Tradição com raízes profundas na Porsche, a criação dos modelos com sigla GTS conhece em 2020 uma nova fase, com a introdução de versões dedicadas na gama 718 e no SUV Macan. Uma demonstração de eficácia e de conhecimentos da marca alemã, que aplica nesses dois modelos uma bem-vinda dose suplementar de desportividade.

É preciso retroceder até aos primórdios da Porsche para encontrar os primeiros representantes do ideal GTS, ou seja, um formato desportivo que tenha uma maior agressividade dinâmica, mas que se mantenha perfeitamente utilizável no dia-a-dia. As origens do conceito Gran Turismo Sport, eis o acrónimo ‘por extenso’ estão em modelos com os 550 coupé (1953), 550 Spyder (1953), 718 GTR Coupé (1962) ou o 904 Carrera GTS (1963), para mais de 50 anos de tradição GTS, entretanto interrompida na década de 1990.

Em 2010 foi recuperado ainda no Cayenne de primeira geração, prosseguindo em expansão até hoje, com o intuito de oferecer em cada gama Porsche uma versão GTS.

Ode ao seis

As grandes estrelas das versões GTS do 718 (Boxster e Cayman) e do Macan são motores de seis cilindros. Configurações e filosofias diferentes, é certo, mas de seis cilindros. No caso do Macan, recorre-se a um motor V6 bi-turbo de 2.9 litros com 380 CV de potência e 520 Nm de binário que é também utilizado (ainda que com outros níveis de potência) nos Panamera e Cayenne, enquanto os 718 Boxster GTS 4.0 e 718 Cayman GTS 4.0 recorrem a motor de seis cilindros boxer com 4.0 litros de cilindrada, debitando 400 CV e 420 Nm de binário, numa unidade que também é utilizada no 718 Spyder e no 718 Cayman GT4.

Depois, há diferenças fundamentais naquilo que cada um oferece: os 718 GTS 4.0 contam com uma muito desejada caixa de velocidades manual, enquanto o Macan GTS utiliza a eficaz caixa de dupla embraiagem PDK.

718 GTS: Emoções 4.0

Equipados com caixa manual de seis velocidades e sistema de escape desportivo de série, os 718 GTS aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 293 km/h. Para melhor empenho dinâmico, surge de série com suspensão desportiva Porsche Active Suspension Management (PASM), 20 milímetros mais baixa, e Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial autoblocante traseiro mecânico.

Tal como nos 718 Spyder e 718 Cayman GT4, o motor de quatro litros recorre a controlo adaptativo dos cilindros, que desliga alternadamente cada uma das duas bancadas de cilindros em situações de carga reduzida, sendo a sua eficiência reforçada ainda pela injeção direta de combustível com injetores piezo e o sistema de admissão variável. Os 718 GTS 4.0 adotam o sistema de escape desportivo com duas saídas com filtro de partículas de gasolina integrado dos 718 Spyder e 718 Cayman GT4.

Elementos chave em termos visuais e dinâmicos, as jantes de 20” têm acabamento em preto acetinado, estando ‘envoltas’ em pneus de elevada performance (235/35 ZR 20 à frente 265/35 ZR 20 atrás), que escondem sistema de travagem com discos de travão perfurados e pinças em vermelho. O sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) está disponível em opção.

Visualmente, estes modelos GTS destacam-se pelos detalhes contrastantes em preto, visíveis no lábio do spoiler, nas entradas de ar do para-choques dianteiro Sport Design, na cobertura dos faróis de nevoeiro dianteiros, nos farolins traseiros e no redesenhado para-choques traseiro.

O equipamento de série inclui elementos orientados para a performance como o Porsche Stability Management (PSM) com um modo PSM Sport em separado, Pacote Sport Chrono incluindo a app Porsche Track Precision, Porsche Active Drivetrain Mounts (PADM) e Porsche Torque Vectoring (PTV) com autoblocante traseiro mecânico. Opcionalmente, a suspensão desportiva PASM baixa a carroçaria em apenas 10 milímetros.

No interior, recorrem a revestimento em Alcantara escura, utilizada nos centros dos Bancos Desportivos Plus, oferecidos de série e que envolvem num ‘abraço’ apertado o condutor e o passageiro, assim como no aro do volante, na consola central, na alavanca da caixa de velocidades e apoios de braço das portas.

