Após o anúncio de que seria lançado mais um SUV na Europa e no Japão sob a designação ZR-V, a Honda confirma agora que esse novo modelo será, basicamente, uma versão idêntica ao novo HR-V destinado ao continente norte-americano.

Decidindo-se por uma estratégia de diferenciação no HR-V para os continentes europeu e americano, a Honda vai lançar uma versão do HR-V nos Estados Unidos da América bastante diferente daquela que se pode encontrar na Europa e no Japão (como Vezel). Aquando da revelação do HR-V americano, a marca indicou que esse modelo seria lançado noutros mercados globais, embora sem anunciar o nome.

Agora, sabe-se que o futuro ZR-V será uma variação do HR-V americano, confirmando desta forma o seu desenho, mas também que terá uma motorização híbrida e:HEV no Japão, sendo altamente provável que a Europa receba o mesmo sistema, até porque os motores de combustão exclusivos já não fazem parte da lista de ofertas para este continente (a única exceção será o Civic Type R).

Em entrevista colocada no site oficial da Honda, Shuichi Ono, responsável pelo desenvolvimento deste novo modelo, explica que o ZR-V será posicionado entre o HR-V e o CR-V como forma de colmatar um espaço que existe na gama da marca japonesa.

“Atualmente, a Honda também tem dois SUV, o CR-V e o Vezel [HR-V na Europa], ambos ganhando popularidade mundial. No entanto, à medida que o CR-V crescia de geração para geração, a diferença de tamanho para com o Vezel aumentava. A Honda estava preocupada com o facto de não existir um SUV nesse meio-termo e eu senti fortemente as necessidades do mercado”, afirma Ono.

Além disso, aquele responsável aponta ainda que se procurou conceber um carro com pegada global, daí a sua comercialização nos EUA, Europa e Japão. Outro ponto fundamental, concede, foi o de criar um SUV que não seja “apenas um carro para condução off-road, mas também um carro para mostrar robustez e resistência na cidade”.

“Por exemplo, pessoas que costumavam conduzir berlinas podem entrar sem nenhum desconforto. A postura ao conduzir é como a de um sedã e proporciona uma operação confortável. Além disso, a altura do veículo oferece uma visão mais ampla, facilita a compreensão da sensação do veículo e aumenta o prazer de conduzir”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.