‘Hey Mercedes’: Falar com o carro e esperar pela resposta

16/04/2018

Uma das características que mais atenções atrai no novo Classe A é o sistema multimédia que é apresentado pela Mercedes-Benz como um enorme passo em frente em matéria de conectividade e de utilização entre o condutor e o veículo. Denominado MBUX, acrónimo para Mercedes Benz User eXperience, este sistema faz a sua estreia no Classe A, abrindo caminho a uma nova era nos serviços tecnológicos que a companhia de Estugarda propõe, o Mercedes me.

Na sua versão mais avançada, o MBUX tem como base dois ecrãs de 10.25 polegadas na diagonal que, unidos, criam a impressão de um único ecrã ‘widescreen’ situado à frente do condutor e na consola central, embora na verdade sejam dois ecrãs separados. Bastante avançado, uma característica única deste sistema é a sua capacidade operativa com recurso à inteligência artificial: o MBUX pode ser personalizado e adapta-se ao utilizador.

De série, o modelo está equipado com dois ecrãs de 7 polegadas no painel de instrumentos e um ecrã multimédia com painel tátil, touchpad na consola central, volante em pele multifunções com botões táteis nos lados esquerdo e direito, interface USB e Bluetooth para dispositivos de comunicação móvel e fontes de áudio. Opcionalmente, estão disponíveis ecrãs com várias dimensões (instrumentação digital de 7″ e ecrã central de 10.25″ ou os dois ecrãs de 10.25″) que podem ser combinados de forma individual ou que se encontram integrados nos Packs de Equipamento: Advantage, Premium e Premium Plus.

Falem com ele

O sistema inclui uma nova função de comandos vocais com perceção da linguagem natural que é ativado pela expressão: “Hey Mercedes”, sendo mais facilmente utilizável em Inglês do que em Português, o que não deixa de ser natural. A partir desses comandos é possível ao utilizador – não apenas o condutor – aceder às funcionalidades do sistema, pedindo, por exemplo, indicações de uma morada ou até para aumentar a temperatura a bordo. Vai de Lisboa para o Porto e gostava de saber o estado do tempo? Pergunte ao MBUX.

Realidade aumentada marca o caminho

A funcionalidade de Realidade Aumentada para o Sistema de Navegação MBUX é uma função completamente nova na qual a apresentação do mapa é reforçada com realidade aumentada. Uma imagem de vídeo da zona que precede o veículo, captada pela câmara dianteira, é aumentada com o auxílio da informação do sistema de navegação, como por exemplo, setas, números de porta ou nomes de rua que são automaticamente sobrepostos diretamente no ecrã tátil multimédia. Uma forma diferente de ser ‘navegado’…

Novidade é também a panóplia de serviços Mercedes me connect, os quais estão a ser lançados com a nova geração do sistema de informação e entretenimento MBUX. De acordo com a marca de Estugarda, os serviços individuais Mercedes me estão agrupados em packs de equipamento: Pack de Conectividade para Navegação, que integra a função LiveTraffic incluindo a Car-to-X communication, atualizações de mapa no concessionário ou no veículo através da rede de comunicações móveis e os serviços alargados de navegação como a informação sobre o lugar de estacionamento do veículo, preços dos combustíveis nos postos de abastecimento; e o Pack de Conectividade para Navegação e Conforto, com a adicional função de escritório no veículo e pré-instalação do serviço Concierge.

De notar que os os serviços Mercedes me foram agora alargados para incluir o serviço car sharing privado com a inclusão da Car Sharing App, a qual permite aos condutores do Classe A partilharem os seus veículos com um determinado grupo de utilizadores. Os amigos, membros da família ou os colegas podem facilmente marcar a disponibilidade do Classe A para um determinado período de tempo.

O utilizador autorizado abre o veículo utilizando a App e através do módulo de comunicação do Mercedes me instalado no veículo. O Classe A é ligado com uma chave que é deixada no interior do veículo e a utilização temporária é autorizada através da rede comunicações móveis pelo Mercedes me. Quando o veículo é devolvido, o condutor deixa a chave no veículo e tranca-o com a App, terminando portanto o período de partilha. A chave no veículo só pode ser utilizada durante o período de partilha.

Ainda em termos de personalização, as aplicações do sistema podem ser posicionadas da forma que o utilizador assim entender (navegação em primeiro ou em último ou climatização primeiro) na página inicial, havendo ainda a possibilidade de escolher temas de fundo.

O conforto que aperta e aquece

É também a partir desse sistema que o utilizador pode manusear as funcionalidades de iluminação ambiente (apenas em combinação com o Pack Premium e Premium Plus), o qual permite escolher entre 64 cores. As diferentes cores são combinadas em dez ambientes de cor. Se necessário, os ambientes de cor variam para adaptar a iluminação aos diferentes estilos do ecrã.

Quanto aos bancos, a Mercedes-Benz recorreu a tecnologias derivadas de segmentos superiores, sendo que, além do agora já comum aquecimento dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, estão disponíveis bancos dianteiros climatizados com ventilação e o Pack Bancos multicontorno dinâmicos (não disponíveis no lançamento) com função de massagem. Esses permitem, também, providenciar modulações do bancos consoante o tipo de viagem – curta, média ou longa duração – facultando dessa forma uma variação do movimento do corpo.

Recorde-se que o novo Classe A estará disponível nos concessionários da marca a partir de maio com um preço base de 32.450€ para as versões A 180 d com 116 CV e A 200 com 163 CV, ambas com caixa de velocidades automática de sete velocidades (7G-DCT).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.