Honda Civic Type R #18: Ainda mais especial de corrida

25/01/2019

O português Tiago Monteiro juntou-se à escassa lista de pilotos a merecer uma edição especial de um carro, com a importadora da Honda em Portugal, a Sózó, a conceber uma versão muito exclusiva do Civic Type R, com direito a apenas 18 unidades e com alguns retoques significativos na imagem.

Ame-se ou deteste-se, o Civic Type R é o rei dos compactos desportivos de tração dianteira, sendo apenas o seu visual extremamente ousado o único óbice para uma apreciação unânime das suas qualidades. No entanto, o seu sucesso surpreendeu até os responsáveis da marca em Portugal, pelo que numa prenda para os portugueses criaram uma edição especial denominada ‘#18’, à imagem daquele que é o número de longa data do piloto nas competições automóveis.

O número 18 é, como já foi referido, também relevante por ser exato número de unidades que vão ser produzidas localmente, todas elas com uma placa numerada e assinada pelo piloto, que afere assim a sua autenticidade.

A marca não mexeu na técnica do Type R, mas conferiu-lhe um visual mais distinto. Desde logo, a Honda utiliza as capas dos espelhos retrovisores em vermelho, um atributo que serve para diferenciar o piloto dos demais competidores nas pistas e que nas estradas servirá para diferenciar este modelo. Mas essa não é a única alteração visível: contará com o kit carbono de pilares B e spoiler traseiro naquele material, ao passo que no interior as bacquets desportivas recebem uma placa alusiva a esta edição especial nas costas das mesmas, o mesmo se aplicando nas soleiras das portas e nos tapetes, que têm a assinatura do piloto luso.

Regressando ao exterior, há ainda espaço para umas novas placas identificativas junto às cavas das rodas e um chamativo escape da Remus, que mantém as três saídas e que mostra uma reação da marca às críticas de que a sonoridade do Type R não é concordante com a estética tão arrojada. Com o escape Remus, a Honda tenta assim oferecer o pacote mais completo possível, acabando por soar realmente melhor.

Extremista, mas tão perdulário

O comportamento deste Civic Type R é simplesmente delicioso. Com um chassis que responde com exatidão aos pedidos do condutor, impressiona a forma como desenrola curvas agarrado ao asfalto, sobretudo quando se liga o modo de condução mais extremo, com a letra ‘+R’, que acentua a firmeza das suspensões, o peso da direção e a resposta do acelerador. Parece feito para a pista, mas percebe-se que foi de lá que saiu a sua inspiração. Preciso e ágil, descreve a trajetória desejada e é até perdulário quando se abusa, num traço que, à partida, seria difícil de imaginar. Mas, tudo é complementado pela energia do motor 2.0 Turbo VTEC, uma unidade com 330 CV e que está sempre pronto para subir as rotações e as pulsações.

Mesmo que ofereça uma parte da sua energia em redor das 1700 rpm, é junto às 2000 rpm que está o seu ponto mais doce. A partir dessa faixa, despeja intensidade e sobe de velocidade com alegria entusiasmante, o que é confirmado pelo detalhe técnico de 400 Nm de binário máximo às 2500 rpm.

O CIVIC TYPE R CURVA DE FORMA IMPRESSIONANTE, DEMONSTRANDO EXERCÍCIOS DE PRECISÃO NA SUA TRAJETÓRIA EM SINTONIA INABALÁVEL COM O CONDUTOR.

O escalonamento correto da caixa manual de seis velocidades ajuda a uma impressão desportiva irrepreensível, com o seu manuseamento a ser apuradíssimo. Sentimo-nos um piloto de competição e o grande responsável é este pacote de emoções com ar de desenho animado japonês zangado, polvilhado agora com uma sonoridade mais digna dos escapes. A travagem, graças a discos perfurados de grandes dimensões (maxilas a vermelho para mostrar ao que vai), é agressiva e eficaz na sua tarefa de perder velocidade, a mesma que se ganhou segundos antes num ápice em subidas de regime que vão até às 5000 rpm sem penalização do andamento.

Saciados pela veia dramática e deliciosa do Civic Type R em percurso sinuoso no modo ‘R’, passamos para o modo Comfort para uma vida comum que é perfeitamente aceitável. Mesmo sendo firme e com as suas jantes de 20 polegadas, é composto na forma como aborda as irregularidades do asfalto, digerindo bastante bem as lombas ou buracos. Aliás, no teste da 2ª Circular passou com distinção… Dosificado em versão ‘light’, o Type R não perde intensidade. Apenas a atenua para que seja fácil de levar em cidade, por exemplo, com direção mais leve para as manobras de estacionamento.

A bordo, o ambiente é notoriamente ‘racing’, com volante específico, alavanca da caixa mais curta, botão para seleção de modos de condução, bacquets que encaixam condutor e passageiro de forma exímia e cintos vermelhos, além do revestimento em Alcantara e elementos em carbono nalguns pontos.

Espaço também algo que não falta, pelo que pode ser um bom familiar, até porque a bagageira é ampla, uma das maiores do segmento no que diz respeito a compactos. E para quem teme a perda de visibilidade por causa da gigantesca asa traseira, a grande surpresa é que em nada interfere com a visibilidade posterior. No estacionamento, há sempre que ter cuidado com os spoilers e acrescentos inferiores, para que não raspem nos lancis dos passeios, por exemplo.

Quanto a preços, o Civic Type R #18 Tiago Monteiro terá um custo de 55.900€, mas a disponibilidade começa a ser limitada para poder usufruir deste compacto radical intimamente ligada ao piloto português que tantos sucessos já ofereceu a Portugal.

VEREDICTO

Mantendo-se como o senhor do castelo (uma adaptação do tema ‘King of my Castle’, dos Wamdue Project…), este Civic Type R fica valorizado com a adição destes retoques do #18, embora o ponto que mais interesse nesta combinação de elemento seja o escape Remus, que tem menos uma panela intermédia do que a versão idêntica ‘não-Tiago’. Se a performance é dramaticamente intensa, acompanhada por comportamento desportivo de excelência, vale também a pena ponderar se o custo a mais desta versão face a um Type R GT (50.405€) compensa…

FICHA TÉCNICA
Honda Civic Type R #18 Tiago Monteiro
Motor: Gasolina, quatro cilindros, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada: 1996 cm3
Potência: 320 CV/6500 rpm
Binário máximo: 400 Nm/2500-4500 rpm
Tração: Dianteira
Suspensão dianteira: Esquema MacPherson de pivot duplo
Suspensão traseira: Independente multibraços
Caixa: Manual de seis velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 5,7 segundos
Velocidade máxima: 272 km/h
Consumo médio: 7,7 l/100 km
Emissões de CO2: 176 g/km
Peso: 1380 kg
Bagageira: 420-1210
Pneus: 245/30 R20
Preço (ensaiado): 55.900€

Mais: prestações; dinâmica; habitabilidade; funcionalidade apesar de tudo; visual (para quem gosta); escape Remus.

Menos: Sistema de infoentretenimento a envelhecer; Computador de bordo melhorável; ausência de botão físico de volume; Visual (para quem não gosta); preço a mais face ao R GT.

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