou marcado por uma conferência de imprensa de apresentação de serviços e soluções, na qual o Diretor Executivo Carlalberto Guglielminotti (da Engie EPS) e o CEO Roberto Di Stefano, da Stellantis, ofereceram uma visão geral do que está em ‘carteira’.

Palco para a apresentação desta divisão Free2Move eSolutions, a fábrica Vehicle-to-Grid (V2G) em Mirafiori, em Turim, é já um exemplo da colaboração que, desde 2017, liga a Fiat Chrysler Automobiles (entretanto transformada em Stellantis) à Engie EPS. Como mostrado no site da nova empresa, lançado agora (www.esolutions.free2move.com), a Free2Move eSolutions propõe uma grande variedade de atividades, projetos e produtos. A oferta vai da easyWallbox – a solução de carregamento doméstica ‘plug-and-play’ de fácil instalação, adequada para uso privado – à eProWallbox, um equipamento de carregamento inteligente, flexível e conectado que opera até 22 kW e fornece a utilizadores e gestores de frotas um prático controlo remoto por meio de uma plataforma digital.

A ePublic é ideal para instalação exterior e em espaços públicos ou semipúblicos, enquanto a eFleet representa o melhor em termos de flexibilidade, ao oferecer carregamento rápido e serviços V2G a veículos elétricos, autocarros e camiões com um único produto.

Os produtos eFast permitirão carregamento rápido, oferecendo até 100 quilómetros em menos de 30 minutos, combinando inovação tecnológica e sustentabilidade ao dar uma segunda vida às baterias da indústria automóvel. A marca aponta esta como a solução ideal para estações de serviço, hotéis, edifícios comerciais e pequenas frotas de veículos elétricos.

Inovadora é a solução ePost CityWay, uma solução de carregamento rápido patenteada que alavanca a infraestrutura existente de elétricos e tróleis para fornecer carregamento em locais urbanos onde é impossível efetuar transformações na rede ou obras na estrada.

Haverá assinaturas de taxa fixa mensal para recarregar veículos elétricos em casa e na estrada, com ofertas concebidas em função dos hábitos de carregamento do consumidor, que permitem a utilização de energia 100% sustentável e que tornam possível aproveitar os incentivos governamentais disponíveis.

“A Free2Move eSolutions é o ponto de encontro entre o campo da energia e o mundo automóvel. De facto, combina o know-how da Engie EPS, protagonista mundial em microrredes e tecnologia de armazenamento de energia, com a experiência da Stellantis, um dos principais grupos mundiais no setor automóvel. Com a Free2Move eSolutions, a mobilidade elétrica destinar-se-á a todos: enfrentamos desafios tecnológicos complexos para tornar a mobilidade elétrica simples e permitir que as gerações futuras se movam e vivam em harmonia com o planeta”, referiu Carlalberto Guglielminotti.

Roberto di Stefano, CEO da Free2Move eSolutions, augura um futuro promissor para a mobilidade elétrica.

Já Roberto Di Stefano explicou que “a Free2Move eSolutions não tenciona ser um fornecedor convencional, nem um mero retalhista de serviços relacionados com mobilidade. O seu objetivo é tornar-se algo mais, acelerar a transição energética e tornar-se líder no setor: um parceiro global que interage em estreito contacto com o cliente, isto é, qualquer pessoa que usa um veículo elétrico ou eletrificado para se deslocar”.

Após o termo da operação no dia 3 maio, a primeira reunião da Administração da joint venture serviu ainda para confirmar a composição do Conselho de Administração da Free2Move eSolutions, com seis membros, liderados pelo Diretor Executivo Carlalberto Guglielminotti e pelo CEO Roberto Di Stefano, da Stellantis. Os outros membros do Conselho de Administração são: Brigitte Courtehoux (CEO da marca Free2Move e membro do Comité Executivo da Stellantis) e Davide Mele (Vice-Diretor Geral de Operações para a Europa Alargada), da Stellantis; Luigi Michi (anteriormente Responsável de Estratégia e Operações de Sistemas na Terna e Vice-Presidente Executivo na Enel) e Giovanni Ravina (Diretor-Geral de Inovação), em representação da Engie EPS.