O opcional Pacote interior GTS adiciona outra cor: a escolha aqui é entre Vermelho Carmim e Giz. Isto acentua o conta-rotações, os cintos de segurança, todas as costuras decorativas incluindo o logótipo GTS em relevo nos apoios de cabeça e o logótipo Porsche nos tapetes com rebordo em preto. Os frisos são em carbono.

Os modelos 718 GTS 4.0 incluem, de série, o Porsche Communication Management (PCM) com ecrã tátil de 7.0 polegadas e Pacote Sport Chrono, incluindo a app Track Precision, para smartphone, originária do desporto automóvel, que mostra no ecrã do PCM os dados relativos à performance em pista e guarda os registos para análise posterior. O módulo de navegação online com informação de tráfego em tempo real, o controlo por voz e o Porsche Connect estão disponíveis como opção, assim como o sistema de som BOSE Surround e o sistema de som Burmester High-End Surround.

Macan GTS: Ir a todo o lado depressa e bem

Se a configuração de dois lugares pode não agradar a todos os estilos de vida, a Porsche dedica também uma vertente GTS do Macan, SUV mais compacto que alia dinamismo e funcionalidade. Recorre a motor V6 biturbo de 2.9 litros com 380 CV, ou seja, mais 20 CV comparativamente com o seu antecessor. Da mesma forma, o binário máximo foi aumentado em 20 Nm para 520 Nm entre as 1750 e as 5000 rpm. Combinado com a caixa PDK de dupla embraiagem e o opcional Pacote Sport Chrono, o Macan GTS acelera dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos, três décimos de segundo mais rápido do que o modelo anterior. A velocidade máxima é de 261 km/h. O mais desportivo Macan tem um consumo homologado WLTP entre os 11,4 e os 12 l/100 km.

O Pacote Sport Design, de série, dota este Macan com novos acabamentos a preto à frente e atrás, associando-se às saias laterais para imagem mais desportiva, disponibilizando ainda faróis LED com sistema Porsche Dynamic Light System (PDLS) e luzes traseiras tridimensionais escurecidas. Os faróis LED podem também ser encomendados em preto com PDLS Plus. O chassis rebaixado em 15 milímetros, as jantes RS Spyder Design de 20” em preto acetinado, as pinças de travão em vermelho e os frisos em preto brilhante destacam também a aparência de elevada performance.

Neste modelo, a cor preta está em especial destaque, com a zona dianteira caraterizada pelos elementos pintados a preto – uma caraterística que distingue todos os modelos GTS da Porsche. A cor preta destaca também a traseira: aqui, o difusor e as saídas do sistema de escape desportivo de série são também pintados nesta cor.

O chassis, rebaixado em 15 mm, foi trabalhado com sistema de controlo do amortecimento da suspensão, Porsche Active Suspension Management (PASM) dotado de afinação especial, a par das jantes de série RS Spyder Design de 20” e os travões de dimensões generosas (360 x 36 milímetros à frente, 330 x 22 milímetros atrás). Como opção, a travagem pode ainda ser melhorada por intermédio dos travões Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com revestimento em carboneto de tungsténio ou pelos travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

Embora esteja dotado com um foco desportivo mais acentuado, o Macan GTS não perde a sua versatilidade e conta com modo ‘off-road’ dedicado e sistema de controlo de velocidade em descida.

O interior não passou incólume às mudanças e foi também aprimorado nesta versão, com Alcantara nos centros dos bancos, nos apoios de braços da consola central e painéis das portas, assim como o alumínio escovado. O volante desportivo multifunções com aro em pele lisa e patilhas para a caixa de velocidades é de série, assim como os bancos desportivos, exclusivos do GTS, com regulação em oito vias e apoios laterais pronunciados.

O revestimento em pele GTS com Alcantara e destaques em Vermelho Carmim ou Crayon, o sistema de som BOSE Surround e o novo compartimento para smartphone com função de carregamento por indução são algumas das opções de personalização. O cruise control adaptativo incluindo Assistente de engarrafamento, o Park Assist com câmara de marcha-atrás e Surround View e o para-brisas aquecido são também opcionais e incrementam a segurança e conforto.

Neste universo mais desportivo, os preços também refletem a maior exclusividade desportiva. O 718 Cayman GTS 4.0 tem um custo a partir dos 120.284€, aumentando ligeiramente para os 122.375€ no caso do 718 Boxster GTS 4.0. Já o Macan GTS tem com um preço base de 111.203€. Todos eles chegam aos concessionários lusos em março.

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