A Honda apresentou no Salão Automóvel de Tóquio uma versão RS do Civic que adota um estilo mais desportivo, mas também uma caixa manual de seis velocidades, estando por enquanto apenas destinada ao mercado japonês.

Embora não tenham sido reveladas as suas características técnicas, o Civic RS Prototype (ainda é apresentado como um protótipo) demarca-se por alguns detalhes visuais especiais, como a grelha e para-choques dianteiros mais agressivos, a que se junta ainda um para-choques traseiro com secção traseira mais ao estilo de um difusor.

A sigla RS também está patente na carroçaria à frente e atrás. No entanto, o Civic não ganha um carácter radical, embora a cor preta seja também marcante – igualmente aplicada nas jantes de 18 polegadas.

Na Europa e no Japão, o Civic está apenas disponível com sistema híbrido MMI com acoplamento direto do motor de combustão ao eixo motriz (com exceção do Civic Type R, que tem caixa manual de seis velocidades), pelo que neste momento não existe qualquer opção da Honda com controlo manual das mudanças na Europa (com a tal exceção do Type R).

No entanto, este protótipo indica que o Civic no Japão terá acesso a uma caixa manual, tal como sucede nos Estados Unidos da América, onde o Civic de cinco portas conta com motorizações 2.0 de 158 CV e 1.5 de 180 CV com opção de caixa manual. Já na Europa, atendendo à ambição de eletrificação da marca japonesa, é difícil que o Civic venha a contar com igual solução.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.